Construção do meu primeiro aéro um Cessna 182 com fotos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
cesaritap
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Mensagem por cesaritap »

OK valeu pela dica, e já vai mais uma pergunta hehehe, estou considerando o CG zerado quando o estabilizador fica nivelado, esta certo??? Ajusto o CG do meu Cessna dessa forma:
- Apoio o modelo pela asa a 1/3 de corda da borda de ataque;
- Ajusto a pasição da bateria de forma que o estabilizador vertical fique nivelado;
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Cmte Gueirova
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Mensagem por Cmte Gueirova »

Bom dia Bugalaws!

Bela construção garoto, perfeita e bem elaborada.
Quanto ao pouso, realmente meu amigo isso é difícil no início, tenho um amigo que já é aeromodelista a mais tempo e ele me ensinou da seguinte forma faça aproximação com o aero mais ou menos a 4 metros de altura com meio motor, arremeta repita o processo com uma diferença, tire completamente o motor, será diferente dessa vez pois o aero ficará com tendência de descer como uma pedra, vá cabrando até ele devagar, fazendo um zig zag de subida e descida, bem levemente até que ele pouse.

Espero ter ajudado, abraço e bons vôos.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Bom, estive lendo o tópico e não pude deixar de comentar algo.
Primeiro, se ao dar todo o motor o aeromodelo sobe, isso é normal e correto, só não ocorre se a construção estiver errada e é por isso que se faz a trimagem de um aeromodelo com meio motor e "[b:83cad70565]NUNCA[/b:83cad70565]" com motor a pleno (todo acelerado).
O que faz o aeromodelo subir é a sustentação ds asas e não o motor e a medida em que a velocidade que o ar passa pelas asas, mais sustentação elas irão gerar, já falei isso várias vezes.
Vamos a um exemplo simplificado.
Vamos imaginar que um determinado aeromodelo tenha uma velocidade de estol de 20 km/h e o peso desse aeromodelo é de 950g.
Isso significa que o aeromodelo estando a menos de 20 km/h, as asas não conseguem gerar uma sustentação de 950g e o aeromodelo cai pelo peso dele ser superior ao da sustentação das asas.
Por isso que um aeromodelo bem construído e trimado corretamente, com 3/4 do motor ele decola facilmente, não necessitando de toda a aceleração do motor.
Vamos supor que o aeromodelo a meio motor, obtenha uma velocidde em que as asas conseguem gerar uma sustentação levemente maior do que os 950g do aeromodelo, nesse caso, se consegue manter um voo nivelado, devido as trimagens estarem corretas também, mas ao acelerarmos o motor a 3/4 ou a pleno, a velocidade em que o ar passa pelas asas, será muito maior e com isso, a sustentação que as asas estarão gerando será bem maior do que os 950g do aeromodelo e por iso ele sobe, por que a força que empurra ele para cima é bem maior do que o peso dele que o empurra para baixo.
Segundo, isso de tirar o motor de um aeromodelo e ele descer igual a uma pedra, NON ECXISTE, pois um aeromodelo bem construído, tem energia cinética suficiente par manter ele planando perfeitamente bem e a velocidade que ele irá se aproximar do chão, dependerá de quanto de arrasto ele terá. Mais uma vez entra a constução de um aeromodelo, pois se ele for mal feito e tiver muito arrasto, esse arrasto irá atuar mais eficazmente como freio, fazendo com que a velocidade do aeromodelo caia rapidamente e com isso ele entra em velocidade de estol mais rapidamente.
Por esse motivo é que o fator peso é muito importante em uma construção, pois se o peso estiver muito próximo ao arrasto, o aeromodelo perderá velocidde rapidamente e com isso, não irá conseguir planar e cairá sim como uma pedra, pois foi mal construído.
Sobre precisar de pista para pousar, é perfeitamente normal isso, pois uma pista adequada, não tranca o aeromodelo e lhe permite deslizar na pista sem problemas e terá a inércia do peso dele que foi transformada em energia cinética a empurrá-lo na pista depois que ele toca o solo e se tira o motor. Por isso é que os aviões tem freio nas rodas e reverso nas turbinas.
Um pouso bem feito não se consegue da noite para o dia, requer muito treino e não será aprendendo a pousar um determinado aeromodelo, que irá dominar 100% qualquer outro sem antes pegar todos os mecetes de cada aeromodelo e não será or que você aprendeu a pousar bem um Cessna 182, que irá pousar 100% bem outro Cessna 182 construído por outra pessoa, pois cada construtor tem um modo direfente de construir, ainda mais nos dias de hoje em que a maioria quer fazer de qualquer jeito, o que deixa cada modelo com suas peculiaridades de voo.
Terceiro, sobre o CG de um aeromodelo, nem todos tem ele a 1/3 da corda das asas, ainda mais se for de asa mista como o Cessna 182.
O CG de um aeromodelo pode variar entre 25% a 35% e em asas do tipo Zagi, isso tem uma variação maior ainda, que pode começar a partir de 15%.
É correto acertar o CG de um aeromodelo elétrico, deixando-o com a cauda levemente levantada e não 100% nivelada a linha de centro da fuselagem.
Mas por que isso?
Quando se acerta o CG de um aeromodelo glow, se faz com o tanque vazio, mas ao decolar com o tanque ceio, o nariz de um aeromodelo glow sempre estará pesado e nunca vi ningué, reclamar disso e quando pousa com o tanque quase vazio, a cauda ainda não está 100% nivelada e em aeromodelo elétricos em que o peso da bateria é o mesmo estando ou não com carga, é aconsekhável deixar a cauda levemente acima da linha de centro da fuselagem, pois é fácil de voar com peso de nariz, mas quase impossível de voar com peso de cauda.
Sobre aprender a pousar, terá que treinar muito mesmo, fazendo aproximações e toques na pista, para aprender qual é a distância, altitude e a inclinação da rampa de pouso do seu aeromodelo para pegar o jeito de onde ele irá tocar a pista quando for pousar.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Gabrielghas
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Mensagem por Gabrielghas »

Grande Laercio. Sempre tirando dúvidas. Muito boa a explicação.
cesaritap
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Mensagem por cesaritap »

Laercio muito obrigado pela "aula", quanto a usar bastante pista sei que é normal na aviação devido a energia cinética acumulada na aéronave que deve ser dissipada de alguma forma, sendo éla pelo simples atrito das rodas ou por um sistema de frenagem, perguntei isso porque já vi videos de pousos em 2 ou 3 metros e achei que seria fácil faze-los, mas na prática não foi bem assim...
cesaritap
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Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
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Mensagem por cesaritap »

Pessoal seguem minhas dúvidas sobre o pouso, já consegui pousar rasoavelmente bem, o meu problema agora é fazer o modelo perder altitude para a aproximação, já li aqui no fórum que se deve deixar o modelo descer sozinho sem forçar, mas se faço isso, tomo um boa distância alinho com a pista e diminuo o motor, o modelo demora muito para perder altitude e quando chega na pista ainda esta muito alto, do contrário se forço ele para baixo quando chego na pista estou com muita velocidade. Qual é a dica nesse caso
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MarcaoIvinhema
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Mensagem por MarcaoIvinhema »

Olá amigo, bela construção!

Eu me utilizo do seguinte modo: sempre vou no inicio da pista, levo o aero para tráz da pista (isso depende do vento) e deixo o motor a 30%, com esse motor é possivel voar e nivelar a sua altitude usando somente a queda de aceleração, a dica é que sempre pouse contra o vento, assim o vento segura mais seu aeromodelo fazendo o efeito "freio" no ar e dai é boa aterrisagem!
cesaritap
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Mensagem por cesaritap »

Já faço isso Marcão, inclusive com vento acho mais fácil de pousar, mas e quando não tem vento???
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galo_ivi
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Mensagem por galo_ivi »

[quote:e08aac2fcf="cesaritap"]Já faço isso Marcão, inclusive com vento acho mais fácil de pousar, mas e quando não tem vento???[/quote:e08aac2fcf]

Com vento é mais fácil, sem vento é sempre mais radical. O que tem a fazer é começar a rampa de descida mais longe e encontrar a aceleração correta, a velocidade tem que estar pouca coisa superior a velocidade de stol.
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