Estou voltando ao FPV

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
iurisouza
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Qua Out 26, 2011 2:11 pm
Localização: Feira de Santana, Bahia
Contato:

Mensagem por iurisouza »

Eleusmar, eu vi alguns vídeos no YouTube e em um deles a distância chegou aos 21km ( http://www.youtube.com/watch?v=Zb5FMcGcKiA ).
Fiquei impressionado e com muita vontade de comprá-lo.
Atualmente uso um Turnigy 9x com FrSky, preparado pelo Alex (alexcmag), atingindo na fazenda, distâncias superiores a 7km (passamos dos 8km uma única vez), o que já acho fantástico.
Na Hobbyking o RMILEC TS4047 encontra-se em Backorder (-4) e eu ficarei aguardando teus testes em longa distância.
Irmãozinho, mais uma vez muito obrigado, outro forte abraço e excelentes testes pra ti!

Iuri
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:fb88c8c750="eleusmar"]comprei uma antena patch uma vee (para colocar no aviao). Para aproveitar o frete gratis da bevrc comprei tambem um modulo com RTH da cyclops, conhecido como Nova OSD (o OSD comum deles eu conheço e é ótimo). Comprei um avião Skywalker, um sistema de video novo TX/RX da racewood 1.2G 700mw pois não dei sorte com o Lawmate. Pedi tambem um filtro Low pass Filter LPF1200/LPF1400. Motores proprios (conforme dicas de usuarios do e-voo), esc novo, servos novos, bec, e bateria de 4500 mAh. Na verdade o que eu aproveitei do que eu tinha foi somente os óculos e a GoPro.

Será que dá pra voar uns 10 kms de distancia?

Eu acho que vi um comentário (parece que foi do Juverto) sobre o uso de duas antenas no VRX, mas não sei como fazer.[/quote:fb88c8c750]

Os caras da "BlackSheep" falam em 20Km ou mais com 500mW... Mas depende de tanta coisa... Eu acho que no seu caso, 10Km é possível!

Galera, só não me cantem a música: "Escravos de Jó, jogavam..." HEHEHEHE NA verdade eu tenho uns amigos aqui que são top10 e tão me dando uma força grande!

Sobre o Lawmate, vale à pena vc trocar o regulador de tensão dele e tentar reanimá-lo!
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Eleusmar, estão falando muito bem do racewood e penso em comprar um também. Por favor faça um review dele e poste um vídeo com audio, para que a gente possa sentir a qualidade do som (que é um lixo no lawmate)

Quanto a sua dúvida, duas antenas só com dois vrxs e um diversity.

Abraço
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Juverto,
Estou saindo de ferias amanha, e o projeto do FPV vai continuar quando chegar o Cyclops storm (penso que em uns 20 dias). Quanto ao racewood achei ele mil vezes mais robusto e com uma qualidade excelente. O Alcance testei com antenas comuns e até 1000 metros a imagem era limpa.
Farei o review assim que voltar, mas pode comprar de olho fechado. É excelente.
Vi um diversity na bevrc de http://www.bevrc.com/easy-diversity_p260.html por 17 dolares. Como meu sistema é 1.2 acho que vai fechar...
Só preciso comprar mais um VRX da Lawmate que já vem com RSSI plug-and-play. Basta conectar os cabos.

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:eb8b34bd37="job_veloso"][quote:eb8b34bd37="eleusmar"]comprei uma antena patch uma vee (para colocar no aviao). Para aproveitar o frete gratis da bevrc comprei tambem um modulo com RTH da cyclops, conhecido como Nova OSD (o OSD comum deles eu conheço e é ótimo). Comprei um avião Skywalker, um sistema de video novo TX/RX da racewood 1.2G 700mw pois não dei sorte com o Lawmate. Pedi tambem um filtro Low pass Filter LPF1200/LPF1400. Motores proprios (conforme dicas de usuarios do e-voo), esc novo, servos novos, bec, e bateria de 4500 mAh. Na verdade o que eu aproveitei do que eu tinha foi somente os óculos e a GoPro.

Será que dá pra voar uns 10 kms de distancia?

Eu acho que vi um comentário (parece que foi do Juverto) sobre o uso de duas antenas no VRX, mas não sei como fazer.[/quote:eb8b34bd37]



Sobre o Lawmate, vale à pena vc trocar o regulador de tensão dele e tentar reanimá-lo![/quote:eb8b34bd37]
Já fiz isso. Pedi um regulador novo, mas o problema é mesmo o VTX
Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Amigos,
Estava aqui pensando...
Eu li um topico de alguém, dizendo sobre FPV e falando que a primeira ideia que se tem é um avião grande (tipo skywalker, que inclusive eu tenho um), uma bateria de quinhetos gramas, e um motor generoso pra levar isso tudo. Porém o equipamento de FPV propriamente dito acho que não passa de duzentos gramas, e pode ser levado em um avião básico com uma bateria de 2500 mAh, que com um motor economico pode voar tranquilamente 30 minutos.

Fica aí a dica...

Eu já decidi. Vou voar o Skywalker com bateriona depois de bastante treino em aviões menores.

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
tiago232
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Dom Jan 03, 2010 7:49 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por tiago232 »

O fator que influencia a escolha de aviões maiores, não é só o peso, mas também a distribuição dos equipamentos nele.

Por exemplo, se o gps ficar a menos de 40cm de um VTX 900mhz de 500mw ele não fonciona. Pois uma das frequências harmônicas do 900mhz interfere no gps.

O rx também deve ficar o mais longe possível do VTX.

No meu caso eu estou com um VTX 900mhz de 1500mw que deixei a mais de 1m longe do GPS e cerda de 50cm longe do TX.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

No meu caso eu comprei um filtro para o VTX e estou feliz. Quanto ao GPS voce pode colocá-lo até na ponta da asa se quiser. Basta colocar um peso igual do outro lado para balancear.

Se fosse assim ninguem voaria com zagi FPV.

Abraços
Eleusmar
Avatar do usuário
tiago232
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Dom Jan 03, 2010 7:49 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por tiago232 »

Eu voo com zagi também, ou melhor, tento voar!! rsrs
Também coloquei um filtro passa baixa.

Nunca fiz os teste para ver no que da colocar tudo perto, mas pesquisei muito antes de montar meu equipamento e pelo que andei lendo foi isso que encontrei.

essa do gps por ex, não fazia ideia que tinha interferência, o pessoal mais experiente, diz que até funciona, mas indica as coordenadas erradas, pois ele não consegue encontrar satélites suficientes.

Por falar em tamanho e peso, minha asa tem 1,8m e pesa cerca de 2kg, fiquei decepcionado quando acabei de montar tudo, esperava uns 1,5kg, mas não deu!!

Ficou um tijolinho!!! rsrsrs.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:90d6fed5be="tiago232"]Eu voo com zagi também, ou melhor, tento voar!! rsrs
Também coloquei um filtro passa baixa.

Nunca fiz os teste para ver no que da colocar tudo perto, mas pesquisei muito antes de montar meu equipamento e pelo que andei lendo foi isso que encontrei.

essa do gps por ex, não fazia ideia que tinha interferência, o pessoal mais experiente, diz que até funciona, mas indica as coordenadas erradas, pois ele não consegue encontrar satélites suficientes.

Por falar em tamanho e peso, minha asa tem 1,8m e pesa cerca de 2kg, fiquei decepcionado quando acabei de montar tudo, esperava uns 1,5kg, mas não deu!!

Ficou um tijolinho!!! rsrsrs.[/quote:90d6fed5be]

Em tudo que tenho lido sobre interferencias tirei a seguinte lição: Nunca misturar frequencias próximas e sempre separar cada equipamento de forma independente. Tem gente que reclama de interferencia, mas tem tanto fio misturado que mais parece um painel de rede telefonica.

O importante é separar... inclusive as frequencias.

Acho que isso é uma regra de ouro.
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Responder