Piper em depron com sobrepesso (preciso de ajuda)

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
cesaritap
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
Localização: Quedas do Iguaçu PR

Piper em depron com sobrepesso (preciso de ajuda)

Mensagem por cesaritap »

Pessoal, finalizei a construção do meu Piper em depron com 1,2 metros de envergadura, acabei abusando nos reforços da estrutura e nos acabamentos, resustado o peso final ficou acima do esperado, preciso de uma opinião sobre o que fazer agora, se tendo reduzir o peso (bem difícil)? se aumento o motor e qual motor seria? se tento voar com ele assim mesmo? seguem os dados do Piper:

Envergadura: 120cm
Corda: 24cm
Área alar: 28,8 dm2
Peso final: 880g
Carga alar: 30,5 g/dm2
Motor: Emax 2822
Bateria: 1300 mA
Esc: 25A
Hélice: 8 x 3,8 ou 9 x 5

O peso final estimado éra de no máximo 650 gramas, mas acabei me empolgando na estrutura e nos acabamentos, acredito que tenha sido a entelagem da Imprimax (colormax), mas agora já éra.
Preciso de uma opinião se posso ariscar uma decolagem ou o desastre será certeiro.
Vou tratar as fotos da construção e postar aqui, desde já agradeço as colaborações.
Aeromodelista é quem projeta e constói seu próprio avião, e entende os principios da física que o faz voar
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

E ficou com que peso, no final?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se depender só do peso provavelmente vai voar sim, será mais crítico do que seria com menos peso e não vai sobrar muito motor mas dá conta.

O ideal é tentar uns 600g na próxima.
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Ficou com 880g?.

Desencana e vai voar.... esse peso está até baixo para um aero de 1.20m

Aeromodelo não precisa, e nem deve ser uma pena de leve.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Use uma hélice 9X5.
Em princípio pode voar assim mesmo, se tudo estiver alinhadinho, o perfil bem feito e o CG certo, ele decola e voa sem grandes pretensões de manobras. Evite ventos fortes.
cesaritap
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
Localização: Quedas do Iguaçu PR

Mensagem por cesaritap »

O peso final é 880 gramas, pensei em colocar um motor mais forte sem sacrificar muito a bateria teria uma indicação?
Avatar do usuário
Vitor-Meireles
membro
Mensagens: 585
Registrado em: Sáb Nov 19, 2011 4:11 pm
Localização: Ouro Branco - MG

Mensagem por Vitor-Meireles »

Emax 2215/20 com 9x6 já da conta do recaddo... mas pra durar mais entraria uma lipo de 1800 á 2200, com a de 1300 tmbm deve dar uns bons minutos de voo..
cesaritap
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
Localização: Quedas do Iguaçu PR

Mensagem por cesaritap »

sabe me diser qual seria o empuxo do Emax 2215 com a hélice 9x6?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Esse aeromodelo abaixo tem 1200 mm de envergadura, pesa 1125g e voa muito bem obrigado, inclusive em dias de vento.
Aeromodelo elétrico tem que ser leve? Mito dos mais estapafúrdios que existe.
Todo o peso que se retira de um aeromodelo glow para torná-lo elétrico, pode ser recolocado no peso da bateria, que aumenta a autonomia de voo do aeromodelo.
Esse meu aeromodelo eu decolo com meio motor e não preciso acelerar tudo se não desejar, voo lento, dócil e estável.
O aeromodelo já caiu e não quebrou, ao contrário que muitos dizem de que se for maior o peso, maior será o estrago na queda e o principal, aeromodelo foi feito para voar e não para cair.
Se o seu Piper J3 tem 1200 mm de envergadura e pesa míseros 880g, não se preocupe com isso, bora voar e seja feliz.
Quanto a hélice, use a 9X5, nem pense em usar a 8X3.8 que não irá render tão bem quanto deveria.
Anexos
S6300861.JPG
S6300861.JPG (33.39 KiB) Exibido 6017 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
cesaritap
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 11:36 am
Localização: Quedas do Iguaçu PR

Mensagem por cesaritap »

Minha maior dúvida esta na carga alar um pouco alta e o motor com empuxo abaixo do peso do aéro. Qual motor vc utilizou no modelo acima Laercio?
Responder