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Definido o encaixe das naceles, é hora de fecha-las em definitivo e começar a fazer algo bem chato: Aquele bendito anel de entrada...
Depois de varias tentativas e muitos erros (e vinil perdido), um colega ensinou o metodo da "camisinha": Vc prende o vinil em um aro, aquece e "veste" na peça como se fosse um preservativo. BINGO! Depois de 10s no forno de cozinha (setado p/ 280º e ligado frio), o vinil estava pronto p/ ser aplicado. este metodo desperdiça um material danado, mas dá um bom resultado. Na falta do tal aro, foi rolo de araem de linkagem mesmo. P/ prender o vinil nele, silver tape.
Depois de varias tentativas e muitos erros (e vinil perdido), um colega ensinou o metodo da "camisinha": Vc prende o vinil em um aro, aquece e "veste" na peça como se fosse um preservativo. BINGO! Depois de 10s no forno de cozinha (setado p/ 280º e ligado frio), o vinil estava pronto p/ ser aplicado. este metodo desperdiça um material danado, mas dá um bom resultado. Na falta do tal aro, foi rolo de araem de linkagem mesmo. P/ prender o vinil nele, silver tape.
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- Agora elas estao prontas p/ a lixa até o shape final. Olho no aviao real e taco de lixa 150 na mão...
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Shape
Vamos entao p/ a lixa...
Uma vez chegando ao shape final (proximo ao dosa fotos), é plugar toda a fiação, colar as naceles em seus lugares e a asa estará funcionalmente pronta, já que a esta altura todo o hardware restante - ailerons, trens e ESCs - já está em seu lugar. A proxima foto já deve mostrar como está ficando.
Uma vez chegando ao shape final (proximo ao dosa fotos), é plugar toda a fiação, colar as naceles em seus lugares e a asa estará funcionalmente pronta, já que a esta altura todo o hardware restante - ailerons, trens e ESCs - já está em seu lugar. A proxima foto já deve mostrar como está ficando.
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- Alias, a ideia é usar este esquema de cores.
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Qualquer resultado final pareciso com este cara aqui, já está de bom tamanho. Porem, o projeto está sendo conduzido para ele não flutuar no pouso, como o irmão mais velho faz.
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Feito tudo que mencionei no penultimo post...
A asa esta quase pronta: MOtores e todo o hardware instalado e naceles lixadas até o shape final, vamos ver cm que cara esta ficando:
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Valeu, Anderson. Tduo isto que aparece ai na foto pesa, com a bateria de 1800mAh 35C (Nanotech), em torno de 800g.
Como é sempre melhor e mais seguro voar antes de gastar tempo no acabamento, o plano original é usar para o primeiro voo uma bateria de 2200mAh, que pesa 50g a mais. Isto deve simular o peso das peças que "falatrão" nos primeiros vôos: Adesivos, cobertura das pernas do trem, wingbox etc.
Como é sempre melhor e mais seguro voar antes de gastar tempo no acabamento, o plano original é usar para o primeiro voo uma bateria de 2200mAh, que pesa 50g a mais. Isto deve simular o peso das peças que "falatrão" nos primeiros vôos: Adesivos, cobertura das pernas do trem, wingbox etc.
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Fuselagem
O bom dos card models / paper models / papercraft é que vc nao precisa se preocupar em esculpir, errar o shape, matar a peça... nada disto. Basta cortar em cima das linhas do modelo, encurvar e colar.
Muita gente tem problemas para encurvar o depron. Eu tambem. A solução é fatia-lo. O cortado de fio quente, ao cortar uma fatia de 4mm em 2 de 2mm, cauteriza o material por onde passa, deixando a superficie cortada "esponjosa". Isto faz com que ele aceite ser curvado sem quebrar.
Com o depron fatiado por nosso amigo (e p/ minha sorte, meu vizinho) Ernalto Jr., vamos a escala.
Lá na primeira pagina do topico, as primeiras fotos mostram a crcaça da EDF sobre o card model impresso. Esta foi jutsamente a ideia do ponto de partida do projeto: Um modelo para voar com as EDF55 que tinha aqui.
Como no card model existe uma peça que é justamente a entrada de ar dos fans, bastou pegar o pdf, importar para o Corel draw e ajustar esta entrada de ar para o diametro externo das EDFs. Pronto. Feito isto, todas as outras peças estão na escala e é só levar em uma grafica rapida.
Com o card model impresso, começa a parte chata, que é recortar os moldes no papel e começar a traçar as peças. Sempre faço isto pelo verso p/ evitar riscos de caneta na superficie do aviao, depois. O resto é tesoura, estilete, cola e um pouco de paciencia.
Muita gente tem problemas para encurvar o depron. Eu tambem. A solução é fatia-lo. O cortado de fio quente, ao cortar uma fatia de 4mm em 2 de 2mm, cauteriza o material por onde passa, deixando a superficie cortada "esponjosa". Isto faz com que ele aceite ser curvado sem quebrar.
Com o depron fatiado por nosso amigo (e p/ minha sorte, meu vizinho) Ernalto Jr., vamos a escala.
Lá na primeira pagina do topico, as primeiras fotos mostram a crcaça da EDF sobre o card model impresso. Esta foi jutsamente a ideia do ponto de partida do projeto: Um modelo para voar com as EDF55 que tinha aqui.
Como no card model existe uma peça que é justamente a entrada de ar dos fans, bastou pegar o pdf, importar para o Corel draw e ajustar esta entrada de ar para o diametro externo das EDFs. Pronto. Feito isto, todas as outras peças estão na escala e é só levar em uma grafica rapida.
Com o card model impresso, começa a parte chata, que é recortar os moldes no papel e começar a traçar as peças. Sempre faço isto pelo verso p/ evitar riscos de caneta na superficie do aviao, depois. O resto é tesoura, estilete, cola e um pouco de paciencia.
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- f1.jpg (14.72 KiB) Exibido 273 vezes
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Uma vez que o depron fatiado está pronto p/ encurvar, costumo usar uma superficie curva, como as bancadas daqui e casa p/ dar-lhe a forma. O movimento é semelhante ao de se engraxar um sapato e deixa a curvatura bem homogenea.
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Como usei cola quente, seca rapido, nao foi possivel tirar fotos de todo o processo. Mas este video mostra exatamente como ele é. Notem que é melhor começar pelas peças menores (frente), fazendo sempre a peça seguinte "abraçar" os dentes da anterior.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Seguindo o processo certinho, uma fuselagem como a minha fica pronta em uma tarde. A diferença é que fiz uma parede vertical dentro da fuesca p/ ajudar a sustentar a caixa da bequilha. Esta parede acaba onde o nariz se encaixa no aviao e as 2 partes de la (da fuselagem e do nariz) sao "soldadas" com cola quente (bem pouca).
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Seguindo o processo certinho, uma fuselagem como a minha fica pronta em uma tarde. A diferença é que fiz uma parede vertical dentro da fuesca p/ ajudar a sustentar a caixa da bequilha. Esta parede acaba onde o nariz se encaixa no aviao e as 2 partes de la (da fuselagem e do nariz) sao "soldadas" com cola quente (bem pouca).