Construção Piper 1m de envergadura. Finalmente vôou!!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

Ola senhores, é com enorme pesar que lhes informo que o aero não subiu.
Isso mesmo ele mal saia do chão e caia sem força para se sustentar no alto, chegou a quebrar o bico, e fiquei tão chateado que esqueci até de gravar o fracasso.
Pois bem ao que me parece e debatemos eu e meus colegas de vôo, aparentemente a construção está ok, incidência de asa e CG não aparentão estar errados, nós debatemos sobre o peso devido a massa que utilizei e pintura, mas infelismente não possuo balança para verificar e também cogitamos aumentar a potência do motor ou trocar a hélice.
Então solicito ajuda dos companheiros aqui do forum, amanhã vou dar um jeito de pesar o aero para postar mais informação.
Só para recordar o setup:
motor emax 2822.
esc 25/30A
bateria 1300mah
servos 9gr
helice SF 8/6 1° tentativa e hélice SF 9/6 2° tenteviva
Agradeço a ajuda e fico no aguardo, até logo e bons võos a todos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O simples fato de você fazer o que sempre digo para não fazerem, que é usar hélice SF em aeromodelos desse tipo.
Hélice SF é para aeromodelos de voos lentos, que requerem mais força do que velocidade e nunca uma hélice SF fará o voo de um aeromodelo ser lento.
então, hélice para voo lento não significa que fará o aeromodelo voar lentamente.
O seu aeromodelo necessita de mais velocidade do que de força, pois são as asas quem fazem o aeromodelo sair do chão e não o motor e se o seu conjunto motor / hélice não alcançar a velocidade ideal de voo, ele jamais irá voar.
Outro detalhe que você mencionou, é em relação ao peso do aeromodelo, pois se ele ficou com uma carga alar maior do que o ideal, ele certamente irá precisar de mais velocidade do que o normal e não de mais força, pois o seu aeromodelo não é um foguete que irá decolar em linha reta para cima, o que nesse caso, seria necessário somente força e nada de velocidade.
Bateria de 1300 mA em um FC 2822 é pedir para detonar tudo mesmo, pois é uma bateria que irá trabalhar no limite de descarga e isso pode sim afetar no desempenho do motor.
Só postei aqui pois você me pediu ajuda via mp, se não, seria mais um dos que eu passo batido.


Leia em minha assinatura o que acho de quem usa hélice SF para tudo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Se você cortou sem modificar a planta o assento da asa tem incidência sim em relação ao profundor se este tambem foi cortado conforme a planta o encaixe na fuselagem.

Usei esta mesma fuselagem no meu e tambem modifiquei ela por dentro, voa muito bem com um motor de 1000kv 2830, o 2822 não fica muito atras deste motor.

Uso nele bateria pesada 2200mah com 200 gramas e tambem uma 1600 com 150 gramas.

Como o laercio falou essa helice esta matando teu aero e o motor não rende como deve, o meu falecido cessna veio com uma SF , nem cheguei a tentar voar com ela já tinha lido aqui no forum que estava errado antes dele chegar.

Ser super ultra leve não é sempre obrigatorio ou mesmo desejado, quanto ao peso do aero, meu 2822 tirava do chão meu cessna com mais de 700 gramas com uma APC-E 8x4, acho que ele chegou a pesar 800g com o trem de pouso triciclo com bequilha movel e seu novo nariz entalhado a mão e massa de cola com talco, a menos que teu avião esteja passando muito disso com a helice certa é pra ele decolar de boa, nesse peso a performance era modesta mas não era sofrida ganhava altura normal voava mais de 20 minutos com essa bateria 2200.

Teu piper se parece muito com o meu falecido cessna em algumas coisas , como as medidas da asa , distancia curta entre asa e profundor e o mesmo motor.

Porque não usou aquela Turnigy 2200, eu tenho uma e acho excelente os motores dão 500rpm a mais do que com a 1600 por conta de ter mais descarga, com a 1300 você deve ter perdido rpm que poderia ter tirado mais do motor com a 2200 que aparece na sua foto.

Coloca uma GWS 9x5 e a bateria 2200 que esse motor vai render muito, não esquece de balancear a helice, quando meu cessna era novo e não tinha rodas nem remendos tinha pouco mais de 600 gramas voava meia hora com esse setup sem zerar a lipo.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:0280a7d053="man1aco"]Se você cortou sem modificar a planta o assento da asa tem incidência sim em relação ao profundor se este tambem foi cortado conforme a planta o encaixe na fuselagem.

Usei esta mesma fuselagem no meu e tambem modifiquei ela por dentro, voa muito bem com um motor de 1000kv 2830, o 2822 não fica muito atras deste motor.

Uso nele bateria pesada 2200mah com 200 gramas e tambem uma 1600 com 150 gramas.

Como o laercio falou essa helice esta matando teu aero e o motor não rende como deve, o meu falecido cessna veio com uma SF , nem cheguei a tentar voar com ela já tinha lido aqui no forum que estava errado antes dele chegar.

Ser super ultra leve não é sempre obrigatorio ou mesmo desejado, quanto ao peso do aero, meu 2822 tirava do chão meu cessna com mais de 700 gramas com uma APC-E 8x4, acho que ele chegou a pesar 800g com o trem de pouso triciclo com bequilha movel e seu novo nariz entalhado a mão e massa de cola com talco, a menos que teu avião esteja passando muito disso com a helice certa é pra ele decolar de boa, nesse peso a performance era modesta mas não era sofrida ganhava altura normal voava mais de 20 minutos com essa bateria 2200.

Teu piper se parece muito com o meu falecido cessna em algumas coisas , como as medidas da asa , distancia curta entre asa e profundor e o mesmo motor.

Porque não usou aquela Turnigy 2200, eu tenho uma e acho excelente os motores dão 500rpm a mais do que com a 1600 por conta de ter mais descarga, com a 1300 você deve ter perdido rpm que poderia ter tirado mais do motor com a 2200 que aparece na sua foto.

Coloca uma GWS 9x5 e a bateria 2200 que esse motor vai render muito, não esquece de balancear a helice, quando meu cessna era novo e não tinha rodas nem remendos tinha pouco mais de 600 gramas voava meia hora com esse setup sem zerar a lipo.[/quote:0280a7d053]
="man1aco" obrigado pela dica e a respeito da bateria de 2200 testei 1° a de 1300 por ter menos peso e iria testar a de 2200 depois, mas não deu porque o aero quebrou um pedacinho do bico e soltou a lateral da parede de fogo.
Vou comprar a helice GWS 9x5 e colocar a bateria 2200, e vamos ver o que acontece, a respeito do pesso acredito que não é superior a 800g e a incidência da asa está ok, eu ajustei o perfil da fuselagem com o perfil clark Y em relação ao profundor.
Obrigado e bons vôos.
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:738ad1b466="LaercioLMB"]O simples fato de você fazer o que sempre digo para não fazerem, que é usar hélice SF em aeromodelos desse tipo.
Hélice SF é para aeromodelos de voos lentos, que requerem mais força do que velocidade e nunca uma hélice SF fará o voo de um aeromodelo ser lento.
então, hélice para voo lento não significa que fará o aeromodelo voar lentamente.
O seu aeromodelo necessita de mais velocidade do que de força, pois são as asas quem fazem o aeromodelo sair do chão e não o motor e se o seu conjunto motor / hélice não alcançar a velocidade ideal de voo, ele jamais irá voar.
Outro detalhe que você mencionou, é em relação ao peso do aeromodelo, pois se ele ficou com uma carga alar maior do que o ideal, ele certamente irá precisar de mais velocidade do que o normal e não de mais força, pois o seu aeromodelo não é um foguete que irá decolar em linha reta para cima, o que nesse caso, seria necessário somente força e nada de velocidade.
Bateria de 1300 mA em um FC 2822 é pedir para detonar tudo mesmo, pois é uma bateria que irá trabalhar no limite de descarga e isso pode sim afetar no desempenho do motor.
Só postei aqui pois você me pediu ajuda via mp, se não, seria mais um dos que eu passo batido.


Leia em minha assinatura o que acho de quem usa hélice SF para tudo.[/quote:738ad1b466]
Laércio usei a hélice SF por indicação e pelo fato de ter visto um Piper de 1m de asa em balsa que voa muito bem com esta hélice.
Mandei MP pelo fato de ter visto varias respostas suas, muitas com coerência e ponto de vista impar e ainda respeitada por aeromodelistas antigos aqui do fórum como o Sancler por exemplo.
Tenho me esforçado um pouco para aprender sobre aeromodelos mas, me falta tempo, e por incrível que pareça venho me surpreendendo, pois comecei a cerca de cinco meses já montei um kit em balsa do Stick, com monokote e ficou melhor que muitos feitos por aeromodelistas que já praticam a tempo e ainda construi outro stick em deprom que aprendi a voar sozinho e nunca foi lenhado e se quer arranhou a asa durante seus pousos, enrolei seu motor o 2822 que veio com os fios danificados e funcionou perfeitamente, tenho a idéia fixa de que o aeromodelista deve fazer seus próprios modelos e após este virão outros o próximo será em balsa.
Este Piper foi meu primeiro imprevisto, mas em pouco tempo aprendi varias coisas, agradeço pela atenção e resposta.

"Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam"
" O fracasso é a oportunidade de começar de novo, com mais inteligência e redobrada vontade"
HENRY FORD
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
morales
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Fev 14, 2011 11:26 am
Localização: Aeropoli, São bernardo do campo,SP

Mensagem por morales »

Amigo usa helice 9x5 HD.
Se quiser usar SF usei quando o aero ja voo e voce quer testar o torque.
Esse avião é critico de natureza
Diria para colocar 2830 da RC timer de 1300KV helice 9x5 HD puxa qualquer coisa.
de resto parece que esta bem feito mesmo muito bonito ele ficou.

Abraço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Márcio, a indicação de hélices SF não é rara e infelizmente não irá finalizar já que o pessoal tem uma idéia errada do uso de uma hélice SF.
Um aeromodelo pode sim "parecer" estar voando bem e muita gente se engana com isso.
Um bom exemplo que posso te dar em relação ao uso indevido de hélices Sf, basta você acessar o site http://www.drivecalc.de e baixar o software que eles dispõe lá para escolher uma combinação de motor, hélice e bateria e verá que na maioria das vezes as configurações que o pessoal usa, o software adverte estar fora dos limites do motor ou da hélice ou até mesmo do ESC usado.
Outro local para se averiguar isso, é o site da APC, http://www.apcprop.com/v/index.html onde eles falam dos limites de rpm suportados pelas hélices SF, o que acima do rpm máximo, a hélice perde desempenho.
Outro exemplo que tenho a dar, é em uma configuração que tenho com um motor TR 3530 1100 usando uma hélice GWS 12X6 HD e tem um consumo muito menor do que com uma hélice GWS 11X4,7 Sf ou uma GWS 10X4,7 SF.
Veja bem, a h´[elice 12X6 é bem maior do que as de 11 e de 10 polegadas e tem um passo maior, mas o consumo é bem menor.
Por que isso?
Uma hélice Sf é destinada única e exclusivamente para força em baixo rpm e por isso, elas tem as pás bem mais largas do que as hélices HD, DD, E e similares e essa largura a mais das pás, gera muito mais arrasto do que as demais hélices e esse arrasto a mais, faz o motor forçar mais a girar esse tipo de hélice e quanto mais rpm tiver, maior será o esforço do motor para girar a hélice SF.
Outro exemplo é de uma hélice GWS 9X5 hd e uma GWS 9X4,7 SF. Vamos supor que ambas sejam usadas em um motor E-MAX BL2215/20, com uma bateria 2200 mA 20C.
Essa configuração, pelo drivecalc, usando a hélice GWS 9X5 HD, tem um consumo de 15,6A, uma velocidade de 72 km/h e um empuxo de 944g com um rpm final de 9458.
Já com a hélice GWS 9X4,7 SF, ele passa a ter um consumo de 17,8 A, velocidade final de 65 km/h, empuxo de 965g e um rpm final de 9005, mas o drivecalc mostra o rpm em vermelho e avisa que o rpm máximo para essa hélice é de 6666, ou seja, o desempenho da hélice é somente de cálculos e não real, pois acima do rpm máximo por ela suportada, o desempenho começa a cair em vez de melhorar e o consumo é bem maior, cai a velocidade que é fundamental para o aeromodelo e a diferença de empuxo é pouca, mas a maioria se deixa iludir pelo empuxo, achando que se tem empuxo, o aeromodelo voa, mas não é bem assim que a banda toca.
De nada adianta ter empuxo se não tiver velocidade, pois é a velocidade que faz as asas gerarem sustentação acima do peso do aeromodelo e não o empuxo do motor.
Quantas toneladas você acha que pesa um Boeing 747? Você acha que as turbinas tem empuxo maior do que o peso do avião?
Não tem e nem igual ao peso dele.
Aeromodelo não é diferente.
É bom ter um pouquinho mais de força no aeromodelo? Sim, é, mas se tiver força demais, terá consumo maior e com isso, exigirá bateria maior e isso tudo agregará mais peso que irá aumentar a carga alar do aeromodelo que por sua vez, irá aumentar a velocidade de estol do aeromodelo.
Olhe novamente a velocidade sendo citada aí.
Hélices Sf são usadas em aeromodelos de voos bem lentos e não para deixar o aeromodelo com voo lento, pois a hélice não irá mudar a velocidade de estol de um aeromodelo, pois se a velocidade de estol do aeromodelo for de 50 km/h, não será usando uma hélice SF que a velocidade de estol irá diminuir.
Hélices Sf são usadas em aeromodelos como o Slow Stick, o 14 bis e aviões cujo o voo é bem lento mesmo e o rpm da hélice é bem baixo, pois como a velocidade de estol desses modelos é bem baixa, eles precisam mesmo é de força para vencer a resistência do ar e dos ventos se houverem.
O aeromodelismo hoje em dia tem sido algo bem duvidoso, pois são dicas furadas, que ouvidas por quem não sabe nada, as tem como verdadeiras e se aprendeu errado, repassa adiante errado também e por aí vai, um erro após o outro, pois aprendeu errado e repassa errado.
A maioria desses "combos" que tem no mercado livre para vender, são de vendedores que não fazem a menor idéia do que estão vendendo, pois acham que é bom, pois disseram a eles que era bom e eles assim afirmam que é bom e tem uns que até batem o pé insistindo que é melhor mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:fe88736b76="LaercioLMB"]Márcio, a indicação de hélices SF não é rara e infelizmente não irá finalizar já que o pessoal tem uma idéia errada do uso de uma hélice SF.
Um aeromodelo pode sim "parecer" estar voando bem e muita gente se engana com isso.
Um bom exemplo que posso te dar em relação ao uso indevido de hélices Sf, basta você acessar o site http://www.drivecalc.de e baixar o software que eles dispõe lá para escolher uma combinação de motor, hélice e bateria e verá que na maioria das vezes as configurações que o pessoal usa, o software adverte estar fora dos limites do motor ou da hélice ou até mesmo do ESC usado.
Outro local para se averiguar isso, é o site da APC, http://www.apcprop.com/v/index.html onde eles falam dos limites de rpm suportados pelas hélices SF, o que acima do rpm máximo, a hélice perde desempenho.
Outro exemplo que tenho a dar, é em uma configuração que tenho com um motor TR 3530 1100 usando uma hélice GWS 12X6 HD e tem um consumo muito menor do que com uma hélice GWS 11X4,7 Sf ou uma GWS 10X4,7 SF.
Veja bem, a h´[elice 12X6 é bem maior do que as de 11 e de 10 polegadas e tem um passo maior, mas o consumo é bem menor.
Por que isso?
Uma hélice Sf é destinada única e exclusivamente para força em baixo rpm e por isso, elas tem as pás bem mais largas do que as hélices HD, DD, E e similares e essa largura a mais das pás, gera muito mais arrasto do que as demais hélices e esse arrasto a mais, faz o motor forçar mais a girar esse tipo de hélice e quanto mais rpm tiver, maior será o esforço do motor para girar a hélice SF.
Outro exemplo é de uma hélice GWS 9X5 hd e uma GWS 9X4,7 SF. Vamos supor que ambas sejam usadas em um motor E-MAX BL2215/20, com uma bateria 2200 mA 20C.
Essa configuração, pelo drivecalc, usando a hélice GWS 9X5 HD, tem um consumo de 15,6A, uma velocidade de 72 km/h e um empuxo de 944g com um rpm final de 9458.
Já com a hélice GWS 9X4,7 SF, ele passa a ter um consumo de 17,8 A, velocidade final de 65 km/h, empuxo de 965g e um rpm final de 9005, mas o drivecalc mostra o rpm em vermelho e avisa que o rpm máximo para essa hélice é de 6666, ou seja, o desempenho da hélice é somente de cálculos e não real, pois acima do rpm máximo por ela suportada, o desempenho começa a cair em vez de melhorar e o consumo é bem maior, cai a velocidade que é fundamental para o aeromodelo e a diferença de empuxo é pouca, mas a maioria se deixa iludir pelo empuxo, achando que se tem empuxo, o aeromodelo voa, mas não é bem assim que a banda toca.
De nada adianta ter empuxo se não tiver velocidade, pois é a velocidade que faz as asas gerarem sustentação acima do peso do aeromodelo e não o empuxo do motor.
Quantas toneladas você acha que pesa um Boeing 747? Você acha que as turbinas tem empuxo maior do que o peso do avião?
Não tem e nem igual ao peso dele.
Aeromodelo não é diferente.
É bom ter um pouquinho mais de força no aeromodelo? Sim, é, mas se tiver força demais, terá consumo maior e com isso, exigirá bateria maior e isso tudo agregará mais peso que irá aumentar a carga alar do aeromodelo que por sua vez, irá aumentar a velocidade de estol do aeromodelo.
Olhe novamente a velocidade sendo citada aí.
Hélices Sf são usadas em aeromodelos de voos bem lentos e não para deixar o aeromodelo com voo lento, pois a hélice não irá mudar a velocidade de estol de um aeromodelo, pois se a velocidade de estol do aeromodelo for de 50 km/h, não será usando uma hélice SF que a velocidade de estol irá diminuir.
Hélices Sf são usadas em aeromodelos como o Slow Stick, o 14 bis e aviões cujo o voo é bem lento mesmo e o rpm da hélice é bem baixo, pois como a velocidade de estol desses modelos é bem baixa, eles precisam mesmo é de força para vencer a resistência do ar e dos ventos se houverem.
O aeromodelismo hoje em dia tem sido algo bem duvidoso, pois são dicas furadas, que ouvidas por quem não sabe nada, as tem como verdadeiras e se aprendeu errado, repassa adiante errado também e por aí vai, um erro após o outro, pois aprendeu errado e repassa errado.
A maioria desses "combos" que tem no mercado livre para vender, são de vendedores que não fazem a menor idéia do que estão vendendo, pois acham que é bom, pois disseram a eles que era bom e eles assim afirmam que é bom e tem uns que até batem o pé insistindo que é melhor mesmo.[/quote:fe88736b76]
Muito bem Laércio, obrigado novamente, e quando aos dois links irei pesquisar com calma no sábado e domingo, também não gosto da idéia de apenas comprar ou usar algo pelo simples fato de que todos usam mas por se tratar de um assunto complexo e estar meio sem tempo e ainda mais pela grande vontade de voar o Piper acabei fazendo o que era mais cômodo e deu tudo errado, agora será diferente tomarei as decisões com mais fundamento.
Obrigado e bons vôos.
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
Marcio Oliveira
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Dom Jan 13, 2013 11:52 am
Localização: Americana SP

Mensagem por Marcio Oliveira »

[quote:997b94a669="morales"]Amigo usa helice 9x5 HD.
Se quiser usar SF usei quando o aero ja voo e voce quer testar o torque.
Esse avião é critico de natureza
Diria para colocar 2830 da RC timer de 1300KV helice 9x5 HD puxa qualquer coisa.
de resto parece que esta bem feito mesmo muito bonito ele ficou.

Abraço.[/quote:997b94a669]
Morales eu ja comprei (falta chegar) a GWS HD 9x5 e realmente o Piper até no Aerofly seu vôo é critico, quanto ao visual do aero eu gostei muito, caprichei em tudo e foi uma pena ter errado quanto ao setup, mas ele vai vôar e o video será postado naõ tenha dúvida.
Obrigado e bons vôos.
"Eu não sou o maior. Sou duplamente o maior. Não só nocauteio meus oponentes, como escolho o round." Muhammad Ali"
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Olá Marcio! Uma pena o ocorrido, mas Piper é assim mesmo. Ô bichinho ruim de voar e pousar. Claro que, com algumas modificações ele fica muito bom.

A culpa do seu modelo não voar, não foi da hélice...
...Dessa noia vc não precisa se preocupar.
Na verdade a sua construção tem alguns erros, como os horns mal instalados, a bateria muito acima do normal. Teria que ficar na parte inferior da fuseca, e por ultimo, a instalação do motor com angulação errada.
Essa planta que pegou é horrível se vc não usar o monobloco como indicado na planta. Ela foi feita par um modelinho leve, que ficasse flutuando mais que voando, tanto que é usado exatamente hélice SF no link do rcgroups.

Não vi as fotos do monobloco, mas acho que vc o vez, apenas se enganou com o lugar da bateria.

Meu amigo não desista do modelinho!!! Dê uma revisada no que esta errado, e pode joga pra cima que vai voar. Mas de preferência a baterias de 1000 a 1300 3s.
Outra coisa, teste o esc, veja se ele esta funcionando direito, é que esse esc tem alguns lotes com problemas. E pode não estar dando a aceleração total ao seu motor.

Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder