Yak 54 - 91 - Seagull com DLE20cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:0d02f0933e="paulozardo"]Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo[/quote:0d02f0933e]

Paulo,

É de longe o avião mais aliviado da Seagull ... já vi o spacewalker ... Christen Eagle ... Raven Turbo entre outros .... todos da Seagull ... e nenhum é tão aliviado quanto esse.

Sinceramente ... acho que poderia ter mais balsa sim ... falta lugar para por baterias por ex. para colocar uma bomba de fumaça ... complica também ... a balsa logo à frente do trem de pouso é hiper fina ... ao ponto do combustível vazar por ela ....

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:2776da5a08="paulozardo"]Opa

Antes vou voar com o canopy quebrado, se eu gostar do voo do aero, troco o canopy, senao me livro do aero do jeito que se encontra.

Agora, na hora de consertar, você descobrem o que fazem, a Seagull monta todas as longarina de balsa leve, nao coloca nenhum reforço, praticamente a entelagem mantem tudo no lugar. Tirei a entelagem da asa (de boa qualidade, soltou e recolou bem) e consertei uma metade da asa na cola CA, abri a outra e estou recolando, o problema é que preciso esperar a balsa secar, e aqui nao para de chover. Todas as colagens do aero são com cola branca, então ficou tudo mole, conforme seca vai recuperando a colagem, acho que um pouco de epoxi seria melhor (eu prefiro, sei de muita gente que prefere cola branca pela flexibilidade da ligação).

Vou reforçar as colagens do avião com uma cola a base de poliueratano (semelhante aquela usada para fixar portas de madeira), já que a fuselagem não fez nada, somente forçou um pouco.

Paulo[/quote:2776da5a08]

Paulo,

Dei uma "pisada" na grama hoje em um pouso e arrancou o trem de pouso.

Talvez eu precise entelar novamente a parte de baixo do avião .... procurei muito e não encontrei ....

Você saberia dizer as cores desse avião para eu poder comprar o monokote ???

Acho que o amarelo é o amarelo cub ... agora o vermelho e o azul eu estou perdido ....

Léo
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Leo

Nao sei dizer a cor, sinto nao poder ajudar.

Hoje fiz mais um voo com o YAK, mas foi decepcionante, o DLE 20cc nao puxou o aviao, ficou meio manco, e o aviao tem um voo esquisito.

Eu desisti do aviao, realmente nao gostei dele.

paulo
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:60def9adc8="paulozardo"]Leo

Nao sei dizer a cor, sinto nao poder ajudar.

Hoje fiz mais um voo com o YAK, mas foi decepcionante, o DLE 20cc nao puxou o aviao, ficou meio manco, e o aviao tem um voo esquisito.

Eu desisti do aviao, realmente nao gostei dele.

paulo[/quote:60def9adc8]

Como assim não puxou o avião cara ?????

Que hélice tá usando ???

Usa uma 16x8 master .... o avião tem o vôo legal cara ... tem algo de estanho no seu aero bicho ....

léo
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.

No resto, o aviao nao voou direito, nao sei explicar, mas nao gostei do voo, talvez o problema seja comigo, que acostumei com avioes maiores, de voo mais preciso.

abracos
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:707ac2107b="paulozardo"]Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.

No resto, o aviao nao voou direito, nao sei explicar, mas nao gostei do voo, talvez o problema seja comigo, que acostumei com avioes maiores, de voo mais preciso.

abracos[/quote:707ac2107b]


Poxa Paulo,

Que estranho ... será que o rcgf tem mais potência que o dle ..... meu avião ficou até rápido d+ com a 16x8 .... e nem de madeira é ....

E o vôo é mais instável sim que os aviões de porte maior ...

Léo
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:aad1c7e14f="paulozardo"]Leo

Nao voou direito, uso uma 16x8 ching ling de madeira, mas faltou potencia, na vertical o aviao subia uns metros e parava.


abracos[/quote:aad1c7e14f]

Ou seu motor não está regulado direito ou está com problema na alimentação. É impossível um DLE 20cc não puxar um motor desse.

Veja, você já reclamou do Extra que faltou potência, agora do Yak. Você já teve problema com esse motor de alimentação não foi?

Eu acredito que esse motor seu apesar de está funcionando, não está funcionando 100%, por isso não tem a performance esperada. Ele ainda continua com problema e você terá que investigar. Acredite em mim, seu motor não está funcionando corretamente. Não tem como faltar potência nesse conjunto.

Sobre o voo, adianta um pouco o cg e veja se melhora. Acredito que esteja com peso de cauda.

Não desiste do avião não, dá uma trabalhada nele. No motor, como te falei e adianta o CG.
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

Infelizmente nao tenho conseguido acompanhar o e-voo como gostaria. Eis o que posso de dicas para ajudar:

Tenho um yak da phoenix com o DLE 20, e segui a risca dicas do bolivar na montagem. SEMPRE faço o check antes da decolagem, conferindo se os servos estao atuando corretamente.

Nao custa nada e pode custar meu aviao, entao para aqueles que gostam de rir de mim por isso, tenho pena deles.

Otima configuração pois sobra motor e da torque com cerca de 1/3 do motor. Só que é uma pedra descendo controlada no ceu caso o motor venha a apagar...

Fuselagem: Usei cola branca diluida e apos secar, por cima coloquei epoxi 24hs diluida. Ele ficou firme, macio e impermeavel. Esperei calmamente cerca de 3 dias para o processo ficar bem seco.

Nas pontas das asas embaixo, foi colocada fita 3M. Ela nao permite que em caso de toques a entelagem se rasgue ou aranhe

Apos um tempo, por indicação do bolivar, reforcei leme, ailerons e profundor com uma tira (2cm de largura) de oracover transparente, pois ele começou a afrouxar apenas com as dobradiças.

Motor: tambem foi montado de cabeça para baixo. Corte pequeno do cow para saida do escape e cabo de vela. Foi retirada a mola que faz o acelerador voltar para marcha lenta, assim nao força o servo a trabalhar 100% do tempo.

Porem para guardar em casa o aviao fica de dorso, assim nao suja demais a vela. E esta troquei por NGK original, apos ter o motor apagado em voo 2x... nunca mais deu problema! Comprei 3 e so usei 1 ate hoje

Sistema de alimentação e abastecimento: Usei tygon no tanque, mas endureceram apos um tempo, entao troquei tudo para neoprene.

Em tempo de chuva o aviao fica 3 a 4 meses encostado. Deixo funcionar ate apagar, e encho o tanque. Nao tive mais problemas. So mantenho tygon fora do tanque.

Uso filtro de papel na bomba de abastecimento e outro na entrada para o tanque, encontrei em loja de peças para motos. Por dica do bolivar nao coloquei filtro dentro do tanque e na linha de alimentação do motor. So tem o pescador la dentro mesmo.

Ja abri o carburador 2x para limpar a "telinha" (ultimo filtro) e encontrei muito pouca sujeira na segunda vez ( apos instalar os filtros ). Para tanto basta retirar o unico parafuso na alimentação do carburador.

Trabalho com gasolina de posto, sem tirar o alcool e um bom oleo para motor 2 tempos na proporção de 33 a 35 ml de oleo por litro de gasolina ( 40:1 conforme manda o manual ).

Perdi o controle em voo e recuperei 2x, entao troquei o radio spektrum para futaba fasst. Verifiquei novamente toda a fiação, e baterias e encontrei tambem falhas. Entao nao posso dizer que a falha era do spektrum, poderia ser apenas mal contato.

Ufa! O aviao so teve avarias 1x, quando pousou sem motor fora da pista e o trem de pouso arrancado, mas consertado pelo bolivar ficou perfeito!

Abraço, espero ter ajudado
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Krekrek

Qual o tamanho desse teu yak da phoenix?? seria o para motores .46?

Paulo
Avatar do usuário
krekrek
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 3:46 am
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por krekrek »

[quote:0e875b6eed="paulozardo"]Krekrek

Qual o tamanho desse teu yak da phoenix?? seria o para motores .46?

Paulo[/quote:0e875b6eed]

desculpe a demora, nao é o para motores 46. o meu é um para motores na faixa 60-90. Ele tem 1,60 de envergadura e 1,40 de comprimento.

Vendi o spinner e montante que vieram nele no dia que comprei! Coloquei um montante ajustavel e um spinner de aluminio

Como pouso na terra, troquei as rodas para maiores e ficou otimo! Ainda nao fiz uso das polainas...

Fotos aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1315936#1315936
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
Responder