Vôo pendurado!?!
Vôo pendurado!?!
Fala galera do e-voo, vendo alguns videos de aeromodelos, percebi que alguns aeromodelos parecem ter o voo pendurado, os estabilizadores não voam no mesmo alinhamento do motor, voam como se estivessem pendurado,os estabilizadores parecem não gerar sustentação, o que causa esse efeito?
é excesso de potencia de motor?
é excesso de potencia de motor?
-
- membro
- Mensagens: 977
- Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
- Localização: Osasco-SP
Re: Vôo pendurado!?!
[quote:8ad3f553d2="skyrock"]Fala galera do e-voo, vendo alguns videos de aeromodelos, percebi que alguns aeromodelos parecem ter o voo pendurado, os estabilizadores não voam no mesmo alinhamento do motor, voam como se estivessem pendurado,os estabilizadores parecem não gerar sustentação, o que causa esse efeito?
é excesso de potencia de motor?[/quote:8ad3f553d2]
Avião feito fora dos padrões de aerodinâmica, mal montado, etc... E voam porque o motor tem umas 3x a mais de empuxo do que o peso do "modelo"...
é excesso de potencia de motor?[/quote:8ad3f553d2]
Avião feito fora dos padrões de aerodinâmica, mal montado, etc... E voam porque o motor tem umas 3x a mais de empuxo do que o peso do "modelo"...
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
Bom, como já foi mencionado antes, são aeromodelos mal construídos, fora dos padrões tanto de aerodinâmica quanto de construção de um avião (aeromodelo) e que na maioria das vezes são cortes do tipo CNC ( corte nas coxas ).
Quanto ao estabilizador gerar sustentação, este só o fará se tiver uma leve incidência positiva, coisa que a maioria aqui tem é negativa ou ter perfil para gerar sustentação, pois como a maioria dos estabilizadores são de perfil plano e alinhado a linha de centro da fuselagem, este só irá estabilizar a cauda se o aeromodelo estiver em uma velocidade ideal de voo, coisa que a maioria desconhece e acha que se o motor tem 3X mais empuxo do que o peso do modelo, poderá voar bem devagarinho e o primeiro sintoma de velocidade baixa demais, é cauda baixa em voo reto e nivelado (nivelado em termos).
A causa maior é sim de má construção do aeromodelo.
Quanto ao estabilizador gerar sustentação, este só o fará se tiver uma leve incidência positiva, coisa que a maioria aqui tem é negativa ou ter perfil para gerar sustentação, pois como a maioria dos estabilizadores são de perfil plano e alinhado a linha de centro da fuselagem, este só irá estabilizar a cauda se o aeromodelo estiver em uma velocidade ideal de voo, coisa que a maioria desconhece e acha que se o motor tem 3X mais empuxo do que o peso do modelo, poderá voar bem devagarinho e o primeiro sintoma de velocidade baixa demais, é cauda baixa em voo reto e nivelado (nivelado em termos).
A causa maior é sim de má construção do aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Farleytufao
- membro
- Mensagens: 1943
- Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
- Localização: Betim MG
- fabiorieger
- membro
- Mensagens: 383
- Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm
[quote:36b8cc1454="fabiorieger"]Será que o nosso amigo não andou vendo vídeos da galera fazendo Tork Roll??
É isso que você está falando?
http://www.youtube.com/watch?v=mG9tmfku0cw[/quote:36b8cc1454]
Poxa Fábio, não sou tão leigo assim não.... rsrs...
Na verdade é como o Laercio msm falou, em baixa velocidade você vê a cauda baixa em relação a linha de voo, nem se pode falar em voo cabrado (como algumas aeronaves voam), é um voo com a cauda pendurada msm, vi em muitos videos principalmente destes cessnas (hellfly - nada contra) que o pessoal gosta de construir,
se eu achar um video que mostra eu posto aqui...
só queria ter certeza do que causa essa "cauda pendurada" e pelas explicações é uma soma de fatores principalmente relacionados ao motor e a construção.
Obrigado Laercio e Victor pelas respostas,
É isso que você está falando?
http://www.youtube.com/watch?v=mG9tmfku0cw[/quote:36b8cc1454]
Poxa Fábio, não sou tão leigo assim não.... rsrs...
Na verdade é como o Laercio msm falou, em baixa velocidade você vê a cauda baixa em relação a linha de voo, nem se pode falar em voo cabrado (como algumas aeronaves voam), é um voo com a cauda pendurada msm, vi em muitos videos principalmente destes cessnas (hellfly - nada contra) que o pessoal gosta de construir,
se eu achar um video que mostra eu posto aqui...
só queria ter certeza do que causa essa "cauda pendurada" e pelas explicações é uma soma de fatores principalmente relacionados ao motor e a construção.
Obrigado Laercio e Victor pelas respostas,
- fabiorieger
- membro
- Mensagens: 383
- Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm
-
- membro
- Mensagens: 880
- Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
- Localização: Minas Gerais
[quote:2f037edc37="skyrock"][quote:2f037edc37="fabiorieger"]Será que o nosso amigo não andou vendo vídeos da galera fazendo Tork Roll??
É isso que você está falando?
http://www.youtube.com/watch?v=mG9tmfku0cw[/quote:2f037edc37]
Poxa Fábio, não sou tão leigo assim não.... rsrs...
Na verdade é como o Laercio msm falou, em baixa velocidade você vê a cauda baixa em relação a linha de voo, nem se pode falar em voo cabrado (como algumas aeronaves voam), é um voo com a cauda pendurada msm, vi em muitos videos principalmente destes cessnas (hellfly - nada contra) que o pessoal gosta de construir,
se eu achar um video que mostra eu posto aqui...
só queria ter certeza do que causa essa "cauda pendurada" e pelas explicações é uma soma de fatores principalmente relacionados ao motor e a construção.
Obrigado Laercio e Victor pelas respostas,[/quote:2f037edc37]
Em baixa velocidade com o CG atrasado isso pode acontecer também.
É isso que você está falando?
http://www.youtube.com/watch?v=mG9tmfku0cw[/quote:2f037edc37]
Poxa Fábio, não sou tão leigo assim não.... rsrs...
Na verdade é como o Laercio msm falou, em baixa velocidade você vê a cauda baixa em relação a linha de voo, nem se pode falar em voo cabrado (como algumas aeronaves voam), é um voo com a cauda pendurada msm, vi em muitos videos principalmente destes cessnas (hellfly - nada contra) que o pessoal gosta de construir,
se eu achar um video que mostra eu posto aqui...
só queria ter certeza do que causa essa "cauda pendurada" e pelas explicações é uma soma de fatores principalmente relacionados ao motor e a construção.
Obrigado Laercio e Victor pelas respostas,[/quote:2f037edc37]
Em baixa velocidade com o CG atrasado isso pode acontecer também.
- LaercioLMB
- membro
- Mensagens: 13807
- Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
- Localização: Porto Alegre - RS- 53
[quote:237736e708="Lumberjack"]
Em baixa velocidade com o CG atrasado isso pode acontecer também.[/quote:237736e708]
Aeromodelo com peso de cauda é quase impossível de voar. Pode se voar com peso de nariz, mas com peso de cauda, é bem complicado de mantê-lo voando.
Em baixa velocidade com o CG atrasado isso pode acontecer também.[/quote:237736e708]
Aeromodelo com peso de cauda é quase impossível de voar. Pode se voar com peso de nariz, mas com peso de cauda, é bem complicado de mantê-lo voando.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
-
- membro
- Mensagens: 859
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm
Modelos qie parecem voar pendurados, na gangorra, como todo mundo já disse, é o modelo MAL: feito, equilibrado, projetado e voado....
Segue uma ilustração sobre a questão equilibrio e o profundor, vai além do Cx de asa e profundor...mas começa por ai....
Tera
Segue uma ilustração sobre a questão equilibrio e o profundor, vai além do Cx de asa e profundor...mas começa por ai....
Tera
- Anexos
-
- equilíbrio estático.jpg (33.62 KiB) Exibido 2975 vezes