VTOL

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

VTOL

Mensagem por Renan Willian Paiva »

Olá senhores! Estou, juntamente com 2 amigos, fazendo o Projeto de um VTOL próprio, e o mesmo direcionado a uma feira de ciências e a um possível TCC.
Primeiramente:
Gostaria ele Bimotor, Elétrico
Calculei a asa, segue medidas:

Envergadura: 100cm
Corda (Raiz e Ponta): 17.8 cm (Asa retangular sem enflechamento)
Perfil: Clark-Y 7 Inch
N° de Reynolds: 10m/s > 117.795
20m/s> 235.590
30m/s> 353.385
40m/s> 471.180
50m/s> 588.975
Área da asa: 17.8 m²
Alongamento (AR): 5,61
Corda média: 25 cm
Material: Balsa

De primeira é isso. Estou estudando pelas aulas do EngBrasil.
No VTOL, para entrar no TCC de Informática, pretendo colocar Arduinos, conectados a um software que minha equipe irá produzir, via rádio.Alguém conhece um meio de conectar o Arduino e PC via rádio? E o controle do próprio VTOL, controlado por um manche USB, conectado ao computador, e esse manda o sinal para o receptor no VTOL via rádio, sabem?Necessito também de uma câmera que envie imagens em tempo real para o Software, recomendam quais? Minha equipe possui um computador de Extrema qualidade, contra travamentos (imagine só voando, e o Pc trava! haha).O Arduino trabalharia em sensores de temperatura, altitude, velocidade, rotação do motor, bateria, carregamento por meios de placas fotovoltaicas ou fontes eólicas, controle automático via software (assim, o arduino assumiria o controle dos servos), dentre outras funções.

Finalizando aqui, voltando aos cálculos anteriores, gostaria de saber se estão corretos, se eu estou no caminho correto para a finalização e sucesso do projeto.

Obrigado!
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Uma boa fonte de pesquisas caso você ainda não conheça: http://www.rcgroups.com/vtols-360/
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:f5a54f4a0e="Arthur S. de Almeida"]Uma boa fonte de pesquisas caso você ainda não conheça: http://www.rcgroups.com/vtols-360/[/quote:f5a54f4a0e]

E vc sabe um artigo ou apostila sobre planejamento de fuselagem? Desde o 0?
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Pelo que eu andei vendo, é mais comum Vtol no estilo multicoptero que avião estilo tilt rotor. Veja se não é mais simples um bicopter, como o TCC é de informática, imagino que a parte mais importante é a do controle do voo e não a "aerodinâmica" em si.

veja: http://b-copter.blogspot.com.br/
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:36bf0690cc="Arthur S. de Almeida"]Pelo que eu andei vendo, é mais comum Vtol no estilo multicoptero que avião estilo tilt rotor. Veja se não é mais simples um bicopter, como o TCC é de informática, imagino que a parte mais importante é a do controle do voo e não a "aerodinâmica" em si.

veja: http://b-copter.blogspot.com.br/[/quote:36bf0690cc]

Então, seria uma boa ter aerodinamica sim! haha, como tem que ter alguma finalidade, como um VANT, teria que ser ágil e rápido (silêncioso tb rsrs). Só não faço ideia de como iniciar o desenho de uma fuselagem boa! As proporções ja li sobre aqui no site, escoli 90 % da envergadura, sendo 90 cm. Preciso de um bom espaço interno para alocar as placas e outros sistemas.
Renan Willian Paiva
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 9:56 pm
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Renan Willian Paiva »

[quote:c5812530e2="Renan Willian Paiva"][quote:c5812530e2="Arthur S. de Almeida"]Pelo que eu andei vendo, é mais comum Vtol no estilo multicoptero que avião estilo tilt rotor. Veja se não é mais simples um bicopter, como o TCC é de informática, imagino que a parte mais importante é a do controle do voo e não a "aerodinâmica" em si.

veja: http://b-copter.blogspot.com.br/[/quote:c5812530e2]

Então, seria uma boa ter aerodinamica sim! haha, como tem que ter alguma finalidade, como um VANT, teria que ser ágil e rápido (silêncioso tb rsrs). Só não faço ideia de como iniciar o desenho de uma fuselagem boa! As proporções ja li sobre aqui no site, escoli 90 % da envergadura, sendo 90 cm. Preciso de um bom espaço interno para alocar as placas e outros sistemas.[/quote:c5812530e2]

Então, acabei aqui selecionando a fuselagem do CL 84, e pretendo alonga-la, para maiores velocidades e etc. Há alguma restrição a isso? lembrando, gostaria de 90 cm de comprimento.
Responder