ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Obrigado.
Maspara que é que serve o triggerB?
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

aqui estão duas programações do radio, normal e outra (experimentos) onde tentei fazer um esquema de trem retratil, onde um servo aciona o mecanismo e outro trava o sistema.
http://www.4shared.com/file/9amoP_te/experimentos.html
http://www.4shared.com/file/E3Tcferl/radio_programado_26-05-13.html

Espero que seja util
aceito dicas para melhorar os programas...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:14526333a2="mauemmel"]Obrigado.
Maspara que é que serve o triggerB?[/quote:14526333a2]


Não me lembro bem agora, mas me parece, que tem como fazer tipo assim, quando vc acionar o acelerador por exemplo (ou seja começar a acelerar) o timer começar a contar...
Na verdade, no manual, parece que colocaram escrito Switches ao invés de TriggerB, não sei bem, teste ai.. mas tem como fazer algo assim:

1o. associar a trigger TH%, que irá fazer o timer contar mais lento quando o acelerador estiver pouco acelerado e mais rápid quando estiver a full... bem legal, porque o timer acompanha o seu consumo de combustivel..
2o. na outra Trigger (b) vc associa uma tecla para começar a fazer o timer funcionar...

Por exemplo, suponha que vc esteja com um modelo glow, e vc está tentando dar partida nele no solo, etc.. o timer vai estar parado... ai quando vc bater o botao para o timer começar a contar, ele irá contar mais lento ou mais rapido, dependendo da posicao do acelerador. Mas não necessariamente tem que seguir este padrao exponencial, vc pode simplesmente quando acelerar ou não ...



Este é o manual em portugues, mas está destualizado e não tem nada disto:
http://er9x.googlecode.com/svn/trunk/doc/ER9x%20Users%20Manual_ptbr.pdf

A última versão do manual, não tem em PDF, ela é online neste link, e é em inglês, mas não é dificil compreender não:
http://openrcforums.com/wiki/index.php/Er9x_user_guide


Dá uma lida nesta página aqui:
http://openrcforums.com/wiki/index.php/Er9x_user_guide#Model_Setup_2
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

ok, agora foi!!!!!
o duro é lrmbrar de ligar o timer antes de decolar...rsrs acho que vou setar para TH% e ir testando quanto tempo aguenta a bateria...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:b05cf48eed="mauemmel"]ok, agora foi!!!!!
o duro é lrmbrar de ligar o timer antes de decolar...rsrs acho que vou setar para TH% e ir testando quanto tempo aguenta a bateria...[/quote:b05cf48eed]

OK, mas lembre-se que vc pode usar apenas o THR sem o % que fica assim, quando vc acelera ele começa a contar, quando vc corta o acelerador ele pára, mas não varia a velocidade do timer.

Digo isto pq eu gosto de botar um tempo fixo no meu... como voo glow (BE) boto logo uns 18 minutos.. e quando chega nesta marca eu pouso independente do quanto ainda reste de combustível.. abasteco e voo novamente...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Mensagem por Kamikaze-MT »

Aí galera!!!

Tenho um turnigy 9X novinho e ainda sem uso.
Minha pergunta.... mudando o firmware pra o ER9X eu posso colocar também um módulo FrSky sem problemas??? O firmware não atrapalha em nada???
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Não.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:0d45b46a6e="Kamikaze-MT"]Aí galera!!!

Tenho um turnigy 9X novinho e ainda sem uso.
Minha pergunta.... mudando o firmware pra o ER9X eu posso colocar também um módulo FrSky sem problemas??? O firmware não atrapalha em nada???[/quote:0d45b46a6e]

Tanto faz trocar somente software ou somente o módulo, ou trocar os dois. Mas normalmente quem trocou o módulo acabou trocando o software também, pois o ER9x torna mais facil a implementação de recursos mais avançados, tal como mixagens, normalmente usado em modelos maiores. Pois normalmente quando vc vai usar modelos de menor porte o módulo original é mais que suficiente. Já modelos maiores, é interessante usar Telemetria.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Não sei posso colocar isso aqui, caso não por favor me indiquem onde posso.

Faço o serviço de upgrade para o er9x para os colegas aqui do fórum, preciso cobrar um valor pelo serviço (mas nada que seja exorbitante), uma vez que isso toma bantante tempo e exige a compra de peças (fios e conectores), fora a responsabilidade.
Sou do interior de São Paulo (São Carlos).
Se alguém tiver interesse entre em contato por MP.

ABS

Maurício
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Desenterrando o tópico... Alexmag ou qualquer outro que já faça o uso do ER9x.

Compensa atualizar o Firmware para uso com os módulos originais? Ou só compensa se for mudar para FRSKY?

Ou melhor ainda, dá pra usar normal com os módulos originais do rádio?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Responder