P51 Mustang GIANT - Motor DLA 56 GAS - Fim dos dias - CRASH!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:49115a3337="Douglas Rafael Maia"]
...
Depois disso, meu Extra com 2 baterias para o RX com 2 chaves muitos daqui falaram que é peso demais, medo demais, e bla bla bla, porém, o seguro morreu de velho,
...
[/quote:49115a3337]

Pois é Douglas, também penso assim. Tanto é que, depois que perdi meu extrinha elétrico devido um curto na saída do ESC causado pelo motor, o que determinou o desligamento de todo o sistema e a queda do aeromodelo de forma descontrolada, passei a utilizar nos meus aeromodelo à partir de 1 metro de tamanho, que tenho mais "ciúme", bateria independente para o receptor.

Nunca tinha pensado em utilizar chave on/off duplicada, em paralelo. mas é uma excelente opção para aeromodelos GIANT e, vou adotar nos meus próximos setup's.

Quanto a continuar em frente e seguir com novos projetos, já estou desenhando a planta do próximo P51, que pretendo construir logo, logo. Já estou com quase 50% das partes desenhadas no corel e será cortada à laser. Envergadura de 2,1m. Pretendo fazer em compensado de 4mm aliviado.

Quando começar, abro um post. E quem desejar os moldes para construir é só mandar MP.

[img:49115a3337]https://y8pvfw.sn2.livefilestore.com/y1p2gZtXPmFuQIGC6U8WBthhLzNWJKBKDWYOIpxwtv2wHaBSBb5hhL2Hccs5du576J4vzAtbL9OmJgpnsvwArdISxhuKDb6gqqU/Nervuras%20das%20asas.JPG[/img:49115a3337]

Está é uma prévia da planta que estou concluindo.
Um forte abraço!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:d50337762c="Yensid"][quote:d50337762c="Douglas Rafael Maia"]
...
Depois disso, meu Extra com 2 baterias para o RX com 2 chaves muitos daqui falaram que é peso demais, medo demais, e bla bla bla, porém, o seguro morreu de velho,
...
[/quote:d50337762c]

Pois é Douglas, também penso assim. Tanto é que, depois que perdi meu extrinha elétrico devido um curto na saída do ESC causado pelo motor, o que determinou o desligamento de todo o sistema e a queda do aeromodelo de forma descontrolada, passei a utilizar nos meus aeromodelo à partir de 1 metro de tamanho, que tenho mais "ciúme", bateria independente para o receptor.

Nunca tinha pensado em utilizar chave on/off duplicada, em paralelo. mas é uma excelente opção para aeromodelos GIANT e, vou adotar nos meus próximos setup's.

Quanto a continuar em frente e seguir com novos projetos, já estou desenhando a planta do próximo P51, que pretendo construir logo, logo. Já estou com quase 50% das partes desenhadas no corel e será cortada à laser. Envergadura de 2,1m. Pretendo fazer em compensado de 4mm aliviado.

Quando começar, abro um post. E quem desejar os moldes para construir é só mandar MP.

[img:d50337762c]https://y8pvfw.sn2.livefilestore.com/y1p2gZtXPmFuQIGC6U8WBthhLzNWJKBKDWYOIpxwtv2wHaBSBb5hhL2Hccs5du576J4vzAtbL9OmJgpnsvwArdISxhuKDb6gqqU/Nervuras%20das%20asas.JPG[/img:d50337762c]

Está é uma prévia da planta que estou concluindo.
Um forte abraço!
Disney[/quote:d50337762c]
Disney,

Um legítimo membro da ACCA!!!

É bom saber que ainda existem aqueles que projetam e constroem os próprios aeromodelos, independentemente do tamanho.

O P51 é um modelo que está na minha lista para ser projetado, mas somente depois que construir o protótipo do Extra 300S para motores .40 equivalente (trata-se de um modelo flex, que pode ser montado tanto eletrico como glow).

O fator que está "pegando" comigo agora é a falta de tempo. Preciso distribuir melhor minhas atividades para retornar às construções.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:06d8d65b4c="Mac2"]
...
O fator que está "pegando" comigo agora é a falta de tempo.
...
[/quote:06d8d65b4c]

Hehehehe... Tempo nós nunca temos!!! A gente arranja! Todos os dias acordo às 5:00h da manhã para trabalhar nos meus aeromodelos. Das 5:00 às 7:00h! Faça chuva ou faça sol! Quer dizer, aqui só faz sol!

Meu maior problema é conseguir a balsa! Por isso estou mudando para materiais alternativos e pensando em usar compensado de 4mm que tenho aqui disponível. A tevel só quer vender para os revendedores!!!!
Disney

Edit.: Mas esse, (só cá pra nós e pros meninos do grupo) eu não estou projetando. Levaria muito tempo! Eu estou plagiando que é mais rápido! :lol: :lol: :lol:
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Na parte da manhã é complicado para mim. Saio de casa às 06:00 para o trabalho e chego a noite somente, aí o cansaço pega legal por ter enfrentado o trânsito de SP no horário do rush.

A planta do Extra está quase terminada desde julho e ainda não criei coragem para montar o protótipo. Esta planta eu projetei "do zero", me baseando em fotos e imagens em 3 vistas e gostei do resultado final, basta ver se o modelo voará bem.

Veja como ficou o desenho final, ah, também foi feita 100% no Corel Draw!

[img:652983ded9]http://imageshack.us/a/img441/9158/extrabymac.jpg[/img:652983ded9]

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Tá muito legal, Marco Aurelio! Muito bem feita. Agora é montar e ver como vai voar!
Disney
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Na minha opinião, o causador da queda foi o primeiro problema com o servo retrátil. Eu só não entendi se ele foi trocado ou não, mas com certeza ele entrou em curto, foi isto que causou a queda de tensão nas baterias e o alarme do rádio.
Este curto no servo provavelmente deve ter causado uma alta corrente fluindo pela chave, o que causou seu aquecimento e oxidação dos contatos, ou seu "afrouxamento". Ou ainda solda fria, os fios podem ter se aquecido a ponto de derreter a solda, mas continuaram no lugar, porém com o contato comprometido.
Ao voar novamente, a chave falhou, causando o travamento do servo do aileron.

Usar 2 chaves não sei se evitaria a falha. O certo é ao suspeitar de curto-circuito, trocar a chave e a fiação da bateria. Na verdade, a bateria também, pois não é mais confiável.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

Pergunta: o receptor do seu rádio é High Voltage??

Porque eu li nos textos acima que foi ligado 10 servos de força diretamente no RX e tb o não uso do Powerbox

Independente da capacidade da bateria, se o RX não for preparado para alta voltagem, quando se é exigido mais energia que o RX pode alimentar, dá pane elétrica e ai o sistema todo entra em "curto" (nao sei explicar tecnicamente)...

eu ja vi RX darem pau com 7 servos Futaba 3305, com 10 então, a probabilidade é bem maior!!

abs
Caveira
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:15f55e13a1="Caveira Special Paint"]

Pergunta: o receptor do seu rádio é High Voltage??

[/quote:15f55e13a1]

Caveira, meu rádio é um aurora 9 e o receptor um optima 9. Realmente, a falta do uso da power box já estava sendo uma modificação a ser realizada depois que comecei a ver o pessoal falando sobre isso num outro tópico. Infelizmente não houve tempo para implementar a modificação.

Ainda não testei a chave on/off. Aliás, os restos mortais do P51 estão num canto da minha oficina. Ainda não tive coragem de ir lá desmontar o resto das coisa. Mas vou fazer uma verificação adequada.

Quanto a bateria, já fiz um ciclo de descarga e recarga completo e ela está normal. Inclusive em uso em outro aeromodelo meu.

Obrigado pelas dicas pessoal!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:4fa2fa22fd="Yensid"][quote:4fa2fa22fd="Caveira Special Paint"]

Pergunta: o receptor do seu rádio é High Voltage??

[/quote:4fa2fa22fd]

Caveira, meu rádio é um aurora 9 e o receptor um optima 9. Realmente, a falta do uso da power box já estava sendo uma modificação a ser realizada depois que comecei a ver o pessoal falando sobre isso num outro tópico. Infelizmente não houve tempo para implementar a modificação.

Ainda não testei a chave on/off. Aliás, os restos mortais do P51 estão num canto da minha oficina. Ainda não tive coragem de ir lá desmontar o resto das coisa. Mas vou fazer uma verificação adequada.

Quanto a bateria, já fiz um ciclo de descarga e recarga completo e ela está normal. Inclusive em uso em outro aeromodelo meu.

Obrigado pelas dicas pessoal!
Disney[/quote:4fa2fa22fd]


Acho que a chavinha não é porque ele estava parcialmente com controle antes do chão...
eu sugiro vc olhar 2 coisas pra prevenir pro próximo: Pau elétrico no RX ou Servos com mal contato.

Veja se nao tem nenhum servo queimado ou com mal contato... já passei por isso e é morte na certa... rsrs!
liga os servos no RX, e force a cabeça do servo com ele ligado... se tiver com mal contato, contato sujo, curto ou algum problema dá pra perceber na hora... ou o servo fica instável, ou fica mole, ou simplesmente trava.

abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

cara, pode ter sido tambem o servo esquerdo do profundo bichado, pois pelo que vi, quando voce cabrava, o aero girava para direita, sinal que somente o servo direito estava subindo e funcionando como aileron.

Outra coisa, voce estava usando bateria de nimh 4S ? bem corajoso, qualquer curto de servo ou comandos muito fortes fazem a tensão cair facilmente.

Lembre-se que testar os servos com o aero no chão desligado é uma coisa, não há vibração etc, com o aero ligado e fibrando é outra coisa, ai sim podem aparecer os maus contatos.
Responder