Rádio Futaba faz bind com todos os modelos de aero juntos?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Smarley
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Qua Set 02, 2009 9:55 am
Localização: Jaraguá do Sul, SC

Rádio Futaba faz bind com todos os modelos de aero juntos?

Mensagem por Smarley »

Olá pessoal, eu estou com uma dúvida.
Tenho 3 receptores, e fiz o bind de cada um deles no meu Futaba 8FG segurando o botão de bind ao ligar o receptor, com o rádio ligado.
Só que, os 3 receptores respondem a comandos dos 3 modelos de aeros configurados no rádio.
Possibilitando assim utilizar o modelo errado no avião errado.

O certo não seria o receptor só responder ao modelo que foi feito o bind?

Abraços!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Por isso é que se faz o bind um em cada memória do rádio e não todos na mesma memória.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:b7920062e3="LaercioLMB"]Por isso é que se faz o bind um em cada memória do rádio e não todos na mesma memória.[/quote:b7920062e3]

Como assim? Pode explicar isso melhor?
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:dcb4d997b3="juliogdiana"][quote:dcb4d997b3="LaercioLMB"]Por isso é que se faz o bind um em cada memória do rádio e não todos na mesma memória.[/quote:dcb4d997b3]

Como assim? Pode explicar isso melhor?[/quote:dcb4d997b3]

Até onde sei, o rádio tem memória para vários modelos.
Selecionamos o modelo 1, damos um nome ao modelo, como por exemplo; extra 300.
Bindamos o receptor que irá no extra 300 e podemos fazer todos os ajustes e trimagens para o voo.
Pronto.
Selecionamos o segundo modelo e vamos chamá-lo de Zagi.
Bindamos o receptor da Zagi e fazemos todos os ajustes e trimagens da Zagi, assim quando estamos com o Extra 300 em uso, o receptor da Zagi não irá atuar.
Agora, se bindar o receptor do Extra e o da Zagi ambos na memória 1 do rádio, os dois receptores irão funcionar juntos se ambos estiverem ligados quando o rádio estiver em uso.
Não é isso?
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
augustocestari
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Dom Jan 16, 2011 4:35 pm
Localização: São Paulo

8fg

Mensagem por augustocestari »

Bom não sei no futaba, mas tenho um turnigy com modulo frsky, e pelo que sei o receptor binda com o modulo do radio, independente da posição de memória que este se encontra, por isso é importante nomear os modelos na memória do radio para não correr o risco de escolher o modelo errado, com trimagens erradas, reverso, etc.Tanto é assim que se por exemplo eu ligar meu radio e ligar todos os meus modelos com receptores bindados com ele, todos vão responder, lógico de maneiras distintas justamente pelos ajustes que tem que ser feitos em cada um deles em separado e aguardado na memoria do radio no respectivo modelo, pelo menos no turnigy é assim.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: 8fg

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8a1b4f914b="augustocestari"]Bom não sei no futaba, mas tenho um turnigy com modulo frsky, e pelo que sei o receptor binda com o modulo do radio, independente da posição de memória que este se encontra, por isso é importante nomear os modelos na memória do radio para não correr o risco de escolher o modelo errado, com trimagens erradas, reverso, etc.Tanto é assim que se por exemplo eu ligar meu radio e ligar todos os meus modelos com receptores bindados com ele, todos vão responder, lógico de maneiras distintas justamente pelos ajustes que tem que ser feitos em cada um deles em separado e aguardado na memoria do radio no respectivo modelo, pelo menos no turnigy é assim.[/quote:8a1b4f914b]

Bom saber esse detalhe, pois então deve ser um equívoco meu em pensar que cada memória do rádio teria uma identificação diferente.
Já não posso afirmar que o Futaba seja como eu disse antes já que no seu não é, pois os xing ling só deixam a desejar na qualidade, não nos recursos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Re: Rádio Futaba faz bind com todos os modelos de aero junto

Mensagem por AngeloJunior »

[quote:4dea8c3f06="Smarley"]
O certo não seria o receptor só responder ao modelo que foi feito o bind?
Abraços![/quote:4dea8c3f06]

Não, ele responde ao rádio que foi feito o "bind", independente do modelo selecionado, por isso, temos que fazer checagem de superfícies (comandos) antes do voo, para ver se não está com o modelo errado.

Mas o Futaba 8FG tem uma configuração interessante, que fiz no meu, quando você liga o rádio, ele abre a opção de modelos que você tem configurado, daí, é só escolher o modelo certo.

Abraços.
[Blade CX2] [T-Rex Sport] [HK450 Pro (da DAC)] [500 ESP] [600 ESP] [Sky Raider] [Pastinha] [Scanner] [Ugly] [YAK54 EPP] (Aurora 9 - 8FG Super)
Crieoceam
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 3:19 pm
Localização: Praia Grande SP

Re: Rádio Futaba faz bind com todos os modelos de aero junto

Mensagem por Crieoceam »

[quote:8d4137dcc1="ANGELOJUNIOR"][quote:8d4137dcc1="Smarley"]
O certo não seria o receptor só responder ao modelo que foi feito o bind?
Abraços![/quote:8d4137dcc1]

Não, ele responde ao rádio que foi feito o "bind", independente do modelo selecionado, por isso, temos que fazer checagem de superfícies (comandos) antes do voo, para ver se não está com o modelo errado.

Mas o Futaba 8FG tem uma configuração interessante, que fiz no meu, quando você liga o rádio, ele abre a opção de modelos que você tem configurado, daí, é só escolher o modelo certo.

Abraços.[/quote:8d4137dcc1]Tenho um 7c e é assim mesmo,qualquer um dos receptors funcionam em qualquer memoria do radio,o unico radio que tive que fazia um bind para cada memória era um radio hk de 7 canais(me arrependi de vende-lo) ,os primeiros que foram fabricados.E inclusive eu ja lenhei 2 zags por falta de atenção.
decolar é necessario ,pousar é luxo!!
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:e516b02290="LaercioLMB"][quote:e516b02290="juliogdiana"][quote:e516b02290="LaercioLMB"]Por isso é que se faz o bind um em cada memória do rádio e não todos na mesma memória.[/quote:e516b02290]

Como assim? Pode explicar isso melhor?[/quote:e516b02290]

Até onde sei, o rádio tem memória para vários modelos.
Selecionamos o modelo 1, damos um nome ao modelo, como por exemplo; extra 300.
Bindamos o receptor que irá no extra 300 e podemos fazer todos os ajustes e trimagens para o voo.
Pronto.
Selecionamos o segundo modelo e vamos chamá-lo de Zagi.
Bindamos o receptor da Zagi e fazemos todos os ajustes e trimagens da Zagi, assim quando estamos com o Extra 300 em uso, o receptor da Zagi não irá atuar.
[b:e516b02290]Agora, se bindar o receptor do Extra e o da Zagi ambos na memória 1 do rádio, os dois receptores irão funcionar juntos se ambos estiverem ligados quando o rádio estiver em uso.[/b:e516b02290]
Não é isso?[/quote:e516b02290]

Estranho, eu sempre pensei que tirando os Spektrum, que tem o "model match", todos os outros rádios acionam todos os receptores que foram bindados e que estiverem ligados, independentemente da memória escolhida. E acho que li em algum fórum, que a incorporação de algum sistema semelhante em outras marcas de rádio é dificultado pelo fato do "model match" ser patenteado. Quer dizer que a Futaba tem um sistema semelhante? É bom saber...
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:b347c09eaa="snag"][quote:b347c09eaa="LaercioLMB"][quote:b347c09eaa="juliogdiana"][quote:b347c09eaa="LaercioLMB"]Por isso é que se faz o bind um em cada memória do rádio e não todos na mesma memória.[/quote:b347c09eaa]

Como assim? Pode explicar isso melhor?[/quote:b347c09eaa]

Até onde sei, o rádio tem memória para vários modelos.
Selecionamos o modelo 1, damos um nome ao modelo, como por exemplo; extra 300.
Bindamos o receptor que irá no extra 300 e podemos fazer todos os ajustes e trimagens para o voo.
Pronto.
Selecionamos o segundo modelo e vamos chamá-lo de Zagi.
Bindamos o receptor da Zagi e fazemos todos os ajustes e trimagens da Zagi, assim quando estamos com o Extra 300 em uso, o receptor da Zagi não irá atuar.
[b:b347c09eaa]Agora, se bindar o receptor do Extra e o da Zagi ambos na memória 1 do rádio, os dois receptores irão funcionar juntos se ambos estiverem ligados quando o rádio estiver em uso.[/b:b347c09eaa]
Não é isso?[/quote:b347c09eaa]

Estranho, eu sempre pensei que tirando os Spektrum, que tem o "model match", todos os outros rádios acionam todos os receptores que foram bindados e que estiverem ligados, independentemente da memória escolhida. E acho que li em algum fórum, que a incorporação de algum sistema semelhante em outras marcas de rádio é dificultado pelo fato do "model match" ser patenteado. Quer dizer que a Futaba tem um sistema semelhante? É bom saber...[/quote:b347c09eaa]

Eu também penso dessa forma, por isso pedi mais explicações para o Laercio.
Pois pelo que eu sabia, nos Futaba, ao ligar qualquer receptor "bindado" com o rádio, ele iria funcionar de acordo com a memória ativa no rádio.
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Responder