Antenas 2.4 ghz artigos interessantes

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Nos cálculos acima usa-se numeros menores sem multiplicar a frequencia por 2, mas o resultado é o mesmo após calculado.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Dando uma esquentada no tópico.

Link sobre a construção de uma antena Patch:






http://www.rc-cam.com/gp_patch.htm
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 8:20 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Atendendo ao pedido do amigo Condor, segue as fotos da antena Patch da FrSky aberta mostrando que a mesma veio de fábrica com o adesivo que indica o lado que seria a frente montado errado.
Como vocês podem ver o certo é o elemento diretor para frente (o quadrado menor), sendo que o adesivo esta fixado na parte de traz (o quadrado maior).
Se você tiver uma antena dessa vale a pena abrir e conferir se esta tudo certo para evitar problemas futuros.
Anexos
Antena FRSky 1.jpg
Antena FRSky 1.jpg (37.03 KiB) Exibido 5873 vezes
Antena FRSky.jpg
Antena FRSky.jpg (36.56 KiB) Exibido 5873 vezes
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Oi Condor,

Mais uma dúvida, os dois elementos estão em curto pelo parafuso que segura o elemento diretor, está certo isso ou os dois elementos devem ser completamente isolados um do outro?

Obrigado
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:438deec3c3="juliogdiana"]Oi Condor,

Mais uma dúvida, os dois elementos estão em curto pelo parafuso que segura o elemento diretor, está certo isso ou os dois elementos devem ser completamente isolados um do outro?

Obrigado[/quote:438deec3c3]

Júlio

Daria pra postar um detalhe da ligação dos elementos?

Talvez haja 2 refletores e o elemento irradiante seja o "miolo do centro" para maior ganho.

Toda a antena possui 1 ou mais diretores ou refletores mas pelas fotos não ví isso.

Em todo sistema a malha do cabo vai conectado ao refletor e seprado pelo dieletrico internos conectado ao elemento ativo.

Isso não muda a direção que você observou, pois o refletor sempre vai na parte trazeira da antena.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Se a antena tiver essa configuração, o elemento ativo que recebe o sinal e reflete aos refletores é o pedaço de cabo ou elemento do centro do conector.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:739d99cdff="CONDOR 2"]Se a antena tiver essa configuração, o elemento ativo que recebe o sinal e reflete aos refletores é o pedaço de cabo ou elemento do centro do conector.

[/quote:739d99cdff]

Vixi agora que percebí essa redundancia redonda.

Meus inimigos responderão HA VÁ!!!! :D :D :D :D
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:dfd94b6562="CONDOR 2"][quote:dfd94b6562="CONDOR 2"]Se a antena tiver essa configuração, o elemento ativo que recebe o sinal e reflete aos refletores é o pedaço de cabo ou elemento do centro do conector.

[/quote:dfd94b6562]

Vixi agora que percebí essa redundancia redonda.

Meus inimigos responderão HA VÁ!!!! :D :D :D :D[/quote:dfd94b6562]

Sem problema,

Vamos aos fatos:

A malha está ligada ao elemento maior e o fio interno está ligado ao elemeto menor, porem os dois elementos estão em curto pelo parafuso do meio.
Anexos
IMG_1801.JPG
IMG_1801.JPG (30.56 KiB) Exibido 5787 vezes
IMG_1802.JPG
IMG_1802.JPG (35.9 KiB) Exibido 5787 vezes
IMG_1803.JPG
IMG_1803.JPG (30.87 KiB) Exibido 5787 vezes
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Ok Julio.

É o sistema da antena onde o sinal reflete do diretor ao emissor, dimensionado corretamente pelas proporções dos elementos.

Existem vários tipos de acoplamentos e esse sistema seria o mesmo de um gama match onde para o sinal não existe curto circuito.

Acoplamentos indutivos, capacitivos, gama em loop, etc...

Apenas respeite o elemento menor que é o irradiante.

Foi muito útil verificar internamente essa antena, além de conhecer como funciona, descobrir a inversão do invólucro.













Tem um artigo que dá algumas noções de acoplamentos desse tipo:

http://books.google.com.br/books?id=_Pd ... ng&f=false

Também em:

http://www.qsl.net/iz7ath/web/02_brew/0 ... 02_eng.htm
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 8:22 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Esquentando o tópico

Aí vai uma foto da saída do tx do Turningy 9x......

A mesma do HK .

Detalhe da soldagem e localização da antena.



Créditos do gygio :lol: :lol: :lol:
Editado pela última vez por CONDOR 2 em Ter Jan 26, 2016 8:22 pm, em um total de 1 vez.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder