Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateria 8S

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 1:26 pm
Localização: Mossoró, RN

Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateria 8S

Mensagem por carlos_esb »

Olá galera alguém já usou um motor scorpion 4025 1100kv com 8s? Estou querendo baixar a amperagem do sistema. Esta puxando 160A e esta judiando das baterias, termina o voo de 4 minutos fervendo com as baterias a mais de 60º. Estou rodando com 2800rpm no innova 550 bateria 6s 5000, quero continuar com as 2800rpm e não mexer na relação de engrenagens que esta 8.82 para não extrapolar a rotação máxima do motor. Uso fixedmode no esc CC120HV curva flat de 85% para conseguir as 2800rpm.

Usando bateria com 8S 3700(sem aumento de peso no heli) fiz um calculo maluco (rsrs) que vou consegui a mesma rotação na faixa de 65% de curva flat. Será que fazendo isso vai aliviar alguns amperes no consumo? o motor vai aguentar?

Peço uma ajuda dos experts de elétricos, logo que vou ter que investir em carregadores e baterias para fazer essa modificação.

Agradeço desde já os comentários.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bem, segundo alguns relatos, esses motores Scorpion são assim mesmo, descem fritando. Não conheço pessolmente mas isso é que eu já ouvi e ví por aqui!!! Embora eu não ache que isso seja normal (?), eu, em minha pouca experiência, uso num T-rex 450 Pro, motor stock combinado com um esc K-force 40A/Hobby Wing Platinum, que com com uma throttle curve flat a 100%, rasgando os 3600 RPM e desce morninho, temperatura muito próxima da ambiente!!! Talvez não fosse o caso de usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade?
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Dá uma olhada nesse link, talvez ajude!!!

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=450795
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Re: Ajuda - KDS Innova 550 com Scorpion 4025 1100kv e bateri

Mensagem por Airton »

[quote:6bdcf2fb5f="carlos_esb"](...)Estou rodando com 2800rpm no innova 550 bateria 6s 5000,[/quote:6bdcf2fb5f]
:shock:

Como foi medida a rotação?? Que pás está utilizando? Esta rotação está acima da especificação de segurança para alguns bons helis dessa categoria.

Outra informação interessante é que está puxando os 160amperes... :roll: Qual bateria está utilizando?

Bom, em teoria, o motor também deve ser trocado por um de 850~900 KV.

Mas, mesmo assim, eu não julgo seguro e necessária tamanha rotação.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Avatar do usuário
cebola
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 10:53 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cebola »

Bom, eu nunca tive um scorpion, não sabia que eles esquentavam assim. Mas 160A de corrente é muita coisa cara... eu tenho um Trex 550 V2 DFC e o sistema funciona sempre frio, não medi a RPM dele mas mesmo usando as pas 550mm nunca vi ele aquecendo. Mesmo usando o RCE-70A original dele.

Não é o caso de verificar se as engrenagens estão muito apertadas?
carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 1:26 pm
Localização: Mossoró, RN

Pessoal, o que eu falei que esquenta é a bateria, não motor

Mensagem por carlos_esb »

Olá pessoal. Agradeço os comentários, mas eu gostaria que não fugíssemos da pergunta.
Como eu falei lá em cima, as baterias descem muito quentes, não o motor. O motor está tranquilo. Não vou mexer na rotação e nem trocar nada no conjunto, o heli está perfeito e fazendo 3D extremo.

Eu só quero saber sobre essa questão de usar 8S ao invés de 6S, e reduzindo a curva flat, já que quero manter o mesmo RPM. Se isso vai reduzir a potência nas retomadas. O que devo esperar? Vai reduzir a amperagem consumida, já que terei aumento na voltagem?

Obrigado e abraço a todos.

[yt]pOc2pX0hF8s[/yt]
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Baterias 6s 5000 - qual marca e quantos "C" de descarga? Como disse acima, talvez fosse interessante usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade. Baterias esquentando, normalmente o causador disso é que elas não estão entregando toda corrente que lhe é solicitada ou entregando no limite!!! Bateria boa, bem dimencionada para o modelo, vai descer morna...
carlos_esb
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 1:26 pm
Localização: Mossoró, RN

Baterias THUNDERPOWER G6 65C!

Mensagem por carlos_esb »

[quote:9594283a4d="Lívio Cardoso"]Baterias 6s 5000 - qual marca e quantos "C" de descarga? Como disse acima, talvez fosse interessante usar baterias com taxa de descarga mais elevada e de boa qualidade. Baterias esquentando, normalmente o causador disso é que elas não estão entregando toda corrente que lhe é solicitada ou entregando no limite!!! Bateria boa, bem dimencionada para o modelo, vai descer morna...[/quote:9594283a4d]

Baterias THUNDERPOWER G6 65C
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Faltou especificar a bateria, eu compraria uma TP 80/160C , uma APlus 65C, ou coisa do tipo...
Avatar do usuário
Airton
membro
Mensagens: 2394
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 2:21 pm
Localização: Brasília - DF

Re: Pessoal, o que eu falei que esquenta é a bateria, não mo

Mensagem por Airton »

[quote:74a52470f2="carlos_esb"]Olá pessoal. Agradeço os comentários, mas eu gostaria que não fugíssemos da pergunta.
Como eu falei lá em cima, as baterias descem muito quentes, não o motor. O motor está tranquilo. Não vou mexer na rotação e nem trocar nada no conjunto, o heli está perfeito e fazendo 3D extremo.

Eu só quero saber sobre essa questão de usar 8S ao invés de 6S, e reduzindo a curva flat, já que quero manter o mesmo RPM. Se isso vai reduzir a potência nas retomadas. O que devo esperar? Vai reduzir a amperagem consumida, já que terei aumento na voltagem?

Obrigado e abraço a todos.

[/quote:74a52470f2]

O que perguntamos é para completar as informações necessárias para poder te ajudar, sem fugir do tópico.

Se sua decisão já está tomada, manda ver. Mas se puder aprender com os erros dos outros...

Se você puder informar, ao menos, qual a voltagem e o percentual de carga que tuas baterias descem, fica mais fácil ajudar-te, pois o problema pode ser apenas 30 segundos a mais de voo que o ideal ou apenas uma pá grande demais.

Compartilhando as informações, podemos te ajudar de forma mais adequada.

Baseado no que conheço, o motor de 1.100KV não é o mais indicado para 8S. Os melhores setups de 8S que já vi foram com motores de 800 a 900KV, simples
assim.

O que aconteceria se colocasse 8S com o teu motor? Costuma forçar ESC até mais que as baterias de 6S, pois, como você mesmo percebeu, tem que tirar a curva do ponto ideal.

E já que é para considerar um melhor ajuste, já que você tem um monstro de ESC, um pack de duas baterias de 6S são mais fáceis de encontrar que uma bateria de 8S.

Abs,

Airton
Evoluindo um pouco mais a cada dia!
Responder