Sensor de velocidade para telemetria FRSky????

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:df4ad88306="donato.jun"]Mas o GPS só mede a velocidade em relação ao solo: Logo se vc fizer um mergulho com o avião ele vai marcar velocidade 0[/quote:df4ad88306]

totalmente errado!

o GPS utiliza um sistema 3D com as coordenadas + altura, o que permite calcular a velocidade em qualquer direção...

se eu mergulho na vertical a 90km/h o meu OSD mostra exatamente isto, 90km/h, e é baseado apenas no GPS...
Voo logo existo...
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:d6f3135b97="FB"][quote:d6f3135b97="donato.jun"]Mas o GPS só mede a velocidade em relação ao solo: Logo se vc fizer um mergulho com o avião ele vai marcar velocidade 0[/quote:d6f3135b97]

totalmente errado!

o GPS utiliza um sistema 3D com as coordenadas + altura, o que permite calcular a velocidade em qualquer direção...

se eu mergulho na vertical a 90km/h o meu OSD mostra exatamente isto, 90km/h, e é baseado apenas no GPS...[/quote:d6f3135b97]

Com erro!!!

E vou ter que dizer que o lambreta está totalmente certo!! E existem medidores de velocidade específicos para aeros.

[quote:d6f3135b97="Lambreta"]Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:d6f3135b97]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Maxlog
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 8:31 pm
Localização: Ricardo de Albuquerque

Mensagem por Maxlog »

Bem estou voando a quase 1 ano, talvez seja besteira querer saber todas essas informações do aeromodelo!
Me passaram que isso melhor para quem faz FPV! Estou certo?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:793ce1eb77="Maxlog"]Bem estou voando a quase 1 ano, talvez seja besteira querer saber todas essas informações do aeromodelo!
Me passaram que isso melhor para quem faz FPV! Estou certo?[/quote:793ce1eb77]

Para o uso comum, o GPS basta.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:6d2e1e6343="Marco Antonio"]
Com erro!!!

E vou ter que dizer que o lambreta está totalmente certo!! E existem medidores de velocidade específicos para aeros.

[quote:6d2e1e6343="Lambreta"]Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:6d2e1e6343][/quote:6d2e1e6343]

obviamente o GPS apresenta margens de erro, como qualquer outro sensor, inclusive o pitot, mas o resultado apresentado na informação da velocidade em relação ao solo é muito próximo da realidade...

agora dizer que pitot é o único meio de se medir a velocidade de uma aeronave é também completamente errado pois pitot vai medir apenas a velocidade em relação ao ar ([i:6d2e1e6343]airspeed[/i:6d2e1e6343]) e não em relação ao solo ([i:6d2e1e6343]ground speed[/i:6d2e1e6343])...
Voo logo existo...
guirodri
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sáb Set 17, 2005 3:24 pm
Localização: Rio de Janeiro,RJ

Mensagem por guirodri »

[quote:c096a9304d="LaercioLMB"]Basta aprender a calcular a velocidade pelo passo da hélice.
Vamos dar um exemplo básico e rápido usando uma hélice de passo 6 polegadas.
Vamos supor que o motor esteja a 1000 rpm, com o passo 6, o aeromodelo estará em torno de 9,14 km/h
1500 rpm, 13,71 km/h.
2000 rpm, 18,28 km/h.
2500 rpm, 22,86 km/h.
3000 rpm, 27,43 km/h.
3500 rpm, 32 km/h.
5000 rpm, 45,72 km/h.
6000 rpm, 54,86 km/h.
10000 rpm, 91,44 km/h.
E por aí vai. É lógico que terá variações de acordo com a velocidade do vento e direção do vento.
A diferença geralmente é pouca, mas com o tubo pitô não seria diferente, pois voando contra o vento, teria uma leitura e voando a favor do vento, teria outra, o que deixaria a velocidade mostrada, não sendo a real.
Muitos pilotos de corrida se utilizavam do rpm mostrado no tacômetro do carro como auxiliar na velocidade, já que alguns carros só dispunham de tacômetro e não tinham velocímetro, mas o piloto sabia da velocidade em que estava somente pelo rpm do motor e da marcha utilizada, coisa que no aeromodelo é direto, pois utiliza o passo da hélice e do rpm em que a mesma se encontra no momento.
No início pode ser até complicado, mas depois que se pega a prática, se memoriza o rpm e a velocidade e conseguimos associar perfeitamente em que velocidade estamos só vendo o rpm do motor.[/quote:c096a9304d]

Amigo, se você conseguir estimar a velocidade de um avião apenas pelo rpm da hélice você pode escrever um paper científico de respeito :lol:
Assumir que o que você diz é verdade, seria o mesmo que dizer que se eu segurar o avião no chão e der motor a hélice tem que parar!

Já tive experiência com pitot e GPS em aeromodelos, cada um tem suas limitações, mas usando ambos com ajuda de uma IMU e um filtro de kalmann bem setado da pra conseguir uma precisão muito boa. O maior problema do pitot é que ele precisa estar alinhado com o vento, ou seja, para ângulos de ataque muito altos (o que não é difícil em aeromodelos) ele mede muito errado. Eu já inclusive coloquei nesse forum um gráfico de velocidade medida com tubo em um aeromodelo.

Abs
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13807
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:55329d203b="guirodri"]

Amigo, se você conseguir estimar a velocidade de um avião apenas pelo rpm da hélice você pode escrever um paper científico de respeito :lol:
Assumir que o que você diz é verdade, seria o mesmo que dizer que se eu segurar o avião no chão e der motor a hélice tem que parar!

Já tive experiência com pitot e GPS em aeromodelos, cada um tem suas limitações, mas usando ambos com ajuda de uma IMU e um filtro de kalmann bem setado da pra conseguir uma precisão muito boa. O maior problema do pitot é que ele precisa estar alinhado com o vento, ou seja, para ângulos de ataque muito altos (o que não é difícil em aeromodelos) ele mede muito errado. Eu já inclusive coloquei nesse forum um gráfico de velocidade medida com tubo em um aeromodelo.

Abs[/quote:55329d203b]

Por isso que eu falei que esses cálculos terão erros pois serão afetados por vários motivos assim como o pitot sugerido antes que também irá apresentar erros. então erro por erro, melhor um erro sem custo que é o cálculo do que um erro com custo e peso a mais no aeromodelo.
Em momento algum eu afirmei que seria preciso e tão pouco infalível e os que assim acharam, é por que estão mais preocupados em criar contenda do que ler e interpretar um texto corretamente.
Chegaram até a dizer que o cara teria que ficar olhando o tempo todo o rpm no rádio para calcular algo. E a velocidade mostrada diretamente? O cara não teria que olhar do mesmo jeito?
Ahh, mas é para FPV com óculos com monitor !!!
Mas ali também é mostrado o rpm e sendo assim, é só gente criando baderna, para variar um pouco.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Maxlog
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 8:31 pm
Localização: Ricardo de Albuquerque

Mensagem por Maxlog »

Tem como ter acesso dos dados de gps(frsky) no fw er9x?
Avatar do usuário
iurisouza
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Qua Out 26, 2011 2:11 pm
Localização: Feira de Santana, Bahia
Contato:

Mensagem por iurisouza »

Perfeitamente, Laercio!
Resumindo, teremos:

V = 381 x P x R / 250000

Onde:
V: é a velocidade em km/h
P: é o passo da hélice em polegadas
R: é a rotação por minuto (RPM)

Abraços e bons vôos a todos!
Avatar do usuário
iurisouza
membro
Mensagens: 84
Registrado em: Qua Out 26, 2011 2:11 pm
Localização: Feira de Santana, Bahia
Contato:

Mensagem por iurisouza »

Nossa, pessoas!
Velocidade é a quantidade de unidades de comprimento, deslocadas em relação a algum referencial, em cada unidade de tempo, consideradas.
Alguém aqui acredita que alguma vez, nesta humanidade, se calculou com precisão exata a velocidade de alguma coisa?
Se alguém pensou que sim, enganou-se, pois tudo é aproximado e veja que na escolinha, tudo começa nas CNTP, para que se facilite e se tenha entendimento inicial, lembram-se?
Quanto ao que foi colocado em segurarmos o aeromodelo e acelerarmos não deixando-o deslocar-se, claro que a velocidade relativa à superficie sobre a qual ele esteja, será nula, ou seja, zero.
O mesmo aconteceria se colocássemos uma Ferrari F-50 suspensa sobre quatro suportes e pisássemos fundo no acelerador. A velocidade também seria nula.
Portanto, concordo com a idéia do Laercio de se ter um valor aproximado para a velocidade, calculando-se com base na rotação e no passo da hélice.
Notem bem: valor aproximado, mas que considero satisfatório.
Pessoas, vivemos em um mundo de aproximações!
Esqueceram que 0,99999.... = 1,0 ?
Abraços e bons vôos!
Responder