Unidade FBL Turnigy 3D-H

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Voei...ou hoverei!!! Já deu pra ver que o FBL é extremamente sensível, tem que ter outro dedo pra pilotar!!! Não posso sentar o dedo como antes ( no FB ) senão vou me surpreender!!! Tá com muito exponencial ( 45%) e mesmo assim tô sentindo muito agressivo!!! Vou repassar as configurações, na decolagem tem uma ligeira tendência pra esquerda, nada que uma pequena correção de aileron não resolva, mas vou analisar tudo!!! No ar dá pra largar os controles. A cauda está com uma ligeira batidinha, mas tá firme...
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

o lívio, o retorno dos servos a posição normal é lento mesmo, é o jeitão da coisa. quanto a sensibilidade dos comandos, há diferença, no sistema fb colocamos o link no furo mais da ponta, pois os comandos são indiretos, mas no fbl devemos colocar em um furo mais para dentro, por isso que no mbx tem um sistema de coloração de luzes para ajustar isso, assim se o furo for muito para fora , nunca vai dar luz azul. teoricamente os servos do fbl darão a metade do curso de um fb para fazer a mesma coisa. no fbl não de comando de aileron ou profundor se os skids ainda estiverem no chão, de motor e saia firme do chão . você também deve levar em consideração que os dumpers do fbl são muito duros , então não vão aliviar em nada os comandos, se der aileron para a direita ele vira rapidinho para a direita. depois de se acostumar com fbl vc não vai querer outra coisa, abraço
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Ok Peptod, vou mudar a linkagem para o furo do meio na bailarina. Quanto à tendência de sair um pouco pra esquerda na decolagem era mesmo o alinhamento da bailarina que não estava perfeito, já corrigi... Vou ter que trocar o servo do pitch. em vôo teve um momento que notei uma chacoalhada no ar, abortei a brincadeira, juntei as tralhas e fui embora. Na bancada, enquanto repassava as configurações, o servo chacoalhou sozinho, então é hora de trocar!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Alterações efetuadas, agora é voar pra ver... Foi necessário repassar toda a configuração do FBL!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Voei hoje pela manhã. Ganhei mais confiança. Uma coisa interessante que observei. se vc larga os sticks o helicóptero não aderna como nos FB que deslocam pro lado e inclinam. Ele se desloca para o lado mas fica na horizontal!!! A cauda está escapando nos punchs, vou fazer mais ajustes no FBL pra corrigir isso!!! Alterar o ganho no rádio não resolveu!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Voei hoje pela manhã. Ganhei mais confiança. Uma coisa interessante que observei. se vc larga os sticks o helicóptero não aderna como nos FB que deslocam pro lado e inclinam. Ele se desloca para o lado mas fica na horizontal!!! A cauda está escapando nos punchs, vou fazer mais ajustes no FBL pra corrigir isso!!! Alterar o ganho no rádio não resolveu!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

essas escapadas podem ser melhoradas ativando o tail torque pre-compensation(revomix) , assim mesmo antes do sensor perceber a mudança de ângulo , o servo já se movimentou .
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Tentei hoje à tarde resolver o problema das escapadas de cauda em punchs. Não consegui. Tentei diversas combinações e nada. Tá rodando uns 45° numa acelerada bruta... as impressão que dá é que o sensor do gyro tá demorando muito pra fazer a correção. No mais tá ok. Em vôo normal a cauda tá firme!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

...ainda tentando acertar a cauda com essa unidade FBL. Hoje à noite botei o heli na mesa giratória e testei inúmeras configurações pra resolver isso. Achei uma que me pareceu boa, agora é ver voando!!!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Checando as configurações, encontrei o ítem "N" ( ADJSUTING THE PIROUETTE OTIMIZATION ) configurado errado. Era para ser "normal" e estava "reversed". Vamos ver agora. Os 3 pots voltei para a posição default ( 9 horas ) e o ganho do gyro para "G" ( = 45% ). Á partir daí é que vou acertar os ganhos agora!!! Vamos ver amanhã pela manhã!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Responder