Motores de alto KV são para aeromodelos de velocidade, coisa que o Piper J3 não é.
Lembre-se sempre de que se colocar um motor de alto KV, terá que diminuir o tamanho da hélice e isso na maioria das vezes faz com que o rendimento da hélice caia devido ao nariz do aeromodelo logo atrás dela.
Até mesmo para uma arremetida de emergência, você precisará de força e não velocidade.
Se for comparar consumo, compare com motores de mesmo KV e mesmas dimensões e não de motores com KV bem diferente e para uso bem diferente.
Procure sempre colocar as medidas do aeromodelo em questão, isso sempre irá te ajudar, pois perguntas incompletas, por mais que lhe possa ser completa, pode te dar respostas bem diferentes.
duvida motor
- LaercioLMB
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- Jorge Eloi de Almeida
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- Localização: São João del Rei,MG uai
estou com a mesma duvida,algem pode me indicar um bom motor na faixa dos 750KV junto com esc e bateria pra eletrificar um pastinha? Não quero muita velocidade,mas torque,obrigado.
A mente cria,o corpo constrói e a fé remenda!!
72710 - zagi 1,20m caseira - tucano"Shorts",padrão da RAF - Funder n'lightining - P-51d Mustang.
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Sitema de Propulsão
Oi, luisb.
O Laercio está corretíssimo: detalhes da performance esperada são fatores importantes para determinar o sistema de propulsão. Antes de começar: pense "LEVE".
Vale lembrar que um sistema superdimensionado, além de um custo desnecessariamente bem mais elevado. será mais pesado e também poderá comprometer o envelope de vôo do modelo, isto é, decolagens mais demoradas e pousos mais "nervosos".
Caso não queira copiar o setup já aprovado de algum colega, sugiro que comece selecionando o maior diâmetro do hélice que não toque o chão quando o modelo estiver nivelado em vôo. Hélices de grande diâmetro são mais eficientes e entregam mais empuxo por watt aplicado.
O Piper definitivamente não pode ser considerado um modelo liso (aerodinâmico), principalmente por causa dos suportes de sustentação da asas. O arrasto do modelo sobe exponencialmente em relação à velocidade do aeromodelo. Portanto um helice de maior diametro e pitch de aproximadamente 50% (ex.11x5.5; 12x6;etc) são mais indicados para este modelo. Isto te garantirá decolagens e pousos mais seguros e, quem sabe, boa performance vertical para um bonito looping sem stall.
Você disse que já viu o modelo voando e pode estimar a velocidade que pode alcançar com boa manobrabilidade. Entre com este valor de velocidade em um dos vários calculadores de Pitch Speed disponíveis na internet e ajuste o passo (pitch) do hélice, a tensão da bateria que pretende usar (3S, 4S, etc.).
Para saber quantos rpm vai precisar, é só dividir rpm pela tensão nominal do pack (ex. 3S é 11.1V) e saberá o kV aproximado do motor.
Usando um hélice de marca conhecida (APC E, etc), jogue os dados do motor, helice, bateria e esc num aplicativo para cálculo de propulsão de modelos elétricos e vai saber quantos watts o helice vai consumir do motor, a eficiencia do motor, corrente de descarga da bateria, tempo de vôo, etc. Bons aplicativos te informam até a temperatura de cada item do sistema.
Bom, já percebeu que tudo é pura matemática. Caso não esteja acostumado com estes aplicativos de cálculos da internet, peça ajuda a um colega mais experiente no assunto. Mas dimensionando a coisa do jeito certo, você vai adquirir os componentes adequados e ainda vai sobrar uma grana para investir em um segundo pack de lipos que te garantirão muitos voos extras no decorrer do dia. Boa sorte e bons vôos!
Junior.
O Laercio está corretíssimo: detalhes da performance esperada são fatores importantes para determinar o sistema de propulsão. Antes de começar: pense "LEVE".
Vale lembrar que um sistema superdimensionado, além de um custo desnecessariamente bem mais elevado. será mais pesado e também poderá comprometer o envelope de vôo do modelo, isto é, decolagens mais demoradas e pousos mais "nervosos".
Caso não queira copiar o setup já aprovado de algum colega, sugiro que comece selecionando o maior diâmetro do hélice que não toque o chão quando o modelo estiver nivelado em vôo. Hélices de grande diâmetro são mais eficientes e entregam mais empuxo por watt aplicado.
O Piper definitivamente não pode ser considerado um modelo liso (aerodinâmico), principalmente por causa dos suportes de sustentação da asas. O arrasto do modelo sobe exponencialmente em relação à velocidade do aeromodelo. Portanto um helice de maior diametro e pitch de aproximadamente 50% (ex.11x5.5; 12x6;etc) são mais indicados para este modelo. Isto te garantirá decolagens e pousos mais seguros e, quem sabe, boa performance vertical para um bonito looping sem stall.
Você disse que já viu o modelo voando e pode estimar a velocidade que pode alcançar com boa manobrabilidade. Entre com este valor de velocidade em um dos vários calculadores de Pitch Speed disponíveis na internet e ajuste o passo (pitch) do hélice, a tensão da bateria que pretende usar (3S, 4S, etc.).
Para saber quantos rpm vai precisar, é só dividir rpm pela tensão nominal do pack (ex. 3S é 11.1V) e saberá o kV aproximado do motor.
Usando um hélice de marca conhecida (APC E, etc), jogue os dados do motor, helice, bateria e esc num aplicativo para cálculo de propulsão de modelos elétricos e vai saber quantos watts o helice vai consumir do motor, a eficiencia do motor, corrente de descarga da bateria, tempo de vôo, etc. Bons aplicativos te informam até a temperatura de cada item do sistema.
Bom, já percebeu que tudo é pura matemática. Caso não esteja acostumado com estes aplicativos de cálculos da internet, peça ajuda a um colega mais experiente no assunto. Mas dimensionando a coisa do jeito certo, você vai adquirir os componentes adequados e ainda vai sobrar uma grana para investir em um segundo pack de lipos que te garantirão muitos voos extras no decorrer do dia. Boa sorte e bons vôos!
Junior.
Junior