Wingman I da World Hobby- Impressões de vôo e fotos legais!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Fotinho de canja

Mensagem por Reinaldo Martins »

Pronto!
Anexos
W40.jpg
W40.jpg (38.68 KiB) Exibido 12042 vezes
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

[quote:e78b15a076="Reinaldo Martins"]Carlos, o avião está pronto!

O modelo completo, sem a bateria, pesa 1300gr.

Testei o CG com baterias desde 3700mAh (350gr.) até 2500mAh(200gr) e o CG variou dentro do que pede o manual sem mexer em nada da eletrônica já fixada.

Então, o peso poderá varia entre 1500gr e 1650gr nesta montagem que fiz.

Vou pra pista testar e fotografar!!!

Até a volta!
Reinaldo[/quote:e78b15a076]

Putz Reinaldo,
Excelente o peso , muito melhor do que pensei .
Agora só falta você adicionar o peso pela a área da asa e acredito que com este peso , se usar motor glow .40 conforme indicação ,seja super dimensionado, tendo em vista o kadet seniorita que tem o seu peso estimado em 1700grs com motorização entre .15/.25.


Um comparativo rápido pelo fabricante :
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 36,6 grs/dcm² excelente para classe

Continuo acompanhando :shock:
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Impressões de vôo

Mensagem por Reinaldo Martins »

Foi um final de semana muito interessante! Tempo bom, céu azul, pista cheia e o Reinaldinho chegando com um treinador? Os amigos me perguntaram: Que é isso? Bebeu? Cadê seus bólidos elétricos?

Pois é...montei o Wingman I com apenas uma chave Allen para fixar a asa à fuselagem, abri o compartimento de baterias no nariz do avião e primeiramente instalei a bateria 3S/3700mAh. Após teste final de comandos e alcance de rádio, alinhei o aeromodelo a 10 metros afastado de mim e comecei a acelerar lentamente. Ao passar por mim, tinha um pouco mais de meia potência aplicada e o Wingman alçou voo espontaneamente. Após altura de segurança, fiz as trimagens e percebi que o modelo voa nivelado com apenas 1/3 de potência. Agora, meus companheiros que antes estranharam o treinador, ficaram curiosos!

Como de praxe, fiz o teste de estol e, como era de se esperar, um treinador não estola, mesmo cabrando tudo, apenas desce embarrigado. Só que por ser tão leve para o seu tamanho, a velocidade de descida era extremamente baixa. Já ampliando os limites mínimos de operação, consegui efetuar curvas de raios extremamente reduzidos sem a mínima tendência de estolar de asa. O pouso então, nem se fala. A princípio tive que fazer dois circuitos de tráfego a fim de me acostumar com a rampa de planeio, pois era necessário tirar o motor completamente já na perna do vento e seu comportamento era quase de um planador. Porém, ao acertar a rampa, era possível fazer um arredondamento antes do toque com o nariz bem alto, como se fosse um avião real. Isso que achei legal, o Wingman permite explorar com perfeição o treinamento de manobras elementares e isso ajuda muito a fixar o conceito de pouso para os iniciantes.

Ao pousar completo, já tinham três pessoas circulando em volta do pequeno treinador querendo saber o peso do mesmo. Fiz a medição presencialmente através de uma balança e obtive a marca de 1350gr. sem a bateria. Os praticantes de FPV começaram imediatamente fazer as contas sobre quanto peso de eletrônica embarcada o Wingman poderia carregar.

No segundo voo, optei por instalar a bateria mais leve que tinha, uma LIPO 3S/2500mAh. O peso final foi reduzido para 1550gr. aproximadamente. Na decolagem, aplico potência máxima e consigo a interessante subida quase vertical (80 graus) infinita, isso com apenas um setup de 3S e 34 Amperes de pico! Naturalmente, com o nariz mais leve, precisei retrimar o profundor em 4 cliques, mas foi só isso. A potência para voo de cruzeiro foi reduzida ainda mais e aproveitei para fazer as manobras cabíveis desta categoria. Loopings normais e invertidos, rolls, reversões, voos de dorso, oitos cubanos foram perfeitamente possíveis de serem executados.

Ao final da sessão de testes e fotos, conseguir trazer de volta para o treinador dois pilotos experientes que voam acrobáticos a gasolina. Estes tinham motores elétricos pequenos já abandonados na oficina e viram no Wingman I a oportunidade de fazer o mais desestressante dos voos, aquele para curtir, somente pelo prazer da pilotagem.

Bem, fotos valem mais que 1000 palavras. Vou postando as fotos do ensaio à medida que estiver tendo condições.

Abração Proceis!
Reinaldo
Anexos
Eu e meu amigo Zé Eduardo, diretor da World Hobby acompanhando e ajudando nos vôos teste e captação das imagens. Além de ser meu amigo há 35 anos!!!
Eu e meu amigo Zé Eduardo, diretor da World Hobby acompanhando e ajudando nos vôos teste e captação das imagens. Além de ser meu amigo há 35 anos!!!
W52.jpg (39.69 KiB) Exibido 11891 vezes
W43.jpg
W43.jpg (34.15 KiB) Exibido 11891 vezes
W42.jpg
W42.jpg (31.98 KiB) Exibido 11891 vezes
W41.jpg
W41.jpg (38.03 KiB) Exibido 11891 vezes
jaburu
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 12:10 pm
Localização: Araçatuba

Mensagem por jaburu »

Muito lindo, parabéns!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Reinaldo,

Seu relato descreve bem o que sinto ao pilotar este modelo, relaxante, eficiente, gostoso de voar, e aceita alguns abusos sem dar sustos.

Ele poderia se chamar "What if" em vez de Wingman.

"What if" cabrar tudo com o modelo parado na pista e acelerar tudo: ele rala o "skid"no chão mas decola sem sustos, em vez de estolar uma asa e lenhar como a maioria dos modelos;
"What if" acelerar na pista e não cabrar: ele decola sozinho quando pega velocidade, sem desviar nem inclinar;
"What if" estiver indo de frente para uma árvore a poucos metros de distância: basta dar aileron para um lado, cabrar e acelerar, ele não estola nem acerta a árvore;
"What if" cortar o motor perto de um bando de urubus e ficar dando voltas: ele não desce, fica girando térmica como se fosse um planador;
"What if" instalar uma câmera nele: sai sempre um ótimo video, o tamanho dele não permite que ele balance muito mesmo quando tem um pouco de turbulência;
"What if" fizer um pouso boeing-boeing: basta desentortar o arame do trem de pouso, inspecionar o modelo, trocar a bateria e decolar novamente, o pouco peso faz com que tenha pouca energia cinética para dissipar quando acerta o chão, bem melhor do que treinadores super-reforçados e pesadões.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Então Reinaldo,
Que excelente modelinho,
Ainda continuo curioso em saber qual é a corda da asa deste modelo ,pois, acredito que não deva chegar as 30grs/dm².
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Carlos, me desculpe, esqueci de medir a corda. A envergadura é 1,52m a corda deve ser entre 27 e 30 cm, mas estou chutando. Qdo chegar em casa meço e posto.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Fotos

Mensagem por Reinaldo Martins »

Carlos,

A corda é de 26cm

Seguem mais fotos
Anexos
W44.jpg
W44.jpg (32.08 KiB) Exibido 11822 vezes
W46.jpg
W46.jpg (39.5 KiB) Exibido 11824 vezes
Olha o narizão alto no pouso!
Olha o narizão alto no pouso!
W45.jpg (37.07 KiB) Exibido 11824 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mais algumas fotos

Mensagem por Reinaldo Martins »

Seguem mais algumas fotos que consegui reduzir o tamanho
Anexos
W50.jpg
W50.jpg (36.68 KiB) Exibido 11705 vezes
W48.jpg
W48.jpg (34.2 KiB) Exibido 11705 vezes
W47.jpg
W47.jpg (38.27 KiB) Exibido 11705 vezes
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Amigos,

Apesar do vento forte, conseguimos filmar um vôo do Wingman I, explorando suas características. Tão logo terminar a edição, postarei, inclusive com a decolagem todo cabrado...
Responder