Como fazer lincagem de ailerons

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Antonio Carlos
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Mensagem por Antonio Carlos »

Essa peça chama-se "linkage stopper".

Abs,
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Morfeupda
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Mensagem por Morfeupda »

[quote:5db2f2b5d1="Antonio Carlos"]Essa peça chama-se "linkage stopper".

Abs,[/quote:5db2f2b5d1]


Valeu pela ajuda Antonio,agora sim encontrei,com o nome é mais fácil. :lol: :lol:

Abraçõs
Até onde seu avião chega??..até onde eu conseguir enxergar!!!
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Patrickabelo
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Mensagem por Patrickabelo »

Lendo e aprendendo,sou novo no hobby e achei massa isso,fica muito bom mesmo,e é um salve para não usar a extenção em Y,muito bom mesmo!!!!!
Voando com os pés no chão!
Paulo SBM
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Mensagem por Paulo SBM »

Pessoal , sou nvo no hoby , estou estudando bastante , lendo postagens , enfim tentando aprender o máximo para não fazer muita bobagem ao construir um aero.
Gostei do post referente a linkagem de ailerons com um único servo pelos diversos argumentos colocados , estética , menor arrasto e por aí vai.
Tem um porem que me intriga um pouco pois olhando detidamente o movimento do servo em relação ao giro dos ailerons , estes são reversos , ou seja , seus eixos são ortogonais. Numa situação assim , a menos que haja uma folga razoável entre as peças (linkagens) ou alguma flexão de vareta , o movimento não acontece. Talvez seja um preciosismo exagerado , mas tenho comigo que o ideal seria ter terminais esféricos nas extremidades da vareta que sai do servo e vai até o arame dobrado.
A folga talvez seja a saída mais simples e aí tudo bem. Tem um outro post por aí no fórum em que o modelista fragiliza a vareta de comando , coloca uma fita adesiva prendendo em volta da região fragilizada e depois de colado , acaba quebrando a vareta no local pré definido , com isto , ele obtem um movimento livre em diversos planos (x, y e z).
Os experts podem se manifestar a respeito ?

Grato
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Antonio Carlos
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Mensagem por Antonio Carlos »

Paulo, boa tarde!
Existem muitas formas de se fazer esse tipo de lincagem e deve-se sempre tomar cuidado em ter uma boa relação entre o braço do servo e o horn do aileron para que não se force o servo.
Veja algumas fotos de outros tipos de lincagem que reduzem a folga entre o arame de lincagem e o horn.
Fotos retiradas do site da Hobbyking:
Anexos
adjustable control horn.jpg
adjustable control horn.jpg (28.64 KiB) Exibido 28675 vezes
ball and roller link 2.jpg
ball and roller link 2.jpg (35.39 KiB) Exibido 28675 vezes
ball and roller link.jpg
ball and roller link.jpg (39.21 KiB) Exibido 28675 vezes
clevis with arms.jpg
clevis with arms.jpg (25.82 KiB) Exibido 28675 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Paulo SBM
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Mensagem por Paulo SBM »

Valeu , Antonio Carlos

Estes conectores que vc colocou certamente fariam o acoplamento perfeito, sem dúvida. A questão , é que vendo o seu turorial e outros posts em que andei pesquisando , parece ser de domínio e uso comum sem estes terminais. Porisso o questionamento. Se os arames e furos de engates forem exatos não haveria como o mecanismo funcionar , mas talvez uma folga de alguns décimos de milimetros já permita o funcionamento e nem comprometa nada no desempenho do movimento de ailerons ou curso proporcionado pelo servo. A argumentação é simples , veja que o horn do aileron ao girar tenta fazer com que a vareta de comando suba e desça em relação ao plano da asa não a mantendo paralela e o engate em "Z" com a estrela do servo vai ter de fazer esta compensação. Da mesma forma a estrela dupla presa ao servo quando gira provoca um movimento lateral na vareta que deverá ser compensado pela folga do "Z" que entra naquele furo do espaguete.
Como disse anteriormente , pode ser um preciosismo exagerado, e se funciona sem aquelas peças todas , que assim seja.

Grato por seu comentário.
othernick
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Mensagem por othernick »

uso muito para linkagem varetas de fibra de vidro de uso em pipas.
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Paulo... o que você chama de domínio comum é "lixo"! Montagens corretas e feitas com propriedade são sim feitas com o que foi citado! Não confunda "porcarias da internet" com montagens de aeromodelos fitas para ter resultados satisfatórios. Essa mania de "alternativo" e baratear cria a ilusão que o que é o correto é fútil, e não é!
Varetas de pipa não são recomendadas pois não tem a rigidez necessária e não permitem que seja feito o "Z". O fato de você usar não significa que seja uma coisa correta a fazer.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
genildo araujo
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Mensagem por genildo araujo »

[quote:1db7521bb1="Antonio Carlos"]E está terminada...
Agora é só instalar os servos e concluir a lincagem dos ailerons com arame de boa qualidade, preferencialmente aço.[/quote:1db7521bb1]
genildo araujo
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Mensagem por genildo araujo »

legal mais faltou mostrar como ficou a outra ponta do aileron ,deixa um pouco de duvida de como fazer nesta outra ponta obrigado.
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