Primeiros Modelos, sempre um aprendizado

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Ao que me parece, ou eu estou fazendo algo errado ou o que eu penso que esta certo não esta... minha duvida bate na palavra propulsão. Não estou conseguindo entender as "leis" que fazem os modelinhos dos senhores terem empuxo o suficiente para fazer os aviões subirem e subirem até acabar a corda dada no elástico, não estou conseguindo entender essa lógica, tamanho do elástico, numero de voltas, tipo de elástico usado e o principal, como juntar tudo isso para que o meu modelo possa ter o empuxo suficiente para voar. Lembrando que o modelinho é o Bentevi....Todas as sugestões sarão bem vindas, obrigado amigos. :D
Avatar do usuário
inhoemal
membro
Mensagens: 425
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 1:14 am
Localização: são paulo

Mensagem por inhoemal »

Fernando funciona assim quanto mais fina ou menor numero de loops mais tempo de descarga e menos torque= empuxo inicial,
ai depende de modelo pra modelo, pra esse Bentevi eu sugiro 2 loops de 1/8 do pino ate uns 4 dedos alem do nariz. sugiro que o bloco do nariz seja solto pra facilitar o ajuste de trhust line isso vai facilitar muito a trimagem.

[img:3f23748564]http://www.evoo.com.br/forum/files/v6_119.jpg[/img:3f23748564]
[img:3f23748564]http://www.e-voo.com/forum/files/v5_189.jpg[/img:3f23748564]

Comece com planeio de mão, depois umas 350 voltas e va subindo de 150 em 150 ate perder o modelo rs... digo umas 1000 voltas

fotos tiradas do topico
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=937584

ps.: este me parece ser um modelinho critico pra primeiro modelo portanto não fique chateado com possíveis avarias
Tudo que sobe um dia desce (ai ai desce ali não fuD.......)
ABRAÇOS
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Quando eu já achava que o pessoal estava dando dicas bacanas, me surpreendo positivamente com mais uma, por favor não parem de dar conselhos mágicos rsrs estou mais empolgado em não parar mais com as construções, o E-voo é a verdadeira Meca do aeromodelismo.
O inhoemal me ajudou e muito as fotos que seguem mostram como segui o conselho e como deixei o bloco do nariz. A borracha não foi a indicada, essa tem o dobro da espessura sugerida mas serve para eu ter uma base de como vai ficar. E a ultima foto sou eu em pessoa rsrs assim caso aconteça alguma reunião todos irão saber quem sou eu, assim espero kkkkkkk :shock:

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img4/2914/hwqp.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img17/4237/c3t8.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img580/5281/4dmz.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img812/6395/oxhp.jpg[/img:0e78f28dfc]

[img:0e78f28dfc]http://imageshack.us/a/img32/5585/3ozo.jpg[/img:0e78f28dfc]
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Fernando,
Esse Bem-te-vi está super motorizado.
Comece com menos borracha. Se ele tiver os 45 Cm de envergadura que eu imagino, pode começar com 1 anel só de borracha mais fina (aquela de 3 mm da Aerobrás.
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Opa, sim eu eu já havia medido a borracha e realmente é o dobro da Aerobrás, a que esta na foto veio com os kits da Guillow's só usei para ilustrar o que o inhoemal quis dizer. Mas eu usando a borracha mais fina (3 mm) com somente um anel, quantas voltas eu preciso dar para ter um bom empuxo desse motor à elástico ? Eu testei a borracha do kit da Guillow, fazendo exatamente isso o que você havia escrito, um anel de com oito cm a mais de comprimento ( cerca de 4 dedos) a contar do bico do modelo e é ai que esta a minha duvida, quando dou as 300/350 voltas o que parece é que o "motor" não tem muita potência, já olhei o bico plástico, a hélice e o eixo de metal e não vejo problemas, o bico plástico tem até uma folga para não impedir a rotação do eixo, e também, eu acho, a miçanga usada para separar a hélice do bico também não impede a rotação mas será que ela oferece atrito o suficiente para fazer a hélice gira com menor velocidade? A minha meta para o voo desse modelinho é de 6 segundo, passando disso seria uma grande conquista para mim, o avião esta bem leve e isso deve-se a balsa utilizada. Bom Alvaro, posso parecer um tanto "sem noção" e peço desculpas ao amigo, eu só queria entender os possíveis motivos dessa falta de "força" do modelo
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Não tem nada de sem noção!
É assim mesmo que faz. Para pegar o jeito com a borracha precisa fazer uns voos e ir testando.

Tem um tópico sobre quantas voltas pode dar em cada mecha: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26876

Mas tem que tomar cuidado porque cada borracha tem um limite diferente até romper. Um bom método é testar na bancada prendendo a borracha num prego e dando corda até estourar. Depois você pode usar uma mecha igual no avião dando um desconto de 20% no número de voltas.

Esse vídeo é do meu Borrachudo (que deve ter um porte similar ao Bem-te-vi). Voou pesando umas 14g com uma hélice de 6".
Usei 1 loop de borracha de 3/32" com umas 1.300 voltas. Subiu muito fazendo voos perto de 90 segundos.

[yt]ss7CtDKfh-o&feature=youtu.be[/yt]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

Legal sua maquininha de determalizar modelos kkkkk

Ja que estava no catavento tirou umas fotos do foker dr1 que tem lá?

Pra não fugir do assunto o Alvaro esta correto (pra variar) agora vc tem duas opções:
1ª:
[yt]z4cj5a_b-z8[/yt]

2ª comprar borracha com o Nihon rs...
Att
Eduardo
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Novamente sendo surpreendido com boas lições e sábios conselhos, não é por acaso que tantos o consideram como o grande mestre do voo livre. Muito obrigado Alvaro e muito obrigado Eduardo, uma ideia simples em cortar o elástico que se mostrou muito útil, irei fazer uma dessas para fatiar a borracha que veio nos Guillow's. Não tenho o que falar a não ser agradecer toda a atenção, poxa espero voar com essa turma algum dia, estou ansioso para verem os conselhos dados e as dicas fazerem juz aos modelinhos que irei levar na próxima prova ou reunião desse punhado de amigos. Tenho muuuuito o que aprender e a cada passo mais uma lição eu aprendo, se algum dia chegar ao nível de vocês, irei mudar a minha assinatura para a seguinte ; "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." - Sir Isaac Newton ...
E respondendo a sua pergunta Eduardo, dei um pulo no Catavento para levar meu afilhado, tirei fotos com o DC 3, vi o Dr1 ( que na verdade era um kit para montar na época) e o mais legal foi o Turbo-Hélice que estava dentro do Museu, se não me engano era do Fokker F 27...
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

O Bentevi esta praticamente montado, amanhã farei a entelagem e a instalação adequada do "motor" . O tempo para me dedicar aos aviões é muito pouco, como o trabalho exige praticamente a semana inteira me sobra um dia e meio para eu dar continuidade nas construções, sendo que metade desse tempo tenho que passar com a namorada ( que não deixa de ser algo muito bom também rs). É isso ai, conforme eu for progredindo eu vou atualizando o tópico. Valeu galera pela força e paciência.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:8847ba4b16="Fernando Reis Carvalho"]"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes." - Sir Isaac Newton ...[/quote:8847ba4b16]

Fernando, é assim mesmo.
Hoje você olha pro Eduardo Jr. e pro Paulinho como professores, e esses 2 já viram o Nihon, o Kawasaki e o Valderramos como professores.
Os 5 já me viram como professor mas, na verdade, meus professores mesmo foram o Ricardão e o Omar, e por aí vai...

Veja esse vídeo do Nihon no Villa-Lobos, nele aparecem:
Ricardo Marques Jr (Ricardão), Omar Grassetti, Rafael Valderramos, Felipe Kawasaki, Alvaro Sala e outro professor, o (engenheiro aeronáutico) Alexandre Cruz, além do próprio Fernando Nihon.
Ligue o áudio e você vai ouvir as besteiras que a turma fala e perceber o clima da coisa

[yt]4WtB-ZUEFxY[/yt]
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder