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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

O tubo de FC esta oculto nas seções externa da asa porque ele passa por dentro do isopor. Basta ir forçando e girando com calma que ele mesmo atua como broca. isto ajuda na hora de guiar o tubo ate o furo do copensado. Depois eu falo um pouco mais sobre as fibras de vidro nas asas. Na foto acima é possivel ver que elas passam por cima da fibra de carbono. de fato, p/ terem o efeito de vigas e portanto suportar a flexao, as fibras de vidro precisam estar o mais proximo possivel da superficie (mas nao acima dela, p/ nao comprometer o acabamento).
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Gilmar Jr
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Mensagem por Gilmar Jr »

E sempre bom acompanhar suas construções Fabio, sempre muito bem detalhada, tentei fazer assim com o C-17 mas não do conta kkkkk. Sempre aprendendo e muito com você, vai sair mais um belo modelo.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Valeu, Juninho. Sempre tento postar so os detalhes onde tive mais duvidas p/ encontrar a solucao e tento aplica-las de forma fundamentada p/ que o modelo de o minimo de dor de cabeca possivel, depois. Por isto, demoro tanto p/ construir. este projeto tem me dado solucoes p/ muitas coisas e esta sendo um aprendizado muito grande sobre a forma de resolver os problemas.

Abs,
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Peesoal,
Achei este video no YT. Ele descreve da forma mais didatica possivel a tecnica do Card model, que usarei na fuselagem e no conjunto traseiro. Basicamente, o que se precisa para voar um modelo assim e simplesmente substituir os reforcos dos estabilizadores (feitos em papel no video) por varetas de balsa cortadas p/ se ajustar a eles.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs

Deixo desde ja uma dica: O card model mostrado neste video e muito melhor do que aquele que eu usei. O inconveniente e ter uma quantidade maior de pecas. Se eu tivesse percebido isto antes de imprimir meus moldes, teria usado o modelo do video, ja que o A330 e, a grosso modo, o A340 mais curto, em termos de fuselagem.
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fabiofleal
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Fibrando a asa

Mensagem por fabiofleal »

Bom... Este processo já é bem conhecido da maioria. Talvez a unica diferença p/ alguns seja a cola usada. Usei CA460 da HK, uma CA que nao ataca o isopor. Primeiro abro o canal com uma unica passada do estilete, deixando uma profundidade de uns 2mm - o suficiente p/ a fibta (usei de 2mm tb) ficar rente à superficie.

Depois, marco com alfinetes passantes o caminho que o canal da parte de cima da asa deve ter p/ garantir que a vareta de cima fique exatamente sobre a de baixo. É isto, junto com a cola mais rigida que vai conferir rigidez com leveza à asa. Vou usar a mesma foto do prototipo p/ descrever tudo. Ou pelo menos tentar... É muito dificil fotografar tudo com a DAC com criança pequena em casa. Ela enlouquece ao me ver em frente ao computador...
Anexos
fibra1.jpg
fibra1.jpg (25.82 KiB) Exibido 507 vezes
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fabiofleal
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...

Mensagem por fabiofleal »

Reparem que esta cola nao deixa vestigios sobre o isopor, o que é muito bom.
Após instalar as varetas de fibra, a asa esta rigida o suficiente p/ receber os cortes dos ailerons com menos erros.

Para esta operação, o processo tb já foi bem descrito em outros topicos. Talvez o mais conhecido seja o do Piper de 1,20m em isopor do Alexcmag, de 2006. Usei 3 dobradiças da HK em cada aileron, daquele tipo que vem uma folhona. É uma especie de tecido fibrado, que vc corta as tiras e insere nos rasgos que faz com o estilete, depois coloca cola. Usei cola de isopor, de papelaria mesmo. A CA endurece a articulação e pode até quebrar as dobradiças.

Como eu já sabia do test com o prototipo onde e como instalar o servo, foi só reproduzir o buraco p/ instalar ele, usando a dremel 300. Notem na foto que o fio do servo vai por cima da fibra. primeiro vc estrutura a asa e depois instala o hardware. Tudo o que é instalado por ultimo, fica facil de sair primeiro na hora da manutenção. Um aero que vc nao consegue fazer consertos em campo nao é diversão p/ quem só tem uma manhã por semana p/ voar. precisa voltar a voar logo.

Falando nisto, tb fiz um rasgo simples com uma unica passada de estilete no caminho do fio do servo p/ que ele nao fique p/ fora da superficie. Um palito de churrasco pode ajudar a ir empurrando o fio p/ dentro do rasgo tb. Mas é preciso cuidado p/ não machucar o fio: Uma falha nos ailerons é chão certo.
Anexos
asa com servoe ailerons1.jpg
asa com servoe ailerons1.jpg (29.98 KiB) Exibido 496 vezes
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Notem tb que há uma emenda nesta parte da asa. Ela é tão pequena que a torção necessaria p/ fazer o washout eixigiu que a dividssemos, depois de ter perdido 2 peças no corte. Este tipo de asa precisa ter 0º de incidencia nas pontas, principalmente com uma corda tão pequena lá (64mm). Se não fizer o washout, o risco de stall de ponta de asa é muito alto.
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fabiofleal
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Vou usar a mesma foto p/ explicar outra coisa:

Mensagem por fabiofleal »

O caminho das varetas de fibra da seção central da asa precisou levar em conta, além dos pontos de maior esforço da estrutura, o espaço disponivel. Foram varios arranjos e rearranjos do layout da fiação e peças até chegar na configuração mostrada.
Anexos
fibra.jpg
fibra.jpg (20.04 KiB) Exibido 491 vezes
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Torção da asa

Mensagem por fabiofleal »

Como o tamanho de rodas mais proximo da escala e que funcionava era 45mm e cada perna do trem do A330 tem 4 rodas, nao sobrou espaço entre as ultimas rodas e o BF da asa. mesmo se sobrasse, seriam menos de 2mm de espessura de isopor P3, ou seja, nada capaz de conter a torçao que irá forçar p/ cima o BF da asa em pousos duros.

Hora de apelar p/ a Resistencia dos Materiais... Vou aproveitar p/ mostrar logo na foto como é a fixação dos retrateis:

Na hora do toque no solo, a tendencia do trem de pouso, primcipalmente este, de pernas compridas, é provocar um momento torsor na asa. Este momento faz o BF subir. Mas existe o tubo de FC da baioneta, que ja atravessa a nervura que forma o pylon, lá na extremidade da seção central.

A fibra de carbono (FC) é um material duro. Assim, podemos considerar que toda a torção que se aplicar nela será transmitida até a outra extremidade.
Como a nervura do pylon abrange toda a corda da asa naquela regiao, se ela for bem colada ao tubo, trava ele impedindo o giro.
Porem... colas (nao todas, claro) nao costumam segurar bem o esforço que a torção vai fazer na zona de contato entre a parede do tudo e o fura da nervura (cisalhamento). É preciso dividir esse esforço todo (que, por acontecer em uma situação de impacto, é multiplicado por algumas vezes "g") com outros elementos da estrutura. É aí que entram as 2 sapatas de compensado mostradas na foto.

Seria mais seguro coloca-las longitudinalmente. Mas isto tiraria o espaço p/ instalar os retrateis. Foi ai que surgiu a necessidade de um elemento rigido que servisse de apoio às sapatas, transmitindo parte do esforço p/ a semi-nervura que ancora a baioneta (e que faz o tubo girar com o impacto) e, ao mesmo tempo, dando espaço ao retratil e tb ajudando a dissipar o impacto. O comprimento deste elemento precisaria ser um meio-termo entre o espaço disponivel (entre o fio do servo do aileron e a fibra de reforço da asa) e longo o suficiente p/ ter uma certa area, evitando que afunde no isopor ao receber sua porçao. Falando em evitar afundamento, como a resistencia dos materiais é em esforço por area, este elemento tb precisa de um certo diametro.

Após alguma quebração de cabeça e alguns testes de impacto naquele pedaço de asa mal-cortado, a escolha caiu sobre um pedaço de vareta de fibra de 3mm, colada com CA (foam safe, claro) no isopor. isto porque, se o impacto exceder o esperado, esta vareta deve se soltar ao inves de "encravar" no isopor. Assim, o impacto seguiria se alastrando pelo resto da fixação como se descasca uma banana e da mesma menira, as outras peças, coladas com epoxi, iam soltar à la casca de banana, sem danos à asa. Ah! P/ colar o tubo nas nervuras, o melhor resultado que obtive foi com CA comum. Quebrou a nervura antes de a cola romper.

Em tempo, o parafuso com torniquete mostrado na foto é provisorio, pois Railson Terremoto nao tinha um adeuqdo na hora em que fez o trem p/ mim.

Outro detalhe: As fibras das sapatas de compensado estao na longitudinal e encharcadas de CA, assim como os parafusos (roscas soberbas). Eles atravessam o compensado e sao travados" com epoxi do outro lado, só p/ evitar que se folguem com a vibração.
Anexos
050220132244.jpg
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Mensagem por fabiofleal »

A parte de baixo da foto é o BA da asa.
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