Tutorial - sensor de tensão FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

Boa noite MacCross,

Até que o esquema de ligação é bem simples, não tenho dúvidas a este respeito. Minha dúvida é se há algum problema em utilizar o mesmo circuito divisor de tensão no bec, sem a utilização do negativo como no tutorial (acredito e espero que não!)?

Grato!
Avatar do usuário
MacCross
membro
Mensagens: 633
Registrado em: Dom Dez 07, 2008 8:32 pm
Localização: Santana de Parnaíba, SP

Mensagem por MacCross »

boa noite msamorim15

minha sugestão do esqueminha era para o mago alexcmag mesmo.
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

[quote:99cafcfff0="MacCross"]boa noite msamorim15

minha sugestão do esqueminha era para o mago alexcmag mesmo.[/quote:99cafcfff0]

Bom dia MacCross,

Não sei se é o que você precisa, mas fiz um desenho rápido do esquema elétrico, perdoe-me a baixa qualidade do desenho.

[img]sensor de tensão.png[/img]
Anexos
sensor de tensão.png
sensor de tensão.png (5.93 KiB) Exibido 10888 vezes
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

Fiz um tiquinho diferente do Alex. Como tenho avião com bateria 2S e outros com 3S, fiz 2 relações de divisores resistivos, um para entrada de bateria 3S e outro de 2S (não me recordo dos valores dos resistores no momento). Desta forma vejo no TX a tensão média por célula, independente do avião que estiver voando.
msamorim15
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 11:09 pm
Localização: teresina, piauí

Mensagem por msamorim15 »

[quote:18a111182e="Rudolf"]Fiz um tiquinho diferente do Alex. Como tenho avião com bateria 2S e outros com 3S, fiz 2 relações de divisores resistivos, um para entrada de bateria 3S e outro de 2S (não me recordo dos valores dos resistores no momento). Desta forma vejo no TX a tensão média por célula, independente do avião que estiver voando.[/quote:18a111182e]

Caro Rudolf,

Também pensei em fazer algo parecido com o que você falou, pois tenho equipamentos voando com baterias 6s e 3s, e bastaria a informação de uma célula das baterias para que eu tivesse uma idéia da hora de descer com os helis. Mas como o Alex informou que é possível uma “calibragem” por modelo no ER9X, abandonei este pensamento. Você saberia me informar se este mesmo sensor pode ser utilizado no Bec sem qualquer tipo de problema?

Abç
TREX 500E - Tarot 450 FBL V2
Avatar do usuário
Rudolf
membro
Mensagens: 362
Registrado em: Ter Jan 18, 2011 1:19 pm
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Rudolf »

[quote:eff41548df="msamorim15"]
Você saberia me informar se este mesmo sensor pode ser utilizado no Bec sem qualquer tipo de problema?
[/quote:eff41548df]
O sensor é ligado na bateria, ou seja, antes do BEC. Lembro que um ESC também costuma ter um BEC integrado.

Me avise se não foi bem isso que você quis saber, tá?
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Será que teria como fazer um que mede a corrente também?

Abraços
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sim...mas precisa colocar um retificador depois. Qual a tensão?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Uso bateria 3s.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Oi Alex, fiz como falou mas não aparece nada na tela da telemetria, liguei no A2 do receptor e deixei o jump no A1, nesta entrada liguei o sinal e o ground, e a outra ponta que sai do resistor de 10k liguei direto no + da bateria, está certo?
Responder