Duvida qual combustivel usar dla 112

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
rafaelgmp2
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
Localização: Divinópolis,MG

Duvida qual combustivel usar dla 112

Mensagem por rafaelgmp2 »

Pessoal, gostaria de saber, o que funcionará melhor para meu motor, sendo que é um dla de 112cc ,

Gasolina Podium BR, ou AVGAS??

alguém sabe o que fica melhorr???
"Tente manter o número de pousos igual ao número de decolagens."
Se não conseguir, algo está errado ... :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

pra cada um que comentar aqui, a solução é diferente...
a minha experiência:
voo com gasolina a uns 16 anos
já tentei avgas e não me adaptei
já usei gasolina comun da mais chulé, que funciona mas não é muito legal a médio prazo.
usei muito tempo pódium com excelentes resultados
hoje uso vpower com os mesmos resultados e a vantagem de ser mais barata e encontrar mais fácil.
lembrando que eu não faço voos hiper mega super, e não preciso que meus motores desempenhem 110%
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

lembrando que, ao optar por um tipo de gasolina-qualquer que seja-você regula seu motor para funcionar ótimamente com aquele combustível em particular- tem que se manter fiel ou ficar regulando a cada troca de combustível.
não dá pra usar avgas e num fim de semana que voce ficar sem gasolina, ir pra podium ou vpower-muda regulagem, muda performance, muda tudo.
isso tem que ser levado em consideração- facilidade de aquisição.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

Mensagem por paulozardo »

Se AVGAS for de fácil aquisicao, vá de AVGAS, para mim é o que dá mais certo e menos dor de cabeça.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Sempre usei V-Power da Shell com óleo Motul 800... desde a primeira até a última partida dos motores que já tive. Nunca, repito: NUNCA tive nenhum tipo de problema.

Mas se optar por AVGAS funciona bem também, mas diminuirá a vida útil do motor. Dê uma pesquisada aqui no forum ou no Google e vai entender o porquê.

Abraços!
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

Carlos, já usei tanto Avgas quanto Podium em meus motores, por bastante tempo... nunca percebi diferença em relação a vida útil dos motores... até achei que meus motores com Avgas estavam carbonizando muito menos, e nunca precisei limpar carburador nenhuma vez... de resto, mesma coisa entre ambos combustíveis...
conheço gente que voa gassers com Avgas a mais de 10 anos com mesmo motor, e estão ótimos até hoje!
vai mesmo é da qualidade do motor, das regulagens, e do modo de uso...
Recomendo tanto Avgas quanto Podium, mas como disse o Camacho, começou em um combustível, fique somente com ele, pra evitar dores de cabeça depois...
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

o Castrol sintético é muito bem falado... só atente em ele ser 2 tempos viu, cuidado pra não comprar 4 tempos por engano...
quanto ao AvGas, se for em aeroclube, geralmente é mais fácil de comprar... direto em aeroporto mesmo, é mais difícil, tem fiscalização que geralmente barra a venda, mas não custa tentar aí...
eu sempre compro AvGas aqui em BH no Helicentro (Heli BH), que é um centro de manutenção e hangaragem de helis, e o preço lá é bem vantajoso! se você vem pra BH com frequência, recomendo ir lá comprar, é só dizer na portaria que é pra comprar gasolina pra aeros que eles liberam...
eu sempre comprava de 10 em 10 litros, deixava guardada em local com pouca luminosidade e sem umidade, bem fechado e sem misturar com o óleo, ficava por mais de meses e sem problemas...

abraços
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Podium + óleo sthill= motor para o resto da vida.

Avgas, motul, sintético, tudo é bacana também, aí cada um sabe se vale a pena. Só estou demonstrando que o mais fácil e mais em conta $$$$ vai fazer seu motor funcionar e durar o resto da vida.

Mano Rafael, tá voando o quê? Está voando em Cláudio?
Rocha10
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qua Mar 13, 2013 3:08 pm
Localização: Fortaleza-Ceará

Mensagem por Rocha10 »

Já ouvi relatos de modelistas que têm bons resultados com gasolina comum, retirando dela o alcóol. É o que muitos chamam de "gasolina lavada". O processo é simples, não sei se presta pois não uso motor a gasolina.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:d93509c91a="Rocha10"]Já ouvi relatos de modelistas que têm bons resultados com gasolina comum, retirando dela o alcóol. É o que muitos chamam de "gasolina lavada". O processo é simples, não sei se presta pois não uso motor a gasolina.[/quote:d93509c91a]
o problema da gasolina lavada é que não se consegue retirar apenas o alcool, mas com ele saem outras substãncias que são úteis e desejáveis.
particularmente não acho legal, mas tem quem usa e defende(como QUALQUER outra forma de gasolina).
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Responder