MicroJet pusher - fácil de fazer e voar

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

Amigo, sem querer ofender e já dizendo: sei pouco perto de alguns neste fórum...

...mas veja bem o que afirma, ok? Tem gringo ou novato que poder ler sua afirmação sobre diedro...e acreditar.

[quote:369fb2e8df="gato perverso"]amigo vou dar minha opiniao tb, claro que isso é o que eu faria, well
a questao do diedro nao é assim tao essencial, pq? eu respondo, pq o
modelo nao vai ficar querendo virar de cabeça pra baixo o tempo todo,
nao é como montar num cavalo bravo, nao é bem assim, se vc colocar diedro,
vai ficar mais dificil de fazer curvas principalmente pq ele ta pesadinho e nao
vai ter tanta velocidade assim, com a carga alar que vc falou , voa sim, o
que vc vai ter que tomar cuidado é que vai exigir mais atençao, mais na
ponta do dedo, mais delicado de voar, so isso, eu colocaria a eletronica
que eu tenho e voaria, alias é isso que eu faço qd cismo de construir mas
nao tenho eletronica adequada, apenas veja um dia que esteja com bem
pouco vento pra faciltar senao vc noa consegue manobrar bem e decole
contra o vento, mesmo que esteja fraco e principalmente certifique-se de ter
um bom terreno à frente pra poder sentir o modelinho antes da primeira
curva, tipo acelerar mais forte, aliviar e ver em que velocidade ele se mantem
no ar sem cair, mas se for optar por eletronica mais leve, tem uns motores na
hk de 15grs, 20 gramas pra bateria levinha 2s que inclusive comprei
e to esperando chegar tb, outra coisa, se vc acha que ta curtindo aeros, vc nao vai
ter um unico motor, vc vai ter varios motores de varios kv's , varias baterias diferentes,
pq cada uma fica mais adequada pra um tipo e tamanho de aero,
porem algumas ficam meia boca pra certas construoes mas mesmo assim
da pra voar, entao vc nunca tera "o motor" definitivo e pau pra toda obra
outra coisa esse modelo nao vai durar tanto tempo assim na tua mao, vc deve
ter percebido que o nihon disse que nem tem mais nehum inteiro dos que foram feitos
e olha que ele sabe voar, entao esse modelo deve durar na tua mao uns 3 ou 4 voos depois
vai ter que fazer outro, nao é que nem carro que vc compra um uno pra no futuro comprar um idea e ir evoluindo,
aeromodelo foi feito pra voar e tb cair
nas maos de qlqr um, novato ou experiente, vc mesmo disse que é facinho de fazer certo ? entao pra que se preocupar?
relaxa, joga o bichinho, vai quebrar com certeza, eles sempre quebram rss, mas vc foi la fez e testou tua ideia,
testou teu conceito e viu na pratica o comportamento , ou sera que santos dumont acertou na primeira? alias, o 14 bis
o proprio nome ja sugere, deve ter tido 13 versoes anteriores ne rss batiza ele de microjet 1 bis, pinta de caneta mesmo
nem capricha muito nao, é pra teste, é teu prototipo, abraço camarada[/quote:369fb2e8df]
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

mas veja bem estou falando isso a respeito "desse modelo" ou algum outro parecido, é claro que o diedro estabiliza um aeromodelo, sem este detalhe ele fica mais instavel e mais abaixo eu disse que vai ficar mais sensivel, vai ter que levar mais na ponta dos dedos ao passo que se tiver diedro num modelo desse ele fica mais dificil de fazer a curva, principalmente pq estara com o motor 2822, estara pesado e em baixa velocidade, os comandos noa sao de asa toda e estao mais pra dentro em vez de nas pontas, eu ja fiz o que ele pensou e foi este o resultado que eu tive, no meu primeiro voo com o modelo que eu montei, em determinado momento eu pensei que ele ia embora pq tava no max do stick e ele noa fazia a curva , tinha pouca velocidade, voava quase estolando e o ventinho q batia de lado jogava ele pra fora, precisei mergulhar pra pegar velocidade e ai consegui trazer de volta e logico , depois coloquei os comandos na pontinha do servo entao melhorou um pouquinho, portanto aos " gringos e novatos" minha afirmaçao deve ser lida com cautela. agora se o modelo tiver leme, ai a estoria é outra.
m4rc3l0
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:16 am
Localização: Macaé/RJ

Mensagem por m4rc3l0 »

Nihon e Gato Perverso,

Para não perder tempo eu resolvi fazer uns testes de resistencia com o modelo antes de botar a eletonica, coloquei um peso na parte de tras para acerta o centro de gravidade pois lancando ele tava caindo de bico, fiz uns lançamentos com a mão a uma distancia de 2m pra frente umas 3 vezes e nestas poucas vezes que lancei ele trincou o depron na parte onde fica a tampa que da acesso a eletronica e na parte superior da fuselagem do bico onde pega o estabilizador vertical, mas ele planou bem! A conclusao que cheguei é que os pontos onde foi colado com cola quente ficou uma rocha de firme e resistente, mas onde colei com super bonder, segurou sim, deu pra montar, mas quebra muito fácil a qualquer impacto... o modelo 1bis ja esta condenado, vou começar a construção do segundo, agora na escala de 80cm de envergadura, usando cola quente e cola de isopor, com toda montagem usando chapa dupla de depron, ainda com bandeijinha, eu ia comprar as placas de depron mas o frete sai mais caro que as chapas, ai não vale a pena...

Ai vai minha primeira dúvida, eu queria colocar enflexamento positivo na asa como intensão de aumentar a área de asa, pesquisando vi que quando usa o enflexamento, melhora a penetração diminuido o arasto, mas essa diminuição de arrasto gera perda de sustentação, ai queira confirmar com vocês que são mais experientes se aumentando a área da asa com enflexamento positivo eu vou ganhar ou perde sustentação? lembrando que vou usar perfil kfm2.

Obrigado!
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

[quote:354ea34d7f="gato perverso"]mas veja bem estou falando isso a respeito "desse modelo" ou algum outro parecido, é claro que o diedro estabiliza um aeromodelo, sem este detalhe ele fica mais instavel e mais abaixo eu disse que vai ficar mais sensivel, vai ter que levar mais na ponta dos dedos ao passo que se tiver diedro num modelo desse ele fica mais dificil de fazer a curva, principalmente pq estara com o motor 2822, estara pesado e em baixa velocidade, os comandos noa sao de asa toda e estao mais pra dentro em vez de nas pontas, eu ja fiz o que ele pensou e foi este o resultado que eu tive, no meu primeiro voo com o modelo que eu montei, em determinado momento eu pensei que ele ia embora pq tava no max do stick e ele noa fazia a curva , tinha pouca velocidade, voava quase estolando e o ventinho q batia de lado jogava ele pra fora, precisei mergulhar pra pegar velocidade e ai consegui trazer de volta e logico , depois coloquei os comandos na pontinha do servo entao melhorou um pouquinho, portanto aos " gringos e novatos" minha afirmaçao deve ser lida com cautela. agora se o modelo tiver leme, ai a estoria é outra.[/quote:354ea34d7f]

Céus!!!!!!!!!!!!! Tá de brincadeira??? O que você está afirmando? Poxa amigo, vai pesquisar um pouco, assim como fez nosso amigo ma4rc3IO...

Quer ajuda ou não? Tá doido!!!!! Tem nada a ver o que tá falando!!!!!

Pára de afirmar coisa errada manu!!!!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por -NiHoN- »

É simples, este modelo foi projetado para voar com motor 1811 hélice 4025 servos de 5gr e lipo 2s 180mAh.

Se nao for este set up dificilmente vai voar pois fica pesado. Se fizer maior tem que levar em conta peso final com CG no lugar, carga alar e empuxo...se encher muito de cola e depron (chapa dupla) vai ficar pesado e menos dócil ainda..

Abraços!!!!
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

[quote:9685b18ceb="-NiHoN-"][quote:9685b18ceb="gato perverso"]mas veja bem estou falando isso a respeito "desse modelo" ou algum outro parecido, é claro que o diedro estabiliza um aeromodelo, sem este detalhe ele fica mais instavel e mais abaixo eu disse que vai ficar mais sensivel, vai ter que levar mais na ponta dos dedos ao passo que se tiver diedro num modelo desse ele fica mais dificil de fazer a curva, principalmente pq estara com o motor 2822, estara pesado e em baixa velocidade, os comandos noa sao de asa toda e estao mais pra dentro em vez de nas pontas, eu ja fiz o que ele pensou e foi este o resultado que eu tive, no meu primeiro voo com o modelo que eu montei, em determinado momento eu pensei que ele ia embora pq tava no max do stick e ele noa fazia a curva , tinha pouca velocidade, voava quase estolando e o ventinho q batia de lado jogava ele pra fora, precisei mergulhar pra pegar velocidade e ai consegui trazer de volta e logico , depois coloquei os comandos na pontinha do servo entao melhorou um pouquinho, portanto aos " gringos e novatos" minha afirmaçao deve ser lida com cautela. agora se o modelo tiver leme, ai a estoria é outra.[/quote:9685b18ceb]

Céus!!!!!!!!!!!!! Tá de brincadeira??? O que você está afirmando? Poxa amigo, vai pesquisar um pouco, assim como fez nosso amigo ma4rc3IO...

Quer ajuda ou não? Tá doido!!!!! Tem nada a ver o que tá falando!!!!!

Pára de afirmar coisa errada manu!!!![/quote:9685b18ceb]

amigo to afirmando coisas que descobri na pratica e estou conversando sobre isso em um forum ,se vc tem experiencia diferente simplesmente exponha, mas toma menos café vc ta meio agitado........
m4rc3l0
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Fev 20, 2013 10:16 am
Localização: Macaé/RJ

Mensagem por m4rc3l0 »

Olá pessoal, só para dar um feedback da minha construção, eu resolvi procurar um modelo que fosse parecido com este mas que tivesse sido projetado pro tamanho que eu desejava, econtrei no RC groups um muito parecido, para não desvirtuar este topico eu criei um novo tópico com os detalhes da construção do novo modelo, segue abaixo.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1377982#1377982
Responder