Resolvido: Dificuldade compra Gasolina Municipio RJ

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
ch.campos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 11:05 pm
Localização: Rio de janeiro, rj

Resolvido: Dificuldade compra Gasolina Municipio RJ

Mensagem por ch.campos »

Olá,

Tentei comprar gasolina em um galão de plástico para combustíveis e o posto BR se negou (bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro). O gerente falou que foi parar duas vezes na delegacia por vender gasolina que não fosse diretamente em veículos.

Pedi para ele pegar mais informações e hoje me respondeu que pode vender se for em recipiente metálico. Acho estranho. Alguém teve este tipo de problema? Como posso solucionar?

Grato,
Christiano
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Com essa onda de comprarem a granel para meterem fogo nos ônibus esses dias me negaram tbm, ate onde eu saiba o posto só pode vender a granel em sacos de emergência.

O que faço é abastecer a moto e retirar dela depois.
Avatar do usuário
wanderley_aero
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Seg Out 12, 2009 5:54 pm
Localização: são paulo

Re: Dificuldade compra Gasolina Municipio RJ

Mensagem por wanderley_aero »

Já tive esse problema tambem.
Tenho um galão com as marcações em ml e o frentista do posto disse que não pode vender naquele galão.
oque fiz foi comprar um recipiente de plástico ( no posto mesmo) como disse o amigo e depois transportei para o galão.
a justificativa do posto, foi por questões de segurança não podem vender em qualquer galão.
Stick 15cc - zaggi - tucano T-27 - Cesnna - ultimate - Diablo 3D
ch.campos
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mai 12, 2008 11:05 pm
Localização: Rio de janeiro, rj

Mensagem por ch.campos »

Valeu pessoal, estudei e descobri que há uma confusão, não existe lei que proiba devido aos incêndios, como comumente alegado. Na verdade há uma norma da ABNT que fala abaixo que não pode usar PET ou sacos, mas podemos sim em vasilhames de plástico.

"A regra vale desde 2008 quando a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) editou a norma NBR 15.594-1 que orienta sobre o procedimento padrão de abastecimento nos postos revendedores.

A norma determina que a venda de combustível fora do tanque do veículo só pode ser feita por meio de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento. Os recipientes devem ter capacidade máxima de 50 litros e atender aos regulamentos municipais, estaduais ou federais.

A ABNT não define um modelo específico para os recipientes, porém as bombonas de plástico com selo do Inmetro, volume de 5 litros, e com tampas de rosca para vedar o conteúdo são as mais recomendadas.
adilsonfol
membro
Mensagens: 229
Registrado em: Seg Set 28, 2009 9:40 am
Localização: jundiai

Mensagem por adilsonfol »

Mesmo não havendo lei, para o posto não vale a pena ser conivente com uma situação insegura por causa de alguns litros de combustíveis.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Existem leis para absolutamente tudo...........
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

Fala rapaziada ....

Tenho um grande amigo, dono de uma rede de postos de gasolina .... e tem uma explicação simples para tudo isso.

A venda de combustível em galões é complicada ... existe uns postos que não vendem devido a terem suas bombas adulteradas, portanto, diz que entrou 2 litros e o sr. vai ver no seu galão de 2 litros quase pela metade ....

E o segundo também relacionado é justamente a pessoa ver faltando um dedo para o tal 2 ou 5 litros e querer dizer que está sendo roubada ... chamar a polícia e no fim gerentes indo parar na delegacia.

Na segunda opção, o posto muitas vezes não tem culpa, num sol de 40ºC o combustível da sempre uma evaporada, entre alguns outros fatores técnicos .... e o posto não é o culpado.

Não existe lei que proíba vender combustível em recipiente apropriado .... isso é balela de dono de posto.

Portanto, posto que não vende combustível nesses casos, fique de olho !!!!!!!

E no rio de janeiro e em são paulo... na época do problema com fogo em ônibus, houve sim uma proibição, porém foi momentânea e logo os donos de postos conseguiram reverter a decisão.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
bilibira
membro
Mensagens: 332
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 10:51 pm
Localização: IBIRÁ - S.P.

Mensagem por bilibira »

Srs. existe sim essa lei! ela não é uma determinação judicial, nem da anp, porém é uma norma abnt, porém o inmetro se baseia em normas abnt e esse sim fiscaliza os postos de combustivel!

sou proprietário de 2 postos e várias vezes fiz essa pergunta aos fiscais do Inmetro e todos me orientaram a vender somente em recipientes que contenham selo so inmetro e abnt!

http://www.suportepostos.com.br/modules/news/article.php?storyid=5301
http://www.sindicomb.com.br/home/a-venda-de-combustiveis-em-sacos-e-garrafas-e-proibida/
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Bom eu comprei um galão da gilimoto de 10l, compro 5l e de boa no shell, e geralmente quando compro já estou com o avião no carro, os caras dão uma olhada, já faz aquelas perguntas onde voa etc e tal na amizade e ai vendem! como compro sempre no mesmo posto e com esse galão da gilimoto até agora sem stress e 5 L dura pra caramba mesmo eu voando toda semana.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:395f3cdcb6="bilibira"]Srs. existe sim essa lei! ela não é uma determinação judicial, nem da anp, porém é uma norma abnt, porém o inmetro se baseia em normas abnt e esse sim fiscaliza os postos de combustivel!

sou proprietário de 2 postos e várias vezes fiz essa pergunta aos fiscais do Inmetro e todos me orientaram a vender somente em recipientes que contenham selo so inmetro e abnt!

http://www.suportepostos.com.br/modules/news/article.php?storyid=5301
http://www.sindicomb.com.br/home/a-venda-de-combustiveis-em-sacos-e-garrafas-e-proibida/[/quote:395f3cdcb6]

Amigão leia com atenção exatamente oquê escrevi e como escrevi ....

"Não existe lei que proíba vender combustível em recipiente apropriado .... isso é balela de dono de posto. "

Qual parte do "recipiente apropriado" o sr. não entendeu ?

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Responder