F18F Super Hornet FEJ 1/6 montagem

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Power X
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Honeycomb e o melhor material ja feito, tanto que todos os jatos militares usam, realmente a FEJ esta errando porem temos que dar o braco a torcer eles sao pioneiros nisso e nao da pra acertar em tudo.
Pra voce ter uma ideia o F18F 1/7 de escala deles antes do honeycomb e mais pesado que o F18F 1/6 de honeycomb!

Em um aviao pequeno nao ha problema pois a area e pouca mais em um grande e outra coisa.

A parte que tem que vou ter que trabalhar e onde fixa o profundor. Parece que ja melhoraram muito comparado com as fotos dos anteriores mais ainda me deixa preocupado.

Estou assistindo a varios videos de como fazer laminacao com fibra de carbono/kevlar a vacuo para usar naquela area.

Outra duvida e no sistema de profundor se sera direct drive (sistema novo deles) ou faco o antigo.

Por precaucao eu ja pedi o sistema antigo junto com o armamento e tail hook que vieram faltando, FEJ e mestre em mandar aviao faltando peca.
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Com muito pouco tempo para trabalhar nao rende muito.
Estou fazendo tudo pra esse aviao durar uns 100 anos! Tudo extra reforcado.

As caixas de servos vem todas desmontadas e nao e so ir montando. cada pedaco tem a sua posicao pois os 4 lados sao trapezios assimetricos, quebra cabeca pra comecar!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/14/bvze.jpg/][img:dcf8635aba]http://img14.imageshack.us/img14/8476/bvze.jpg[/img:dcf8635aba][/URL]


Fiz um reforco onde vai o apoio do servo pra ficar mais firme.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/534/8qvn.jpg/][img:dcf8635aba]http://img534.imageshack.us/img534/741/8qvn.jpg[/img:dcf8635aba][/URL]

Se montar corretamente ela se encaixa com perfeicao!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/534/jn2w.jpg/][img:dcf8635aba]http://img534.imageshack.us/img534/2228/jn2w.jpg[/img:dcf8635aba][/URL]
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Montagem do servo na asa, ailerons primeiro. O flap nao decidi se sera link interno ou externo. (pessoal o forum nao e pra escutar opinioes!)

O modelo anterior tinha 2 servos no Flap, esse so tem um, nao gostei.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/18/p0zn.jpg/][img:9fc06a0499]http://img18.imageshack.us/img18/428/p0zn.jpg[/img:9fc06a0499][/URL]

Fiz doble horns pra redundancia, voce vao ver MUITO isso nessa montagem, adoro redundancia!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/12/dmks.jpg/][img:9fc06a0499]http://img12.imageshack.us/img12/6456/dmks.jpg[/img:9fc06a0499][/URL]

ta feio mesmo, depois dou o acabamento quando acabar tudo!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/707/ym2v.jpg/][img:9fc06a0499]http://img707.imageshack.us/img707/82/ym2v.jpg[/img:9fc06a0499][/URL]
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Antes que eu me esqueca, so uso Aerospace grade Epoxy, Hysol no aviao todo, esta dos horns e a 9462, super facil de usar porem nao uso o misturador pois perde muita cola. Ela tem um tempo de cura maior e assim penetra mais na madeira e fibra alem de dar na faixa de ate 15min para trabalhar.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/545/mm6f.jpg/][img:537b0dc676]http://img545.imageshack.us/img545/3450/mm6f.jpg[/img:537b0dc676][/URL]
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Servos

Acho que e um assunto igual futebol sempre polemico!

Eu gosto de Hitec, quero experimentar Graupner com os novos brushless, programaveis e de caixa de metal mas por enquanto eu vou de Hitec.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/827/mt57.jpg/][img:19f4330441]http://img827.imageshack.us/img827/8025/mt57.jpg[/img:19f4330441][/URL]

Nao conheco Futaba bem para opinar.

Bom escolhi para a maioria deste aviao os JR HV8911, todos falam muito bem, mais eu so coloquei mesmo porque eu tinha um monte sem ter o que usar e estavam fora da caixa se nao eu vendia.

Ja me arrependi amargamente de ter feito essa escolha.

Gosto do Hitec nao so pelo fato de serem de Titanium como tambem por serem PROGRAMAVEIS!!

Tudo, end point, neutral, velocidade, resolucao, pode ir ate 180o, fail safe, protecao de corrente etc etc etc.... um milhao de coisas. Bota tudo no aviao, nao preocupa com nada, na hora de programar o radio, zera tudo! Muda pra onde precisa de torque, melhora onde precisa de precisao, aumenta a rapidez etc...

Assim que montei o primeiro aileron e vi o "neutral point" do JR deu vontade de chorar, nesta altura nao dava mais pra refazer tudo.

Licao, nunca mais.

Eu gosto de aviao perfeito, todos os comandos com exatidao, do mesmo tamanho. NADA de ajeitar daqui, consertar dali.

Olha so o que a JR chama de neutral, parece 90o?

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/834/wqq3.jpg/][img:19f4330441]http://img834.imageshack.us/img834/46/wqq3.jpg[/img:19f4330441][/URL]

Agora e esperar os da Graupner pra testar em um projeto novo pois segundo eles sao programaveis tambem e ver ate onde sao, se como a Hitec ou so enrolacao.
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[quote:717b89428b="Mucio Viana Jr"]Leonardo,

Parabéns, avião grande mesmo, tire um tempo para fotos e postagens aqui.
Uma pergunta: qual o peso máximo que ele deve atingir? Mais de 20 ou 25kg?
Ele não precisaria de uma 'condição especial' para voar, algo do tipo vôo de testes em local não público acompanhado de um representante legal antes de vôo em local público.
Nos EUA e na Europa isto existe. Procure se informar.
Abraço,

Mucio[/quote:717b89428b]

Mucio,

Procurei ro RBHA mas nao achei nada, amanha temos nosso voo de certificacao do 737-400 com um monte de gente da ANAC e esse sera o topico do almoco!
Esse aviao fica bem abaixo da categoria experimental nos EUA que e de 90 lbs.
A nossa RBHA e a copia fiel de uma circular do Faa AC 91-57.
O primeiro voo vai ser em uma pista de aeroporto com certeza mas ele opera muito bem em pista curta.

Olhe o video do Raul Lozano, que esta me ajudando na montagem tambem,

Essa versao dele e muito mais pesada que a minha e usa uma turbina de 22k eu vou usar 2 de 14, 28k no minimo.

http://www.youtube.com/watch?v=Ay9IQ043oek

http://www.youtube.com/watch?v=zALOr9ifYK0
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[quote:ab9f467eed="Megafly"]O problema é que a FEJ começou a usar o honeycomb de maneira errada, eu vi fotos onde peças ia parafusadas direto nele e isso é totalmente errado ja que o material não tem esse tipo de resistência, vc viu o vídeo do Big Hawk da FEJ que o profundor também falhou no voo de apresentação?
Olha bem esse F18 e coloca reforça tudo, eu até passaria os profundores numa maquina de raio x para ver se o eixo dos profundores estão com os anti rotation pins colocados, alguns eles colaram direto e o eixo girou em voo...
Esses aviões grandes dão trabalho mesmo né rsrsrs
Mete ficha na montagem ai!

Abs.[/quote:ab9f467eed]

Essa parte e que me preocupa Megafly, aqui e onde vai o sistema do profundor.

Ja mandei para o nosso guru Bob B1bomber analizar, a FEJ ja fez bastante reforcos.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/547/2gxy.jpg/][img:ab9f467eed]http://img547.imageshack.us/img547/2439/2gxy.jpg[/img:ab9f467eed][/URL]
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[quote:cdc8cf6c43="adrianoquirino"]Parabéns! e sobre os trens de pouso elétricos com freio, proporcionais e com sequenciador, como os que a dream works está vendendo, você já ouviu algum comentário se são bons?[/quote:cdc8cf6c43]

Sao excelentes, todos estao partindo pra eletrico. No meu Tucano vai ser eletrico e tudo que pode sera eletrico. A Xicoy esta fazendo e sao os mais tops. Eles alem de serem os melhores fadecs pra turbina do mercado estao fazerndo valvulas one e 2 way, trems de pouso e mais muita coisa boa.

Porem ness F18 nao da, infelizmente, sao nada mais nada menos que 28 tubulacoes para os 14 atuadores do aviao. Esse nao e brinquedo. Ja imaginou um vazamento pneumatico nos km de tubos de T's?

Se e montado pneumatico nos avioes grandes quando se monta pra vender, voce entrega e ai o problema e de quem comprou. Porque uma coisa eu te garanto, nao existe sistema pneumatico que nao vai dar vazamento.

Agora o hidraulico e mole de achar onde eh! Pneumatico ate vai em aviao pequeno em grande esquece se voce quer um aviao que nao lhe de dor de cabeca!

Sistema bem simples pra nao ter erro!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/27/1cyb.jpg/][img:cdc8cf6c43]http://img27.imageshack.us/img27/6758/1cyb.jpg[/img:cdc8cf6c43][/URL]

Placa onde vai a distribuicao, serao 2 dessas, 28 linhas.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/32/smd0.jpg/][img:cdc8cf6c43]http://img32.imageshack.us/img32/5973/smd0.jpg[/img:cdc8cf6c43][/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/607/ei6c.jpg/][img:cdc8cf6c43]http://img607.imageshack.us/img607/9641/ei6c.jpg[/img:cdc8cf6c43][/URL]
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Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:b113b73d67="Power X"]Montagem do servo na asa, ailerons primeiro. O flap nao decidi se sera link interno ou externo. (pessoal o forum nao e pra escutar opinioes!)

O modelo anterior tinha 2 servos no Flap, esse so tem um, nao gostei.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/18/p0zn.jpg/][img:b113b73d67]http://img18.imageshack.us/img18/428/p0zn.jpg[/img:b113b73d67][/URL]

Fiz doble horns pra redundancia, voce vao ver MUITO isso nessa montagem, adoro redundancia!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/12/dmks.jpg/][img:b113b73d67]http://img12.imageshack.us/img12/6456/dmks.jpg[/img:b113b73d67][/URL]

ta feio mesmo, depois dou o acabamento quando acabar tudo!

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/707/ym2v.jpg/][img:b113b73d67]http://img707.imageshack.us/img707/82/ym2v.jpg[/img:b113b73d67][/URL][/quote:b113b73d67]

Link interno nos flaps como ? Usando torque rods ? Eu acho que é muita força para torque rods, teriam que ter diâmetro muito grande.
E só um servo por flap ? Melhor 2.

E sobre servos programáveis, eu usei Hitec e acho perfeitos neste quesito, possibilita a eliminação dos famigerados Power Box. Que a meu ver são mais um ponto de falha.
Fora Hitec usei Hyperion e não gostei, praticamente só programa os end-points.

Abs
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
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Link interno nos flaps como ? Usando torque rods ? Eu acho que é muita força para torque rods, teriam que ter diâmetro muito grande.
E só um servo por flap ? Melhor 2.

E sobre servos programáveis, eu usei Hitec e acho perfeitos neste quesito, possibilita a eliminação dos famigerados Power Box. Que a meu ver são mais um ponto de falha.
Fora Hitec usei Hyperion e não gostei, praticamente só programa os end-points.

Abs[/quote]

Pois e Nelson, eu tambem nao gostei de um servo so n Flap, ele e muito grande para um ponto so, o gozado e que as versoes anteriores todas sao com 2 servos. Vou consultar os outros que ja montaram e como estao usando.

O sistema interno dos flaps vou ter que fazer pois nao veio nada, vou ver tambem as 2 opcoes com o pessoal que ja esta voando ele.

Sempre gostei muito do Hitec, o HS-7990 magnetico de titanio deles e imbativel, vou usa-lo no profundor. Hoje dei uma experimentada so pra ver e nao gostei nada do sistema direct drive deles. Vou postar umas fotos.

End point so nao adianta nada por isso gosto da Hitec eles tem uma gama enorme se voce usar o programador deles!
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