Tutorial - sensor de tensão FrSky

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Consegui aqui já, perfeito. Valeu
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Falta só tentar colocar a corrente.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu li uma coisa e vi outra... Sim, tem um sensor de corrente da hitec.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:d15501f7f8="Marco Antonio"]Eu li uma coisa e vi outra... Sim, tem um sensor de corrente da hitec.[/quote:d15501f7f8]

Seria esse:

http://www.marionvillemodels.com/rc-shop/hitec-hts-c50-current-sensor-50a-telemetry_2228010.html

Mas eu vou conseguir ligar ele na porta A1 e receber o sinal na tela? Pois até onde eu sei as portas mandam os dados na forma de tensão e não de corrente. Pode me dizer como faço essa conversão.

Valeu
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por funaro1313 »

Desenterrando o tópico para não criar outro
Galera seguinte,
Comprei um lcd telinha frsky para ver a telemetria, mais me surgiu uma duvida sobre este sensor do Alex, como não vou usar telemetria na tela do turnigy seria melhor comprar um sensor na hobby king ou esse mesmo serve ???
Como fazer a calibração pois na tela frsky tem uns valores a ser colocados o procedimento e o mesmo ??? faço a medida da bateria com multímetro e insiro na tela??
gostaria que apitasse quando chegasse 11.1V quais os valores que devo ?? colocar li algumas coisas, umas contas doidas mas sem chance de entender
Alguém poderia me ajudar ???
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por funaro1313 »

hoje fui na Sta Efigênia e comprei os resistores só que comprei resistores de precisão
O de 10k comprei o de 1/8 w
O de 1,5 k nao achei de 1/8w comprei um de 0,4w e um de 0,5 w será que este serve ??
Estes resistores são melhores ?? pois como não tenho o er9x vou usar a telinha do Fr sky. Gostaria da ajuda de alguém para configurar os valores que serão colocados na tela FRSKY

Obrigado
funaro1313
membro
Mensagens: 145
Registrado em: Qui Out 04, 2012 2:45 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por funaro1313 »

[quote:26d9aaa1bf="funaro1313"]hoje fui na Sta Efigênia e comprei os resistores só que comprei resistores de precisão
O de 10k comprei o de 1/8 w
O de 1,5 k nao achei de 1/8w comprei um de 0,4w e um de 0,5 w será que este serve ??
Estes resistores são melhores ?? pois como não tenho o er9x vou usar a telinha do Fr sky. Gostaria da ajuda de alguém para configurar os valores que serão colocados na tela FRSKY

Obrigado[/quote:26d9aaa1bf]

Amigos ninguém pra dar uma ajuda ....
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Mensagem por brunoagrimensor »

[quote:ddff4515dc="funaro1313"]Desenterrando o tópico para não criar outro
Galera seguinte,
Comprei um lcd telinha frsky para ver a telemetria, mais me surgiu uma duvida sobre este sensor do Alex, como não vou usar telemetria na tela do turnigy seria melhor comprar um sensor na hobby king ou esse mesmo serve ???
Como fazer a calibração pois na tela frsky tem uns valores a ser colocados o procedimento e o mesmo ??? faço a medida da bateria com multímetro e insiro na tela??
gostaria que apitasse quando chegasse 11.1V quais os valores que devo ?? colocar li algumas coisas, umas contas doidas mas sem chance de entender
Alguém poderia me ajudar ???[/quote:ddff4515dc]

eu também uso a telinha com o sensor
primeira coisa que fiz foi soltar a solda do 3s e passar pro 2s no sensor
usando lipo 3s ficou assim a configuração do volt ratio 04 e 03 ligando o sensor de voltagem na porta a2
lembrando que liga apenas o fio vermelho do sensor no positivo da lipo 3s


usando uma life no rx e um pack 4.8 na ignicao ficou assim o volt ratio 04 e 02
o sensor vai ligado na ultima porta a mais proxima ao fio dos servos
mas a voltagem do pack demora proximo de 5 minutos pra mostrar a real

sobre os alarmes vou achar a tabela do valores

nao gostei deste sensor para monitor lipo 3s em aeros ou zaggys
pois se vc configurar 11.1 toda hora que vc acelerar mais forte vai ficar apitando
entao o meu eu configurei para 10.5 e mesmo assim é um saco
Tractor 45 - Extra 260 30cc
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:1369774c9a="brunoagrimensor"]

nao gostei deste sensor para monitor lipo 3s em aeros ou zaggys
pois se vc configurar 11.1 toda hora que vc acelerar mais forte vai ficar apitando
entao o meu eu configurei para 10.5 e mesmo assim é um saco[/quote:1369774c9a]

Também achei isso, só server se você realizar um voo bem calmo. Eu deixei o meu em 10.8V. Apesar de não ser tão bom, é melhor do que nada, eu perdi uma bateria uma vez por que deixar ela zerar, com esse sensor é difícil de acontecer isso.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Avatar do usuário
fokker102
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jun 18, 2014 11:48 pm
Localização: Porto Alegre / Caxias do Sul - RS

Mensagem por fokker102 »

Vou tentar fazer um sensor desses, mas tenho dúvidas:

Vi na internet que o sensor da FrSky tem resistores de 7,5 e 1,5 kOhms para tensão máxima de entrada de 19,8 V (relação de 1/6 para fechar os 3,3V da entrada analógica do Rx).

Se eu usar somente LiPo 11,1 V, não seria melhor ter o sensor com tensão máxima de entrada menor ? Ao invés de máx. 25,5 V, 19,8 V ? Ou que sabe até 13,2 V (rel 1/4) ? Não aumentaria a "resolução" do negócio ?

O capacitor é para dar uma estabilizada na condição de queda momentânea de tensão, tipo uma acelerada brusca e tal, é isso ? Tentei calcular e me parece que com um capacitor de 100 nF o tempo de sustentação de tenção é extremamente pequeno, devendo-se utilizar um capacitor de bem maior capacitância. Não sei se meus cálculos estão corretos e talvez eu esteja fazendo muita confusão.
Responder