ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:ff9a4d8c5b="alissongc2000"]

Tem um manual em PDF que o cara mostra a instalação dos fios na placa, uns fios coloridos... parece que segue uma sequencia diferente... eu tenho o mesmo gravador que o seu, e fiz um rabicho, para não ter que cortar o cabo do gravador. Tem mesmo 2 versões ou sequencia de soldagem vc viu este tutorial que estou falando ?[/quote:ff9a4d8c5b]

Alisson...

Talvez possa ajudar. Eu fiz com aquele manual, usando o "fletcable" de 10 vias colorido, achei mais fácil por não confundir as conexões. Pelo que vi, nesse caso do Alexandre Lopes, a sequência é a MESMA! se houver a inversão de algum cabo, além de não funcionar poderá dar problemas no micro controlador do rádio (ou seja, adeus rádio!)!!

Tome cuidado com as soldas também (já que os espaços são ínfimos!).

Utilizo exatamente esse "adaptador" USB, o USBasp (apesar de não comprado na HK, já que serve para dar o "refresh" em qualquer micro controlador Atmel).

Em suma, não tive nenhum problema, ok? e com certeza não terá também! É só seguir a risca o manual do Alexandre.

Abraço!
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

To travado no item 1... estou usando o Windows 7, e quando plugo o dispositivo ele fica dizendo Unkown_Device ... e não consigo instala-lo de jeito nenhum !!!
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Instalei no computador da minha esposa que roda o Vista 32bits e funcionou o driver... mas não estou conseguindo fazer o backup...
1a duvida.. quando plugo o TX no USB o radio liga e fica apitando ! está certo isto ?
Tenho que ligar o radio ? Estou perguntando isto porque estou com medo de fazer fumacinha ...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:370906b5c7="alissongc2000"]
Tenho que ligar o radio ?..[/quote:370906b5c7]

Essa eu respondo: Não!

[quote:370906b5c7="alissongc2000"].. quando plugo o TX no USB o radio liga e fica apitando ! está certo isto ? ... Estou perguntando isto porque estou com medo de fazer fumacinha ...[/quote:370906b5c7]

Se você já ligou e até agora não fez fumacinha, não fará mais!! (penso eu!)

Mas sobre o rádio ficar apitando.. não sei!
Qual software está usando? o EEPE ou o Companion?
Já tentou dar o refresh no firmware?
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Moçada deu certo... somente reiniciei o computador e cliquei no botão certo !! rsrs Estou usando o EPee

é que eu estava tentando fazer o backup do software original do Turnigy 9x, mas eu estava clicando no botão que parece um chip ao invés de clicar no botão que faz backup do TX... ai lia e no final dava erro.. no outro botão deu certinho e gerou o backup, ai parti para a segunda etapa que era gravar o ER9x no TX e funcionou perfeitamente, eu estava com medo de não ter soldado alguma coisa certa por isto eu queria primeiro fazer o backup.

Quanto a ficar apitando, dei uma pesquisada no RcGroups e descobri... é que o TX funciona com a tensao que vem do computador pela USB e como estava com o software original ele apita abaixo de 9v e estava funcionando com + ou - 5v .. não liguei nada, deixei ele apitando assim mesmo e mandei gravar e funcionou!

Agora já comecei a sofrer para aprender a configurar tudo neste software.. é bem insteressante, mas tem hora que é muito complicado fazer algumas coisas muito simples... o bom é que as coisas muito complicadas ficam muito mais fáceis!

Ontem mesmo fiquei sem voar pq a noite tinha ficado configurando ele, e cheguei bem tarde no campo e pensei em 2 minutos configuro o aero e voo e vou embora.. mas chegando lá nenhum comando respondia a nada! Fucei em tudo e não achei o problema! Agora já resolvi, apaguei a configuração do aero toda e criei uma nova UAHUAhUAHUAHuHAUHA!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Olá alisson, eu estou no mesmo barco que vc, meu controle chegou na sexta da semana passada, mas não gostei do software original, ai nessa sexta chegou a placa de programação, passei o fim de semana pesquisando e ja consegui algumas coisas (tipo flaperon, flap, bimotor com mix de leme e outras coisinhas mais).
ainda não consegui entender direito a programação do timer, mas estou batalhando.
da para fazer as programações pelo eepe e passar para o tx.
se você precisar de alguma programação especial pode pedir, se eu conseguir te ajudar ficarei feliz.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Alisson, parabéns, bem vindo ao seleto grupo dos amantes do ER9X.

Mauemmel, você toda razão, com o EEPE podemos elaborar, copiar e, principalmente, entender como funciona e testar a configuração do ER9X antes mesmo de tê-lo em nosso TX, muito bom messmo!
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Existe algum arquivo de modelos ou programações especificas para o er9x? tipo um tópico onde se postam as soluções para programação (tipo como programar flaperon e outras coisas).
Eu ainda não consegui entender muito bem a questão dos timers do radio, se alguem conseguir explicar agradeço demais...
ABS
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

A do flaperon eu já postei aqui, só pesquisar "ER9X Flaperon" aqui no e-voo.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

O Timer, vc entra na primeira tela de programação do modelo, logo abaixo do nome.. ai vc tem um lugar lá escrito TIMER (uau), ai vc coloca o tempo lá ... a programação do timer é por modelo, ou seja, cada modelo terá seu timer programado. O que é muito bom, pq se eu voo com um modelo que aguenta 20minutos e outro somente 10min, não faz sentido ter que ficar programando isto a toda hora...

depois mais para baixo, na mesma tela tem a opção TRIGGER, aqui vc escolhe qual a chave que irá disparar o TIMER..
Mais para baixo tem uma outra opção que vem por padrao escrito "Count Down", que é a forma que o timer irá trabalhar... da forma padrao ele Conta para baixo.. ou seja de traz pra frente, mas tem outras opções...

feito isto ele irá aparecer na tela principal... mas note que tem 2 timers na tela principal, um que fica no meio, e outro que fica na lateral.. este que vc programou é o da lateral, o do meio, basta clicar a tecla menu que ele começa a contar, se clicar menu novamente ele para, e se clicar EXIT ele zera.
Responder