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- fabiofleal
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Bequilha
Tirando agora umas "ferias" de tanta quebração de cabeça com a asa - que ainda nao terminou - vamos pensar na bequilha. Quem ja construiu com depron / pluma, sabe que este material aguenta mais tração (quando vc o estica) do que compressao (quando ele "sanfona").
Assim sendo, era preciso encontrar uma maneira de fazer os impactos na bequilha tracionarem o depron.
P/ minha sorte, como eu fui logo instalando os servos p/ direção e retração (nao havia na epoca, na HK, retrateis servoless dianteiros leves o suficiente), faltou espaço p/ fazer uma boa fixação da caixa da bequilha. Desde o inico, quis faze-la em balsa e como uma caixa-preta, evitando ao amximo ligações mecanicas com o resto do aviao.
Foi quando me lembrei do principio da roda de bicicleta. daqui a pocuo posto o resto. A DAC chegou...
Assim sendo, era preciso encontrar uma maneira de fazer os impactos na bequilha tracionarem o depron.
P/ minha sorte, como eu fui logo instalando os servos p/ direção e retração (nao havia na epoca, na HK, retrateis servoless dianteiros leves o suficiente), faltou espaço p/ fazer uma boa fixação da caixa da bequilha. Desde o inico, quis faze-la em balsa e como uma caixa-preta, evitando ao amximo ligações mecanicas com o resto do aviao.
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- fabiofleal
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Agora q a DACzinha soltou o computador...
Vamos as fotos. Como eu disse, estou usando o mesmo principio da roda de bicicleta: Tudo pendurado: Os impactos vao fazer a caixa do trem dianteiro "puxar p/ baixo" as cavernas onde ela (a caixa) vai ficar presa. isto evita comprimir o depron, que vira uma sanfona com muita facilidade. Pelas minhas contas, a bequilha inetira (conjunto) nao poderia passar dos 85g. Ficou em 63.
Notem que a caixa da bequilha começa sobre a perna da mesma. A tendencia de giro forçada pelos impactos vai puxar a caixa p/ baixo, tarcionando a cola e o depron das cavernas. Esta caixa vai inserida em um recorte nelas p/ distribuir a energia. Assim, se evita mais longarinas na fuselagem. A propria fuselagem atuará como viga do momento fletor instantaneo gerado pelo impacto da bequilha no solo.
Notem que a caixa da bequilha começa sobre a perna da mesma. A tendencia de giro forçada pelos impactos vai puxar a caixa p/ baixo, tarcionando a cola e o depron das cavernas. Esta caixa vai inserida em um recorte nelas p/ distribuir a energia. Assim, se evita mais longarinas na fuselagem. A propria fuselagem atuará como viga do momento fletor instantaneo gerado pelo impacto da bequilha no solo.
- Anexos
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- Este caminho que o arame da retração percorre absorve o esforço do servo após o travamento do trem, garantindo um consumo minimo, medido entre a bateria e o ESC.
- bequilha 2 detalhe.jpg (21.93 KiB) Exibido 456 vezes
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- bequilha 2a estimativa 71g.jpg (27.71 KiB) Exibido 456 vezes
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- fabiofleal
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...
Um servo comanda a direção e o outro, a retração. Como esses trens mecanicos dependem dos servos, nao posso correr o risco de, em alguma situação inesperada, um servo ficar "forçando". Isto pode gerar um pico de corrente perigoso. Por sorte, tinha já há algum tempo um fio de aprox. 1,5mm que mais parecia um arame encapado. Ele se ajusta certinho aos furos do retratil mecanico e sofre uma deformação elástica (tipo uma mola) se forçado um pouco além. Era tudo o que eu precisava: Em repouso, o servo da retração consumiu em torno de 0,1A. Quando forçado, dá picos de 0,3A, depois volta p/ algo perto de 0,13A, depois que este arame cede. Como ele esta em forma de "Z-link", é possivel ajustar seu comprimento e instalar o braço do servo p/ que ele tenha o menor consumo quando o trem esta retraido (com o aviao no ar, portanto). Menos um risco... Finalizada a caixa do sistema da bequilha, ele virou um "cartucho", pronto p/ instalar.
- Anexos
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- bequilha 3 peso.jpg (12.59 KiB) Exibido 455 vezes
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- oswaldo pires
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Valeu, Oswaldo.
Voltando um pouco à asa, é hora dos winglets. Pensei a principio em faze-los desmontaveis p/ me preocupar menos no transporte. Só que estava sendo tanta quiemação de neuronio sem chegar a uma solução leve, resistente e pratica, que resolvi faze-los fixos, mesmo, em balsa com monokote.
O primeiro passo é amarrar uma das dimensoes p/ decalcar o molde em papel. P/ isto, fiz da forma mais tosca possivel, ja que precisava aproveitar a minha mae distraindo a DAC ao chegar do shopping p/ dar uma escapada e poder faze-los.
Pois, a corda da ponta da asa tem 64mm. Foi só por uma regua na tela do laptop e ajustar o tamanho do winglet no card model ate esse tamanho, no fisico, mesmo, toscão. mas funciona.
Entao, com uma folha A4 sobre a tela e a luz do quarto apagada, desenhei no papel o shape do winglet, cortei e desenhei na balsa de 2mm.
Depois, foi só colar uns pedacinhos de balsa com CA foam safe na ponta da asa. Como já havia na asa as 2 varetas de fibra de vidro, a CA uniu a balsa e a fibra que foi uma beleza. Ficou muito firme. Olho na foto do aviao real e lixa na mao e estava criada a superficie p/ assentar o winglet. depois, foi só CA e lixa p/ dar o acabamento.
Pena que como tinha muita pressa, nao pude tirar as fotos do passo a passo. Mas acredito que deu p/ todos entenderem.
Por fim, o "monokote" generico da HK aquecido com o ferrinho de entelar, deu o acabamento final. A resistencia ficou muito boa mesmo.
O primeiro passo é amarrar uma das dimensoes p/ decalcar o molde em papel. P/ isto, fiz da forma mais tosca possivel, ja que precisava aproveitar a minha mae distraindo a DAC ao chegar do shopping p/ dar uma escapada e poder faze-los.
Pois, a corda da ponta da asa tem 64mm. Foi só por uma regua na tela do laptop e ajustar o tamanho do winglet no card model ate esse tamanho, no fisico, mesmo, toscão. mas funciona.
Entao, com uma folha A4 sobre a tela e a luz do quarto apagada, desenhei no papel o shape do winglet, cortei e desenhei na balsa de 2mm.
Depois, foi só colar uns pedacinhos de balsa com CA foam safe na ponta da asa. Como já havia na asa as 2 varetas de fibra de vidro, a CA uniu a balsa e a fibra que foi uma beleza. Ficou muito firme. Olho na foto do aviao real e lixa na mao e estava criada a superficie p/ assentar o winglet. depois, foi só CA e lixa p/ dar o acabamento.
Pena que como tinha muita pressa, nao pude tirar as fotos do passo a passo. Mas acredito que deu p/ todos entenderem.
Por fim, o "monokote" generico da HK aquecido com o ferrinho de entelar, deu o acabamento final. A resistencia ficou muito boa mesmo.
- Anexos
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- wl2 (2).jpg (16.65 KiB) Exibido 571 vezes
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- Como a tendencia de todas as pancadas sera de flexionar o winglet, as fibras da balsa devem ficar paralelas ao plano do momento fletor principal, o que é a direção mostrada na foto.
- wl1 (2).jpg (25.65 KiB) Exibido 571 vezes
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Reparem que desencaixei os ailerons. Eles e a asa serao agora entelados com vinil p/ depois os ailerons voltarem a asa p/ ai sim, as dobradiças receberem a cola final.
- Anexos
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- wl4.jpg (17.5 KiB) Exibido 570 vezes
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- wl3 (2).jpg (16.34 KiB) Exibido 570 vezes
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Estes winglets nao ficaram exatamente escala, nao. No aviao real, eles começam um pouco depois do BA da ponta. Mas como a resolução do desenho que usei p/ a asa era baixa, o erro causado pelo "serrilhado" das bordas deixou a corda da ponta um pouco menor do que deveria. Mas no geral, não chega a comprometer muito o visual, nao.