Dicas de Equipamentos para FPV com fotos - Abr/12

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
Bixler
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 1:19 am
Localização: Pres. Prudente

Mensagem por Bixler »

Juverto, parabens pelo topico, se eu tivesse lido antes de começar a voar FPV, teria economizado uma fortuna em equipamentos. Com tentativas erros e acertos
Uma dica que posso acrescentar pra vcs eh que nao adianta um vtx muito possante, com mais de 1000mw que ele mesmo usando filtro e deixando bem longe do receptor do r/c, ele causa interferencias. O radio r/c que geralmente vai a 30 km, começa a perder o controle com 10 km
É melhor tunar as antenas do que aumentar a potencia do vtx
Aprendi na pratica, testando vtx de 500 mw a 2500 mw de 1.2, 1.3 e 5.8 mhz
Pra mim o vtx ideal eh um 1.3 ghz de 800 mw -aeromodelo, e para multicoperos 5.8 ghz com 500 mw

Antenas :
Aeromodelo - sendo 1.3 ghz ( para voar de 10 a 25 km)
circular helical, ou Pepperbox crosshair no RX, com cloverleaf no TX (primera opcao)
ou inverted vee no TX, com YAGI ou BIQUAD no RX ( segunda opcao)
(No caso de usar UHF, colocar um filtro q corta frequencias abaixo de 900mhz no receptor de video)
(se usar um radio2.4 ghz usar filtro que bloqueia frequencia acima de 1.4 no transmissor de video e no receptor de video.)
Pra quem quer voar com menos de 10 km
Coloca duas cloverleaf no vtx e no vrx com um vtx de 1.3ghz a 800 mw, ou no maximo 1000 mw, com os filtros.

Multicoptero:sendo 5.8 ghz ( para voar 3km)
Cloverleaf no rx e no tx
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Bem isso mesmo, Bixler. Ótimas dicas!

Antenas e filtros bem escolhidos são muito mais importantes que a potência em si.

Basta ver que tem gente que já voou acima de 20km com um link de 5.8ghz e 200mW.

Grande Abraço
capoeira
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Set 08, 2012 12:58 pm
Localização: Vila Velha

Mensagem por capoeira »

amigos,

quero entrar no mundo FPV. porem um pouco mais tarde pq ainda to aprendendo pilotar meu heli.
mas eu tenho 2 perguntas, se poderem me responder rapidinho.

1)
existe diferença no equipamento para avião para helicoptero?

2)
FPV exige um rádio especial? outros canais?
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Não existe diferença no equipamento do avião para o heli, respeitando o porte do heli e do avião;

O FPV exige módulos especiais apenas se você pretender voar longas distâncias (acima de 1 milha)

Abç
capoeira
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Set 08, 2012 12:58 pm
Localização: Vila Velha

Mensagem por capoeira »

[quote:31d53a5034="Juverto"]Não existe diferença no equipamento do avião para o heli, respeitando o porte do heli e do avião;

O FPV exige módulos especiais apenas se você pretender voar longas distâncias (acima de 1 milha)

Abç[/quote:31d53a5034]


obrigado, daqui em algums meses com certeza vou ter muito mais perguntas. rsrsr
até
capoeira
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Set 08, 2012 12:58 pm
Localização: Vila Velha

Mensagem por capoeira »

[quote:fd0b8611f3="capoeira"]
2)
FPV exige um rádio especial? outros canais?[/quote:fd0b8611f3]


pelo que li agora preciso sim de 2 canais adicionais para o "head control" (camera se movimenta com a cabeça)....ou não?
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Se quiser usar o head tracking num heli, você precisa de um rádio com pelo menos 7 canais e programáveis (como quase todo futaba)

Mas headtracking num heli é besteira. Ele é muito difícil de estabilizar enquanto você estiver mexendo a câmera.

Para isso você vai precisar de mais um estabilizador e isso vai ocupando mais canais

Abç
capoeira
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb Set 08, 2012 12:58 pm
Localização: Vila Velha

Mensagem por capoeira »

[quote:21f9e25e98="Juverto"]Se quiser usar o head tracking num heli, você precisa de um rádio com pelo menos 7 canais e programáveis (como quase todo futaba)

Mas headtracking num heli é besteira. Ele é muito difícil de estabilizar enquanto você estiver mexendo a câmera.

Para isso você vai precisar de mais um estabilizador e isso vai ocupando mais canais

Abç[/quote:21f9e25e98]

entendi, vou estudar mais o assunto.
oq mais me interessa é o head tracking. sem ele não da para voar com segurança eu suponho?!

aqui parecem ter resolvido todos problemas: https://www.youtube.com/watch?v=Lz1iTc6B3-A
JeffersonCrazypilot
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Dom Fev 26, 2012 6:50 pm
Localização: Jaboticabal, SP

Mensagem por JeffersonCrazypilot »

pessoal, em relação ao skywalker, vi dois modelos na hobbyking e gostaria de saber qual a diferença entre os dois fora o fato do preço???

um é o Skywalker 1680 V6 FPV Platform EPO Kit
[url]http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewitem.asp?idproduct=27111[/url]

o outro é o Skywalker FPV 1680mm (ARF)
[url]http://hobbyking.com/hobbyking/store/__19335__Skywalker_FPV_1680mm_ARF_.html[/url]


a outra dúvida pessoal, é o OSD, o que tem na HK o F-TEK 31AP é o mesmo que o FY31AP, é o mesmo fabricante mas é igual, alguém sabe o por que que a versão da HK tem essa outra nomeclatura caso seja o mesmo produto??

abaixo tem o link de ambos
[url]http://hobbywireless.com/index.php?main_page=product_info&cPath=63&products_id=750[/url]

e aqui o da HK
[url]http://hobbyking.com/hobbyking/store/__24759__F_TEK_31AP_Flight_Stabilization_Controller_F_TEK_OSD_Combo.html[/url]
Em constante aprendizado
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Esse segundo SW foi substituído pelo primeiro e o FTEX31AP, pelo que comentam é simular ao FY31AP, mas com uma marca parceira da HK.
Responder