Yak 54 - 91 - Seagull com DLE20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Ajustando o CG

Pelo manual, o CG se localiza a 7 ou 8 cm, medidos da ponta da asa para trás, como meu balanceador apoia o aviao proximo a fuselagem, transferi a medida para lá, acontece que utilizei a faixa azul como referencia. Mas hoje olhando para a asa, percebi que esse faixa não é paralela ao bordo de ataque, como mostra a foto, então fica o aviso, o CG no meu caso fica entre a linha azul e a vermelha.

[img:9ed074ee57]http://imageshack.us/a/img716/5962/20130307130053.jpg[/img:9ed074ee57]
Avatar do usuário
Nilson
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:49 pm
Localização: Poços de Caldas

Mensagem por Nilson »

o ideal seria afastar todos os fios do link do acelerador, ou colocar de plastico pra que no caso de fuga de corrente do cachimbo de vela, não venha descarregar em um fio destes.

Nilson
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:f2b50ae4ed="paulozardo"]Ajustando o CG

Pelo manual, o CG se localiza a 7 ou 8 cm, medidos da ponta da asa para trás, como meu balanceador apoia o aviao proximo a fuselagem, transferi a medida para lá, acontece que utilizei a faixa azul como referencia. Mas hoje olhando para a asa, percebi que esse faixa não é paralela ao bordo de ataque, como mostra a foto, então fica o aviso, o CG no meu caso fica entre a linha azul e a vermelha.

[img:f2b50ae4ed]http://imageshack.us/a/img716/5962/20130307130053.jpg[/img:f2b50ae4ed][/quote:f2b50ae4ed]

Paulo, acho que ai está o tal erro no manual ou de interpretação.

Salvo engano (não estou com meu avião perto para confirmar) o cg fica a 7 - 8 cm da parte INTERNA da asa e não da ponta.

Acho que no seu caso, seu cg vai ficar muito traseiro, deixando ele meio complicado até para 3D.

Eu confirmo isso depois para vc.

Gostei da sua ideia de colocar o servo do acelerador ao lado do leme. Eu tive que fazer reforço na mesa de servo até com fibra, devido ao esforço.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Leo

Pelo manual, o CG fica onde eu marquei, se voce puder conferir o CG do teu aviao, uso como referência para mim.

Veja o que diz o manual "7-8cm back from the leading edge of the wing, measured at wing tip." Eu entendi o seguinte: 7-8 cm do bordo de ataque, medido na ponta da asa.

Paulo
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Segue foto do manual, ainda não voei o aviao para saber onde fica o CG desse aviao.

[img:84b6bfdbc5]http://imageshack.us/a/img856/8167/20130310152957.jpg[/img:84b6bfdbc5]

Paulo
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Paulo,

Tá certinho. Poem a 7cm da ponta da asa e vê se fica ao seu gosto.

O meu está na faixa amarela logo depois da primeira e larga faixa azul.

Eu tinha feito confusão, nos fórum lá de fora o pessoal estava medindo ao contrário.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Leo

Foi isso que fiz, quando parar de chover aqui no sul, vou testar o bichinho.

Paulo
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Más notícias, após 3 semanas de chuva, fui domingo voar me yak, segue relato:

Após fazer o motor funcionar, descobri que o cronômetro do rádio estava desligado, entra no menu e liga o mesmo (DX7).

Não testei novamente os comandos, na minha cabeça, estava tudo certo, decolei e corrigi uma pequena inclinação do aviao, o mesmo ficou de dorso, achei esquisito a resposta do aileron, pensei comigo, algo nao está ligado no aviao(aileron), testei o leme e ficou tudo mais esquisito ainda e com o mesmo de dorso, desliguei o motor e deixei cair a frente (isso tudo levou nem 5 segundos), somente mantive o mesmo em vôo nivelado de dorso mesmo(que quebre o menos possível).

Após 1 hora caminhando no milharal que existe depois da cabeceira, a surpresa, achei o aviao boiando num laguinho a frente praticamente intacto e cheio de água, acho que mais uns minutos ele afundava, com os seguintes danos:

cowl amassado, canopy quebrado e painel da asa direita amassado, o mesmo já foi para a oficina e em breve voará novamente.

abracos
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:2c260050ce="paulozardo"]Más notícias, após 3 semanas de chuva, fui domingo voar me yak, segue relato:

Após fazer o motor funcionar, descobri que o cronômetro do rádio estava desligado, entra no menu e liga o mesmo (DX7).

Não testei novamente os comandos, na minha cabeça, estava tudo certo, decolei e corrigi uma pequena inclinação do aviao, o mesmo ficou de dorso, achei esquisito a resposta do aileron, pensei comigo, algo nao está ligado no aviao(aileron), testei o leme e ficou tudo mais esquisito ainda e com o mesmo de dorso, desliguei o motor e deixei cair a frente (isso tudo levou nem 5 segundos), somente mantive o mesmo em vôo nivelado de dorso mesmo(que quebre o menos possível).

Após 1 hora caminhando no milharal que existe depois da cabeceira, a surpresa, achei o aviao boiando num laguinho a frente praticamente intacto e cheio de água, acho que mais uns minutos ele afundava, com os seguintes danos:

cowl amassado, canopy quebrado e painel da asa direita amassado, o mesmo já foi para a oficina e em breve voará novamente.

abracos[/quote:2c260050ce]

Existe alguma maldição nesse aero rsrsrsrs.

Eu tive problemas de comando, relatei lá no meu post ... cada vez que eu ligava o aero, os aleirons estavam em uma posição diferente ....

Troquei servo, troquei receptor, chave on-off ... bateria ... e nada ....

Um belo dia, troquei tudo junto ... e pronto ... acabou o problema .... mas mesmo assim ... toda vez que vôo ... preciso dar uma trimada de leve nos aleirons ... e ninguém sabe responder o motivo.

Que bem que os danos foram leves ... vai dar tudo certo e recuperar o mesmo ... o dgalatto ... vendendo um canopy desse aero ... tem avaria mais são poucas ...

Veja com ele se vale a pena ....

Abraços,

Léo
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo
Responder