Unidade FBL Turnigy 3D-H

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Tranquilo Paulo, amanhã passo aí pra pegar tudo!!!
macnas
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Mensagem por macnas »

e ai Lívio, ja estreou a unidade?? a minha chegou hoje juntamente com um rotor DFC, amanha devo instalar ela, estou com duvida nos servos, os meu sao analogicos (mg s90) acho que é isso, quais vc ta usando?? eu li que esta unidade aceita servos analogicos, vou tentar usar eles ate comprar outros, vamos ver no que da.
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Estou configurando ainda, não estou tendo muito tempo disponível, estou mexendo numa reforma em casa... mas vamos que vamos. Meus servos são Align 410M...Já fiz a configuração básica, mas falta conferir o passo do cíclico e o coletivo...
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Paulo BatataHobby
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Mensagem por Paulo BatataHobby »

Lívio, já favoritei seu tópico, quero ficar informado. Tenho real interesse em futuramente adquirir esta unidade Flybarless. Quando falei pro pessoal que esta Turnigy era boa, muitos riram de mim. Agora, quero ver quando deixar o TRex 500 travadinho perto deles... hehehe
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Paulo BatataHobby
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Mensagem por Paulo BatataHobby »

[quote:24bc1ba713="Lívio Cardoso"]... mas falta conferir o passo do cíclico e o coletivo...[/quote:24bc1ba713]

Outra coisa: Sou leigo no assunto de termos e palavras no helimodelismo, quando você diz passo do cíclico e o coletivo, a que você refere?
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Não Paulo, passo do coletivo é uma coisa e passo do cíclico é outra. Para medir o passo do cíclico faça o seguinte:

- [b:f01b202eb4]Com as pás paralelas ao tail boom, ponha o stick do throttle á 50%[/b:f01b202eb4], flybar nivelado, dê aileron e meça com o pitch gauge quanto deu...é bom deixar por volta de uns 8° ou 9°.
- [b:f01b202eb4]Com as pás à 90° do tail boom, stick do throttle a 50%[/b:f01b202eb4], flybar nivelado, dê profundor/elevator e meça com o pitch gauge e veja quanto deu. Assim como no aileron é bom deixar com uns 8° ou 9°.

Se der menos vá em swash e altere o valor pra mais e meça novamente. Se sua medida der mais que 9°, vá em swash e altere o valor pra menos, até conseguir que dê a medida . Os valores de pitch aileron e elevator não precisam ser, necessariamente, iguais.

Observação importante: esse procedimento é para helis FB. Pra flybarless deve se seguir os parâmetros de configuração da unidade FBL


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=120538
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

[quote:4778ab1058="peptod"]parece muito bem acabado lívio. deve ser sensível a vibrações igual o mbx, eu coloquei o meu dentro do frame no botom plate, parece que é um lugar com menos vibrações que por cima do tail boom holder. não se esqueça de retirar as pás principais e acelerar até ao máximo e em várias posições para ver se não da tip over. abraço[/quote:4778ab1058]

Bem, terminei as configurações, botei no chão e dei comandos totais pra todos os lados, parece que está tudo ok. Na mesa giratória o servo de cauda tá bruto, com poder de parada muito forte, agora é ter coragem de mandar pra cima!!! Não sei se é assim mesmo, mas tô achando o retorno de comando de aileron e elevator, lento. Dou o comando e largo o stick, parado na bancada, motor desligado!!! Retorna lentamente...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/189/5vnf.jpg/][img:4778ab1058]http://img189.imageshack.us/img189/2927/5vnf.jpg[/img:4778ab1058][/URL]

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[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/96/gudi.jpg/][img:4778ab1058]http://img96.imageshack.us/img96/7817/gudi.jpg[/img:4778ab1058][/URL]

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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Bem, amanhã vou jogar pro alto...tracking ok também...
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Lívio Cardoso
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Mensagem por Lívio Cardoso »

Hoje não vai dar pra voar mas fiz um pequeno hover dentro da garagem e, à princípio, comandos extremamentes sensíveis, até me assustei um pouco, estava no "Extreme" agora passei para "Radio". Agora configurei pra colocar exponencial e DR no rádio, pelo menos até me acostumar com tudo. O ganho do gyro também deixei para acertar via rádio, segundo recomendações de usuários do MBX. Tirei um meio metro do chão, mas já deu pra ver que vai voar... No início do hover a cauda começou a sair no sentido horário, abortei, repassei a configuração, mudei a correção de "Normal" para "Inverse"... O fato de os comandos apresentarem um retorno lento é normal, como ví lendo mais um pouco à respeito dessa unidade FBL. O retorno lento se dá apenas com o heli estático, na bancada, sem o giro do rotor, em vôo a coisa muda...

- Impressão inicial:

O helicóptero muda - fica muito mais agressivo e esperto!!!
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Paulo BatataHobby
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Mensagem por Paulo BatataHobby »

Que bom Lívio, ótimas impressões a respeito. Neste sábado o nosso amigo Anderson, que tem um TRex 500DFC com 3GX deixou eu voar. Pois então, tirei heli do chão, subi 40cm e logo pousei, entreguei o rádio pra ele e disse: "Muito sensível, arisco e esperto demais pro meus dedos! hehehehe"

Flybarless é outra vida, outro nível de aprendizado em pilotagem.
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