Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.
AsantosJr
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Qui Mai 24, 2012 10:40 am
Localização: Araguaína-TO

Mensagem por AsantosJr »

Pedro,
Voce espera que ela fique com quantos kilos com os tanques cheios?
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Depois de passar a tarde com o Douglas no Aerobello, com o Falcon 120 dele com turbina Kingtech 80, chegamos a seguinte conclusão, instalar uma turbina querosene vai ser muito complicado e com um resultado não tão extraordinário assim. Para por a 80 já é difícil, a 100 ou mais fica quase impossível devido ao volume de combustível necessário.

No final o que você vai levar de combustível é exatamente igual ao peso em baterias, sem falar no calor que a turbina gera e claro o preço dela.

Pois então conversando com o André, concluímos que vamos de EDF!!!

Vamos de Taiwan Tornado 120mm 10.000 watts com 14S 950 Kv.

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/197/1202a.jpg/][img:213b40ce57]https://imageshack.us/scaled/large/197/1202a.jpg[/img:213b40ce57][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]

Ai tem um teste com 12S, o Jack dono da Taiwan Tornado, garantiu que aceita 14S e gera um pouco mais de empuxo, provavelmente 10 quilos.

Quantos mAh ainda temos que testar, o ideal seria de 8.000 a 10.000 mAh, mas o problema sempre é peso, quanto mais... mais peso!


[yt]Vvc6yhA5Fpk[/yt]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

[quote:d41bf35ab9="Fabricio Vidigal"]bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.[/quote:d41bf35ab9]

O Jack recomendou um diâmetro de 102mm. Vou na onda dele....rsrsrsrs
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

[quote:89274f13fa="Pedro Prado"][quote:89274f13fa="Fabricio Vidigal"]bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.[/quote:89274f13fa]

O Jack recomendou um diâmetro de 102mm. Vou na onda dele....rsrsrsrs[/quote:89274f13fa]

eu quero dizer em termos de porcentagem..alguns dizem que a saída deve ter 90% da área útil da entrada de ar..voce concorda ?
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Faz as contas você mesmo... rsrsrsrs

[URL=http://imageshack.us/photos/my-images/194/edfuh.jpg/][img:8cafc00353]https://imageshack.us/scaled/large/194/edfuh.jpg[/img:8cafc00353][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

E aí, Pedro! Tudo bem? Ando meio sumido mas, de vez em quando, dou as caras pra não perder contato com o turma.Parabéns pela belíssima obra de arte! E que potência! (cuidado, essas coisas são um vício sem volta!rsrs)
Um grande abraço e sucesso!

Deixa que essa eu repondo e fiquem à vontade para me corrigir se eu disser alguma asneira:

Oi, Fabricio!

A grosso modo, a relação entre o diâmetro de admissão (entrada) e o diâmetro de escape (saída) depende, a princípio, do envelope de vôo a que ela será destinada.

Se for um jato comercial, com duas EDFs, carga alar elevada e vôo de "cruzeiro", o compromisso é empuxo. Duto de admissão em torno de 110-130% da área útil do rotor e área de escape com 90-95% da área útil do rotor. Tem que ter pelos menos estes 5% a menos de área para "recuperar" a perda de fluxo devido à turbulência gerada pelo "miolo" da EDF.

Se o foco é velocidade, a "boca" do duto de admissão pode ser reduzido para até 90%, só que ela vai trabalhar um pouco sufocada no início da decolagem. Mas a medida que o bólido ganhar velocidade, ela receber pressão frontal na admissão (acho que o termo usado é RAM air), vai "respirar" melhor e ainda vai ganhar uns Km/h no limite do setup porque a menor área frontal da EDF gera menor arrasto e também continua "puxando" ar como uma hélice frontal. Há perda significativa de desempenho em curvas fechadas.

No estágio de escape, o diâmetro depende de outros compromissos: o número de pás e soma da área coberta por elas.
"Em tese", quanto maior o número de pás menor pode ser o diâmetro de escape, pois elas tem maior capacidade de "mover" o ar dentro dos dutos sem estolar.
Números da ordem de 70% da área util do rotor já foram aplicados com sucesso.
O único jeito de saber é acelerando o conjunto num estande de teste, e fechando o diâmetro até o momento em que a corrente continua subindo sem ganho de empuxo (ou até queda). Este é o limite de estrangulamento.
Tudo isso deve ser feito com monitoração de corrente e temperaturas em todos os pontos críticos. Muitas vezes, o fator limitante é elétrico, e não mecânico.

A beleza da EDF é que você pode ajustar o compromisso do conjunto como um sistema de injeção de combustível que pode ser afinado para mais eficiencia em baixas velocidades, ou mais desempenho em altas velocidades. mas não se consegue os dois sem um sistema de área variável (a "Injeção Eletrônica" para o futuro das EDFs).
Esses compromissos estão diretamente ligados aos dutos de admissão e escape. Outros fatores mecânicos como comprimento de dutos, junções de intersecções, rugosidade de superfície e curvas internas, formato do anel de entrada do duto de admissão (ou ausencia dele) pesam no desempenho final.
As somas das perdas são sempre subtraídas do desempenho final do conjunto. Vale lembrar que EDF "move ar através do duto".
Quem comprime ar é turbina através do próprio princípio de funcionamento.
Bom, isso é uma pequena parte da ciência que envolve as EDF.
Acho que já chega, senão eu perco meu emprego! rsrs.
Abraços a todos.

Junior.

[quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"][quote:f777d40812="Pedro Prado"][quote:f777d40812="Fabricio Vidigal"]bom dia Pedro,

qual a proporção do ducto ,entre entrada e saída de ar ,que voce utiliza nas suas EDFs ?

att,
Fabricio.[/quote:f777d40812]

O Jack recomendou um diâmetro de 102mm. Vou na onda dele....rsrsrsrs[/quote:f777d40812]

eu quero dizer em termos de porcentagem..alguns dizem que a saída deve ter 90% da área útil da entrada de ar..voce concorda ?[/quote:f777d40812]
Junior
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

REPETIDO. FAVOR DELETAR.
Junior
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Junior, pôxa! SUMIDO!?!?

Obrigado por responder e dar essa bela aula! Muito interessante!

Você conhece MUITO bem esse assunto, (e outros também. física, matemática e etc.)

O cálculo para a Asa Trocentas foi você que fez e funcionou perfeito!!! Pena que você nunca foi vê-la voar.

Espero que o cálculo do Jack, dono da Taiwam Tornado esteja certo..... se não vou ter que te pedir de novo para calcular, rsrsrsrs

Abraço Pedro
Avatar do usuário
Junior
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Sáb Jan 31, 2004 10:31 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

Rsrsrs... quem sou eu pra discutir os numeros do pai da criança! E que criança saudável!!!!
Poxa! 10KW?!? Qual será relação peso-empuxo? 1.5:1? 2:1?
Dá pra estimar a velocidade máxima desse bólido?
Essa eu preciso estar presente dessa vez!
Não tem vídeo que reproduza a emoção de ouvir a passagem dessa nova asa ao vivo!
Mais uma vez parabéns pela obra-de-arte e sucesso no vôo inaugural!
Junior
Responder