Baterias para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Carlos Eduardo Guitti
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jul 20, 2013 12:17 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Carlos Eduardo Guitti »

Olá Pessoal,

Sou novo no forum, gostaria cumprimentar a todos e agradecer a oportunidade de poder participar, ajudando e aprendendo ao mesmo tempo.
Pratico aero a mais de 30 anos, porém continuo aprendendo a cada dia...
Indo direto ao assunto, acabei de montar um Aero Revolver 70 da Great Planes com motor DLE 20cc, com 04 servos 3305 + 01 3004 no motor. Tenho conhecimento que esse servo 3305 consome muita energia, daí pergunto que bateria usar ???? levando em conta que a corrente de consumo somadas dos 05 servos está próxima de 5 amp.....

Abraços,

Carlos
chung
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qua Out 17, 2012 7:57 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por chung »

Olá pessoal, uma bateria de 5000ma que diz descarregar 60c ,descarrega 300 amperes ???? Num fio de bitola 2,54mm é isso mesmo ?
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Caro Wagner,
Comprar um bom carregador é a melhor forma de conseguir longevidade das baterias. É o tipo de economia que custa caro em termo de destruição de baterias. Uma forma de ver se o carregador está bom é estar a bateria em outro carregador ou verificador de bateria para ver se ela está balanceada. Caso a bateria esteja esquentando ou muito inchada é sinal de que a bateria já foi...

[quote:3b3cc0c68b="Wagner Quiterio"]ola amigo boa tardeeu tambem estou com um poblema parecido o que estou fasendo não sei se é serto pois não entendo tão bem de baterias mais quando vejo que élas alcanssaram o valor de carga e não soa o alarme eu desligo e tiro do balanciamento e passo para chager e ligo novamente em 1 ou 2 minutos o alame apita acho que deve ser defeito no carregador poque não é todas mais até as hiperion que tenho algumas tambem acontece isso ; amigo não use de base minha infirmação pois estou comentando como eu fasso na verdade vou tambem ficar atento as colocações dos demais amigos que tem conhecimento na area ,para que eu tambem resolva esse poblema comigo ; falou um abraço[/quote:3b3cc0c68b]
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

A conta é Capacidade X C rating = max corrente
No seu caso, capacidade 5000mAh (mili amperes) = 5Ah (amperes hora)
5A x 60 = 300A
Você está correto quanto a corrente, entretanto para escolher a bitola você precisa saber se a corrente média que vai passar pelo fio.
Para manter 300A sustentado a bitola correta seria 11,684mm, conforme a tabela AWG. Mas veja o quanto o seu motor(es) consumirão e use a [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/American_Wire_Gauge]tabela AWG[/url]
300A é muita coisa!!!! Afinal de contas, sua bateria vai demorar 5Ah/300A = 1/60h = 1 minuto! Menos de 1 minuto já que se recomenda consumir apenas 80% da carga da bateria.
Se for uma bateria 3S (+- 12 V) são 3,6KW = 1,34HP

[quote:82396cc04c="chung"]Olá pessoal, uma bateria de 5000ma que diz descarregar 60c ,descarrega 300 amperes ???? Num fio de bitola 2,54mm é isso mesmo ?[/quote:82396cc04c]
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

Olhando na internet não encontrei um limite superior claro para a tensão que o servo pode ser alimentado. Entretanto há especificação de funcionamento entre 4.5 e 6 volts, portanto o recomendado seria NiCd, NiMH ou LiFe para não passar muito destes 6V.
Quanto a capacidade depende de quanto tempo quer voar sem recarregar e do espaço disponível. 10 min de voo com seus 5A consomem 833mAh. Um bateria de LiFe de 1100 com mais de 5C daria para o seu voo.
Também há a opção de uma LiPo com um UBEC.
Eu normalmente forço o servo ao contrário para ver a corrente máxima, só para saber o batente necessário. Depois faço o voo com uma bateria qualquer e vejo quanto ele consumiu, já que isso vai depender do estilo de voo e da aeronave, o tamanho das superfícies, velocidade, peso etc.
[quote:159e1b1297="Carlos Eduardo Guitti"]Olá Pessoal,

Sou novo no forum, gostaria cumprimentar a todos e agradecer a oportunidade de poder participar, ajudando e aprendendo ao mesmo tempo.
Pratico aero a mais de 30 anos, porém continuo aprendendo a cada dia...
Indo direto ao assunto, acabei de montar um Aero Revolver 70 da Great Planes com motor DLE 20cc, com 04 servos 3305 + 01 3004 no motor. Tenho conhecimento que esse servo 3305 consome muita energia, daí pergunto que bateria usar ???? levando em conta que a corrente de consumo somadas dos 05 servos está próxima de 5 amp.....

Abraços,

Carlos[/quote:159e1b1297]
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

bom dia amigo; obrigado pelas dicas construtiva relmente o carregador associado a forma de uso determina a durabilidade da bater fis isso por aqui e conclui que realmente é outra coisa; veja bem ; eu voava 10 minutos com uma bateria e so tinha 4 isso me fasia alterar o carregador para diminuir o temo de carga... então comprei mais 4 baterias e troquei meu acuccel por um ichager 106b+ agora voo 8 minutos ficou assim 8 baterias hiperion 850 mha com esse carregador ,mudou tudo tenho que parar de carregar uma hora e meia antes de ir em bora para não gardar baterias carregadas em casa .o investimento vale a pena pois não terei que faser isso todo meis quem puder fassa isso ao invés dar 4 voos com uma bateria acabavc dando somente um e assim ela vai triplicar a durabilidade...
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

[quote:2e0adbadc7="chung"]Olá pessoal, uma bateria de 5000ma que diz descarregar 60c ,descarrega 300 amperes ???? Num fio de bitola 2,54mm é isso mesmo ?[/quote:2e0adbadc7]

O Chung, essa bateria é de que marca? Rayovac?

Mas sim.. 60C de 5Ah dá 300A.. Se bem que pra você descarregar isso de uma bateria precisa ter um combo muito forte acelerando algo muito pesado..

Uma Savage Flux que pesa 7.5 Kilos com 6S costuma puxar uns 150A de pico durante uma aceleração, que dura um ou dois segundos no máximo..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Claudinez
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:37 pm
Localização: Pedreiras/MA

Mensagem por Claudinez »

Será que a bateria

http://www.aliexpress.com/item/free-shipping-RC-Transmitter-Lipo-Battery-2200mAh-11-1V-For-JR-Futaba-BEC-BQY/734286161.html

é compatível com o rádio Turnigy 9x?
Wagner Quiterio
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 7:47 pm
Localização: Barretos sp

Mensagem por Wagner Quiterio »

ola amigo,boa tarde ..a bateria para o radio deve ter uma descarga de 1c eu uso uma lipo 2.65 mha 1c e éla dura quse 3 meses sem recarregalas voando todo final de semana. não sou tão conhecedor de baterias mais antes de comprar e colocar no equipamento , aguarde uma resposta precisa para não queimar o radio o que seria decepcionante .. abraço
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Descarga e capacidade não queimam nada..

Se queimasse, eu não poderia ligar o carregador de celular no cigarrete - que é ligada na bateria do carro..

Mas por ao invés de colocar uma LiPo, não coloca logo 8 boas baterias NiMh de 3000mAh??
Responder