RCCAL, ajuda!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Carolcomin9
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Jul 10, 2013 12:27 am
Localização: araras, sp

RCCAL, ajuda!

Mensagem por Carolcomin9 »

Pode ser uma pergunta besta, mas porque o Rccal da o empuxo em [g]?
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Re: RCCAL, ajuda!

Mensagem por fmmlobo »

[quote:4d12c50e56="Carolcomin9"]Pode ser uma pergunta besta, mas porque o Rccal da o empuxo em [g]?[/quote:4d12c50e56]

Você queria o empuxo em ºC ?
Aurora 9 / Slick 360 HK / Tarot 450 Sport / Ugly Stick 1200mm Flying Circus (Em construção)
Avatar do usuário
alysson_bh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Sex Out 29, 2010 11:21 am
Localização: Belo Horizonte, MG - 35
Contato:

Re: RCCAL, ajuda!

Mensagem por alysson_bh »

[quote:55232b59f8="Carolcomin9"]Pode ser uma pergunta besta, mas porque o Rccal da o empuxo em [g]?[/quote:55232b59f8]

Bom, já que empuxo é uma força, o correto seria em Newtons [N]
Grama ou quilograma é medida de massa.
Turnigy Er9x - Copterx450pro -HK190- Tucano T27 - Zagi 120 - Zagi 90...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: RCCAL, ajuda!

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:965fd147b5="Carolcomin9"]Pode ser uma pergunta besta, mas porque o Rccal da o empuxo em [g]?[/quote:965fd147b5]

A sua pergunta não é besta, pois demonstra que sabe alguma coisa e encontrou uma dúvida.
Sim, de fato os resultados tem sido apresentados de forma errônea nesses casos, pois o correto seria apresentar o resultado em Newton e não em gramas.
Para simplificar, correto seria apresentar ao invés de Newton, como Kgf que significa quilograma força e os softwares fazem uma conversão de Newton em Kgf, só que especificam somente com g, que de certa forma é errado, pois teria que mostrar Kgf ou no máximo dos erros, em gf. Mas como muitos tem preguiça de pensar e até de raciocinar, o que não é o seu caso pela sua pergunta, foi colocado somente g de gramas para mostrar os resultados e fundir menos a cabeça dos que estão se acomodando com o não saber.
Para poder entender melhor, 1 Kgf equivale a 9.80665002864 Newton. Lógico que se for reconverter N em gf, encontrará uma pequena diferença que no caso o N de 9.80665002864, ao ser calculado para gf, ficará em 1000.00000292.
É o mesmo que você dividir 100 por 3 e depois tentar multiplicar por 3 o resultado encontrado, nunca mais chegará a 100 novamente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

A real é que ele não é um programa com finalidade científica, a função dele é passar pra galera quanto o motor "puxa"...
Se jogar o empuxo em Newton para a maioria do pessoal que está começando a voar agora, ninguém entenderá bulhufas...

Quem precisa de uma análise mais precisa, só com ensaio... usa o rccal só pra ter uma idéia preliminar... Em motores elétricos, já consegui variação de mais de 10% na tração estática, isso com motor scorpion, e usando o software que eles fornecem...
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

E se for levar ao pé da letra cada objeto teria um peso diferente em cada lugar, com a aceleração da gravidade m/s² em relação ao nível do mar.


Altitude (km) Aceleração da Gravidade (m/s²)


0 _ 9,83 nível do mar
8,8 _ 9,80 cume do Monte Everest
400 _ 8,70 órbita de um ônibus espacial
35700 _ 0,225 satélite de comunicação
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Ou vão dizer que a balança da sua farmácia está em newtons também?!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Quando calculo um projeto para implantação de uma rede elétrica sempre uso a unidade daN para calculos de esforço de postes para um conjunto de condutores elétricos ou seja:

1 daN = 10 N = 1,02 Kp = 1,02 kgf. Ou seja, um decaNewton é o mesmo
que 10 Newtons, que é aproximadamente igual a 1 kgf (Quilograma-
força), unidade de medida de força.

A utilização do decanewton é uma tentativa de mudar a cultura do uso
do kgf (ou kp), que não é uma unidade recomendada pelo Sistema
Internacional de Unidades de Medidas (SI), pelo uso do Newton (N), que
é a unidade do SI para força.

Tudo isso é feito quando existe um angulo ou um final de rede onde incidem o esforço final.

Já simplificando sobre o peso (kg)

P = m X g .

P - peso
M - massa
G - gravidade.

Então o peso é um resultado composto de várias unidades.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:f5883226af="fernandaum89"]Ou vão dizer que a balança da sua farmácia está em newtons também?![/quote:f5883226af]

Na verdade essa balança está pesando a massa corporal :D :D :D

Tenho fugido dessas balanças.... :oops: :oops: :oops: :oops:
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Sim, só quis dizer que falar "Eu peso 85kg" está errado, mas e daí?!

ps: tô fugindo também !
Responder