Hextronics HX12k x TowerdPro MG996r

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

tenho alguns motores que tem comigo 25 anos e já os comprei usados. funcionam muito bem...
Tenho um supertigre g20 vcc de combate que tem a minha idade(43) que funciona melhor que qualquer ASP qualquer hora do dia...
veja bem não sou contra experimentar o que é novo nem sou avesso a evolucão das coisas.
numa época que rádio era FUTABA e ponto final fui um dos primeiros a usar JR e depois quando a hobby one perdeu a concessão da futaba pra aeromodelli e comecou a trabalhar com a HITEC também fui um dos primeiros a usar rádios HITEC quando muitos olhavam pra eles com desdém.
não acho pecado usar servos chineses, eu também os uso.
também uso motores ASP...
só acho que tem que parar de endeusar equipamentos chineses como muitos o fazem(não estou apontando dedo pra ninguém, nem dizendo que é o caso , que fique bem claro...).
eles valem o que custam. PONTO
como o sancler poucas foram as vezes que comprovadamente tive problemas com equipos de grife nos 25 anos que estou no hobbie.
em 3 ou 4 anos que uso os chineses já tive alguns(vários...) problemas.
não se trata , a meu ver, de quebrar paradigmas, mas de mostrar o que acontece efetivamente na prática.

pra usar uma frase de uma musica bem velhinha mas que ilustra muito bem:
"laranja madura, na beira da estrada: tá bichada zé, ou tem marimbondo no pé"
ABRACOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Nilson
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:49 pm
Localização: Poços de Caldas

.

Mensagem por Nilson »

[quote:1f85b079f9="Camacho"][quote:1f85b079f9="Nilson"]Camacho, só por curiosidade, vc se lembra quais os servos vc usava no seu Pitts ?

ainda não tive o prazer de ter um aero deste 1/3, mas já vi voando , e a pessoa também comentou que achava o voo um pouco complicado.

Nilson[/quote:1f85b079f9]
sim lembro.
prepare-se para rir:
aileron 4 servos s 148 standard com kit de rolamento.
profundor 2 s 3001 roletado standard.
leme 1 s 9203 "altíssimo " torque para a época 5 ou 6 kg se não me engano.
motor OS BGX 35CC GLOW. bebe 32 onças de wildcat 15 de nitro 18 de óleo por cada 20 minutos de voo,mas confiável ao extremo.
cansei de falar que todo mundo super dimensiona servo hoje em dia. não falo mais...
voei e voo até hoje modelos com motor 120 com mais de 6kg de peso com servo s148(2,4 kg de torque).
ainda tenho 3 modelos 1/3 extra 300L, ultimate e laser 200, mas esses sim eu uso servos fortes.
quanto ao pitts... critico no pouso , decolagem então complicadissima... é muito curto de nariz e cauda o que deixa ele arisco e sensível, mesmo com exponencial e dual rate.
planeio sem motor péssimo.
enfim um modelo pra quem curte emoções fortes...rs

ABRAÇOS[/quote:1f85b079f9]

kkkkkkk, não tem como não rir.
acho que este foi o melhor comentário de todos, pois o amigo vai ver que pode comprar servos com um pouco menos de tork e de grife se preferir, tem servos muito bons na faixa de 6 kilos, que não são caros e dariam conta do recado.
é como vc falou , da pra ver como os servos hoje são super dimensionados. tem quem coloque servo de tork até em treinadores , e diz ser mais seguro , quando na verdade esta tendo uma sobra que nunca sera utilizada , ainda tenho aeros com servos futaba 148 ,são muito bons mesmo .

Nilson
T-rex 600N EL=T-rex 600 ESP=T-rex 500 UP=T-rex 250=cop 232=miss america=Exray=MXS-R 20cc=(+)
Avatar do usuário
Nilson
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:49 pm
Localização: Poços de Caldas

Mensagem por Nilson »

[quote:d64c00646e="sancler"]O grande problema é que com os servos Futaba em 31 anos de aeromodelismo nunca aconteceu , então não é achismo , é Fato
quanto com o HTX já aconteceu em 1 ano, Exatamente como tudo que esta vindo
Alguém tem ai algum motor de Hoje Funcionando perfeitamente depois de 30 anos ?
Eu tenho , Hoje os motores duram 5 anos no Máximo e pode jogar tudo Fora .[/quote:d64c00646e]

Sancler , eu acredito que as empresas de grife tenham um controle de qualidade mais rigoroso, mas tenho minhas duvidas se os servos de grife continuam tendo a mesma qualidade de antigamente , na época eu era mais corajoso e derruba toda hora rsrsrs eu não me lembro de ter trocado uma caixa ou engrenagens do futaba 148 , hoje qualquer tombinho já foi a caixa e as engrenagens dos futaba 3004 , os motores voavam com o (mijão) e nunca trocava camisa pistão rolamento, hoje só usa combustível de qualidade e toda hora tem motor detonado ,
acredito que pra continuar tendo uma fatia do competitivo mercado os fabricantes tendem a seguir a tendencia em diminuir os custos e como consequência a qualidade , nunca se via um radio futaba, jr dar pau, hoje toda hora tem alguém reclamando de algo , os fabricantes colocam os produtos no mercado antes de fazer todos os testes e depois ficam fazendo atualizações pra corrigir as falhas,
e o pior de tudo, vc nunca sabe se esta comprando um produto original ou falsificado.
tem neguinho pirateando até água , kkkkkk
mas isso tudo e só um opinião.

Nilson
T-rex 600N EL=T-rex 600 ESP=T-rex 500 UP=T-rex 250=cop 232=miss america=Exray=MXS-R 20cc=(+)
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

Superdimensionar servos só pode acontecer quando o manual não os especifica. O manual do meu Yak diz o seguinte:
Servo Selection
The servos used for the control surfaces of this Yak-54 must have a minimum
of 130 ounce-inch of servo torque.
Então 130 onças/polegadas = 9,36 kg/cm, que o HXT12k supre legal.
Gostaria mesmo de saber quais seriam os "servos muito bons" "que não são caros", com torque na faixa de 10 kg/cm, que dariam conta do recado.
Ou será possível que o construtor está superdimensionando estes servos e uns 6kg "dá conta do recado".
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:8a63e2b819="Moiado"]Superdimensionar servos só pode acontecer quando o manual não os especifica. O manual do meu Yak diz o seguinte:
Servo Selection
The servos used for the control surfaces of this Yak-54 must have a minimum
of 130 ounce-inch of servo torque.
Então 130 onças/polegadas = 9,36 kg/cm, que o HXT12k supre legal.
Gostaria mesmo de saber quais seriam os "servos muito bons" "que não são caros", com torque na faixa de 10 kg/cm, que dariam conta do recado.
Ou será possível que o construtor está superdimensionando estes servos e uns 6kg "dá conta do recado".[/quote:8a63e2b819]
cara eu acho quer você está confundindo as estações...
vindo do geral pro específico. se no manual de qualquer modelo se pede servo de X torque, é mais que óbvio que se deve seguir a orientação dele.
o que o pessoal está comentando é que tem (e muito) quem coloca servo de 5 ,6 kg de torque num treinador que pesa 3 kg. coloca servo de 25 kg de torque num aero 27%. eu uso servo de 12 kg num aero 33%, que é antigo e pasado e até hoje não caiu...
agrega peso, tendo que usar uma bateria mais parruda...e não é porque você super dimensiona o servo que ele trabalha gastando menos. o pico de consumo do servo é pontual. vai comer bateria do mesmo jeito, o cara coloca uma bateria meia boca- que vai abrir o bico- a tensão cai abaixo das mínimas operacionais do receptor, que entra no famoso e famigerado "brown out"(negada cai com DSM2 a rodo por causa disso), e adivinha: enterra o aero no chão e sai xingando...
tem muitos que não me deixam mentir sozinho aí...a uns 15 ou 20 anos , usando 4 servos S148 eu fazia ATÉ 10 voos de 10 minutos com a bateria original da futaba de 500 mha.
se fizer isso com servos HXT de 5 kg cai no segundo ou terceiro voo com a mesma bateria.
sabe quanto consome um servo HXT de 9 GRAMAS? essa info tá no fórum, e não fui eu quem chegou nesse resultado- 750 mha de pico!!!!
o projetista leva em consideração na hora de dimensionar os componentes não só o cara que voa igual um débil mental, mergulhando com motor a pleno e cabrando a 15 metros do chão... tem o cara como eu que faz meia duzia de palhaçada, mas não tira suco do aero e tem o que voa papai mamãe fazendo circuito básico....
ele cobre pelo lado pior, e ainda acrescenta uma margem de X% de folga.

pra citar um caso específico particular meu:
tenho um ultimate 33% motor 100c,c kit da OHIO models, muito antigo- pesado e super robusto e reforçado- no manual dele vem até qual a carga de G positivo e negativo máxima que o modelo suporta(coisa que eu nunca vi nos modelos atuais) e pede servo de 70 onças...
meu modelo pesa 14 quilos e voa a 23 anos com servo de 70 onças...
mas meu modelo não foi feito pra voar 3D na época que ele foi projetado, nem existia 3D.
tem ultimates mais moderno e menores e mais leves que são feitos hoje em dia, que pedem servos com o dobro de capacidade...
mas enfim tá fugindo do assunto do POST.
a verdade dos fatos:
tem quem usa servo chinês e é feliz...
eu uso servos de marca e sou feliz...
também uso servos chineses e sou um pouco menos feliz...:wink:
ENTÃO, o que importa é ser feliz!!!8)
um grande abraço
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

Eu só não sou Feliz quando quebro , Uso também tudo o que aparece no Mercado , Mas posso citar o que já me deu dor de cabeça e o que nunca deu , pois já usei quase de tudo , Não pela famigerada vontade de comprar , mas simplesmente pelo tempo que voo , Como citei Tive um HXT que não dava centro no ailerons de um modelo Champs que o fabricante nem existe mais :) só toquei ele , o resto ficou tudo HTX e estava voando até ontem , quando aposentei o modelo para montar um Petit Parasol , mas ele ficou aqui na prateleira esperando dar vontade de voa-lo outra vez , completamente montado :)
Avatar do usuário
Claud
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 15, 2013 5:39 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Servo HX12K

Mensagem por Claud »

Amigos, poderiam me ajudar com relação ao servo HX12K?

Comprei eles porque estou restaurando um Funtana 125, mas como o processo está lento, eu poderia usar estes servos em um Tucano 40 da Phoenix? pelo que vi estes servos pesam 20g a mais que os standard comum.
Rafael Aerolibelula
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Abr 19, 2012 1:53 pm

Mensagem por Rafael Aerolibelula »

Vou falar o que eu acho, talvez não vá agradar algumas pessoas...

O pessoal monta aero de 1500,00 - 2000,00 - 3500,00 e quer gastar 120,00 - 130,00
em servos. Vou dizer uma coisa...



Sabe onde eu uso servos HK ???

No meu shock flyer ( R$ 15,00) e pode ter certeza, encomoda pra caramba..
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Tive 12 servos HX12K.. *TODOS* queimaram em pleno uso..
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

A questão é muito simples, se o cara não pode comprar 6 HITEC 5645, não pode ter avião grande.


Uso xing-ling também só shock, e digo que é uma b***a ainda.

Enfia uma coisa na cabeça de vocês, compre algo bom e compre somente uma vez. E outra, saibam se programar também.

A HD fechou um lote agora, pedi 3 5645, 110 cada. Entrada mais 30 dias. Não pesa nada. Quando chegar, vou ter cinco 5645 e dois 645.

Tem que se programar, só rico que consegue montar avião de um dia para outro. O caboclo compra o kit e depois não tem dinheiro, na ansiedade quer comprar servos na HK, affffffffffffffffffffff!!!!!!!!!!!!

PS: vi falando dos s3004. Os meus já cairiam uma pá de vez, inclusive duas vezes já no rio, sendo preciso eu abrir e secá-los. Tudo funcionando! E com direito ainda, na queda, a posição do braço inverter.
Responder