Primeiros Modelos, sempre um aprendizado

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Primeiros Modelos, sempre um aprendizado

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Após passar algum tempo sem postar nada e depois de muito ler os tópicos sobre os aeros de voo livre, resolvi me aventurar nas minhas PRIMEIRAS construções... Depois da prova de Egg que eu, infelizmente, não pude comparecer mas fiquei super empolgado e cheguei a construir os primeiros modelos "de verdade" onde eu mesmo cortei, colei, lixei e pintei. E os primeiros foram justamente os Egg 6", 5 no total mas 2 se foram, um eu não resisti e lancei do Morro de Santo Antônio lá em Caraguatatuba a 230 metros de altura do nível da praia, voou igual um jato até sumir de vista e o segundo o mar o tragou, lancei da beira da praia e foi direto para o fundo das águas, antes que tocasse a água eu cronometrei 67 segundos, nada mal para um dos primeiros modelinhos construidos. :D
Sic Itur ad Astra !!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá amigo!

PARABÉNS! é isto mesmo construindo, voando, e perdendo as vezes.

Abraços e bons vôos.
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Valeu Edson, bom estou começando nas construções e logo postarei as fotos dos modelos, irei precisar da ajuda do pessoal para que possam voar. Parece algo simples mas é de uma bpa complexidade conseguir um bom resultado nao hora de pronto. Abs
Sic Itur ad Astra !!!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

São essas as primeiras construções dos modelos Egg 6", Bentevi (aerobrás) e Colegial (aerobrás)... O Bentevi esta muito bom, mesmo com algumas falhas na construção, procurei alinhar a fuselagem da melhor forma possível com a ajuda de esquadros e a asa também para que o diedro positivo seja da mesma medida dos dois lados, o resultado é esse ai rs :) :) Seria muito bom receber algumas dicas para melhorar e aprender mais nas próximas construções, a meta é usar todas as técnicas para a construção do restante dos kits da aerobrás, não aguentei e comprei quase todos os modelos à elástico, Colegial, Piper, Paulistinha, PT-19, Taylorcraft, Aeronca... e mais alguns da série da Guillow's ; F6F Hellcat, A - 1H SKYRAIDER, Piper Cherokee( vou mandar ampliar a planta e construir um maior) e mais alguns. Entrei de corpo e alma nesse esporte - ciência que é o aeromodelismo

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img27/5974/rq17.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img849/4480/95jh.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img442/6180/4huh.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img818/6550/slb9.jpg[/img:a2c38b71ed]

[img:a2c38b71ed]http://imageshack.us/a/img839/32/6ckx.jpg[/img:a2c38b71ed]

:D :D :D
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Irei montar a asa o leme e o profundor do Colegial, caso o modelo todo fique leve com espero que esteja, irei tentar usá-lo como "cobaia" para a conversão à elétrico ... Ah, todas as construções foram feitas sem as madeiras usadas nos kits, comprei um lote bem generoso de balsa de diversas espessuras e densidades para poder fazer, ao menos, 2 modelos de cada kit... Posso estar parecendo um lunático, e estou sim kkkkk sou fanático por aviões e sempre olhei os posts do pessoal e resolvi me aventurar mas acho que exagerei um pouco na "dose" kkkkkk, o importante é a diversão que terei até o fim do ano rsrsrs
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Irei entelar o Bentevi e caso alguém ver esse tópico e puder me ajudar à respeito da trimagem desse modelo será de grande valia para o meu aprendizado.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Fernando,
Pelas fotos parece que você já constrói bem. Parabéns!
Para você começar na trimagem com kits da Aerobrás, sugiro o Vespinha poreque ele tem algumas vantagens.
1. É asa alta, o que quer dizer maior estabilidade.
2. Tem o bloco do nariz removível que facilita o ajuste de thrust line.
3. Construção da fuselagem em chapas que é mais fácil e resistente aos inevitáveis impactos sofridos nos primeiros voos.
4. Quem tem um bom estoque de balsa pode fazer o modelo leve.
5. Bom voador. Na última prova que fizemos, o pessoal estava passando de 2 minutos de voo (o que é bom até para um P-30).

Sobre trimagem de modelos a elástico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9111

Noto que você é do litoral norte paulista (aliás, coloque a localização no seu perfil), se tiver oportunidade de vir a São Paulo avise.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Ahh Muito obrigado Alvaro, se já construo bem como você disse então estou no caminho correto , o Bentevi foi o primeiro modelo o qual construi sozinho... E em relação ao local onde moro, sou da Capital mesmo, estive no litoral para passar uns dias e saltar de Paraglider, moro aqui em Santana, Zona Norte, bem próximo ao metrô Parada Inlgesa da linha azul... Sim, irei ler e ver se consigo um bom resultado.
Agradeço mais uma vez o elogio, ainda mais vindo de um grande entusiasta do voo livre. Qualquer reunião, ou provas futuras que marcarem me avise para que eu possa me programar já que a minha escala de trabalho me deixa somente com um final de semana a cada 45 dias, mas.caso as provas ocorram de manhã, como de costume eu farei o possível e o impossível para se divertir e aprender :wink:
Sic Itur ad Astra !!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Parabéns!

Muito boa a sua construção Fernando, nem parece ser seu primeiro kit.

O Alvaro tem razão, iniciar o conhecimento de trimagem e ajustes é mais indicado um modelo asa alta, sugestão do Alvaro é boa...(Vespinha)

Observação: acho que nasceu mais um cupim... rsrs

Abraços e bons voos.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

ops eu vi um colegial ali hem, não voa tão bem quanto hum vespinha mas é um otimo modelo............
Att
Eduardo
Responder