Tucano AFA 1,60m - flaps, retráteis, luzes, fibra de vidro

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

É que estou em dúvida na quantidade de resina a comprar :P
Valeu muito a dica do peso de resina ser aproximadamente o da fibra.
Meu projeto é um P-51 de 120cm. Vou dar uma diminuida nas gramaturas dos tecidos, não quero peso final maior que 1,5kg.
Para fibrar a asa vc usou o método do contramolde que sobra do corte com peso em cima? E na fuselagem, como vc fibrou? Por partes? Gostaria que vc esclarecesse um pouco o processo.
Obrigado.
joel4752
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Seg Jan 21, 2013 10:03 pm
Localização: Florianopolis-sc

Mensagem por joel4752 »

Deval..depois de ver essa construção descobri que o meu tucano não é um tucano...é um outro passaro qualquer. I M P R E S S I O N A N T E. Se a estreia for no GAZ vou mandar fazer tres estatuas. A tua vamos colocar no lado direito da nossa placa azul...a do Fabricio no lado esquerdo, e uma do Beto...deixa eu pensar...da pra colocar embaixo da placa. Parabens amigo.
"Devagar vamos aprendendo como tudo funciona."
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:dff10ce0e7="joel4752"]Deval..depois de ver essa construção descobri que o meu tucano não é um tucano...é um outro passaro qualquer. I M P R E S S I O N A N T E. Se a estreia for no GAZ vou mandar fazer tres estatuas. A tua vamos colocar no lado direito da nossa placa azul...a do Fabricio no lado esquerdo, e uma do Beto...deixa eu pensar...da pra colocar embaixo da placa. Parabens amigo.[/quote:dff10ce0e7]

hahaha, Valeu Joel, tu és um figuraço, hahaha
Com certeza eu vou estrear no GAZ!!!
Abs
Deval
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:d9c7a6f186="platinado93"]...Para fibrar a asa vc usou o método do contramolde que sobra do corte com peso em cima? E na fuselagem, como vc fibrou? Por partes? Gostaria que vc esclarecesse um pouco o processo.
Obrigado.[/quote:d9c7a6f186]

Nessa construção não utilizei essa técnica (contramolde e peso), foi o seguinte: primeiro fixei o tecido de fibra de vidro com cola spray da 3M 77 tanto na asa quanto na fuseca (sem exagerar);
depois apliquei a resina epóxi com pincel bem macio e rolinho de lã de carneiro de 5cm x 5mm, com uma quantidade bem enxuta de resina (absorvida com papel toalha).
Depois de curada, lixar com cuidado com lixa 80, 120 e 220. Por fim, aplicar mais resina epóxi, dessa vez mais generosa para dar um acabamento lisinho.
Depois é só aplicar o primer e verificar se tem alguma imperfeição e corrigir com massa de poliéster, lixar e primer novamente.
Se tiver satisfeito com o resultado, passar as lixas mais finas que encontrar no mercado (600, 1200, 2000) e mandar tinta na criança, de preferência com pistola ou aerógrafo (depois desse trabalho todo, não me venha com pincelzinho, né, rsrsrs).
Espero ter ajudado!

Abs
Deval
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Fantástico trabalho Deval!!!
Só uma observação quanto as rodas que você colocou, essas rodas são muito frágeis para um modelo desse porte. Essa parte plástica quebra com muita facilidade, já ralei alguns modelos por causa delas.
Se puder coloque Dubro.
Bons voos! :wink:
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Avatar do usuário
MarcaoIvinhema
membro
Mensagens: 389
Registrado em: Sex Fev 22, 2013 8:12 am
Localização: Ivinhema/MS

Mensagem por MarcaoIvinhema »

Nossa, ta muito show de bola essa construção, ta limpa, e o principal, mostrando o que não dá certo!

Parabéns Deval, tu é o cara! ;)
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:552b6eebb4="Fernando Manfio"]Fantástico trabalho Deval!!!
Só uma observação quanto as rodas que você colocou, essas rodas são muito frágeis para um modelo desse porte. Essa parte plástica quebra com muita facilidade, já ralei alguns modelos por causa delas.
Se puder coloque Dubro. Bons voos! :wink:[/quote:552b6eebb4]

Olá Fernando, se vc puder postar um link de loja que venda a roda que vc está sugerindo, agradeço.
De qualquer forma, vou ter que caprichar no pouso, pois já não confio na própria bequilha, é a primeira vez que uso bequilha servoless e o pessoal não tem falado muito bem.
A hora que eu tiver meu torninho mecânico, eu mesmo vou fabricar esses aros de roda, rsrs
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

[quote:76a231918f="MarcaoIvinhema"]Nossa, ta muito show de bola essa construção, ta limpa, e o principal, mostrando o que não dá certo!
Parabéns Deval, tu é o cara! ;)[/quote:76a231918f]

Pô Marcão, obrigado pelo elogio, mas não é pra tanto, rsrs :oops:
As tuas construções estão muito boas também, e haja folego pra tantas...
Abs
Tente, Invente, Faça um Aero Diferente !!!
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

[quote:dc2ebebf2d="DEVAL"][quote:dc2ebebf2d="Fernando Manfio"]Fantástico trabalho Deval!!!
Só uma observação quanto as rodas que você colocou, essas rodas são muito frágeis para um modelo desse porte. Essa parte plástica quebra com muita facilidade, já ralei alguns modelos por causa delas.
Se puder coloque Dubro. Bons voos! :wink:[/quote:dc2ebebf2d]

Olá Fernando, se vc puder postar um link de loja que venda a roda que vc está sugerindo, agradeço.
De qualquer forma, vou ter que caprichar no pouso, pois já não confio na própria bequilha, é a primeira vez que uso bequilha servoless e o pessoal não tem falado muito bem.
A hora que eu tiver meu torninho mecânico, eu mesmo vou fabricar esses aros de roda, rsrs
Abs[/quote:dc2ebebf2d]

Costumo comprar aqui: http://www.bigfield.com.br/produtos/bp.asp?busca=low%20bounce&cond=33
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Avatar do usuário
antonielson
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qui Mai 14, 2009 12:43 am
Localização: Marilia

Re: Tucano .60 Radar EDA

Mensagem por antonielson »

Trabalho de artista! Parabéns! SHOW!
Super Decathlon 100cc H9 electric, Sbach 342 120cc 36% electric, Cirrus H9 electric, Falcon 120- k80, ViperJet Wren44, T6 60cc electric
Responder