Novo Motor Dle-20 RA

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Novo Motor Dle-20 RA

Mensagem por adrianoquirino »

Pilotos, novidade em motor, dle-20RA com escapamento traseiro:

http://www.youtube.com/watch?v=rNnErVtf7g4
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Gostei, parece ser mais ergonômico, e economiza-se no escape, pra quem gosta do estilo Pitts...
Será que o desempenho é o mesmo?
Avatar do usuário
lauroneto
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Dom Abr 28, 2013 9:02 pm

Mensagem por lauroneto »

Será que algum amigo me indicaria onde comprar um dle 20 com um preço legal?
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

cara tenho um dle 20cc em um perfilado da peakmodels , ficou um canhão, sobra motor de mais. imagina esse ai!!!
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Comparando um com outro, mostra que aceita hélice 18x6 o outro pelo especificação é 17" a máxima e a vela também tem posição ao invés de horizontal, o do RA é tipo uns 45 graus de inclinação, fora o escape tipo pitts...

http://www.troybuiltmodels.com/items/DLE20RAENGINE.html
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

RA nem sempre é vantagem.

Eu eu mesmo tenho um 35 e já peguei rabo de foguete para instalar, pois precisei afundar ele na parede de fogo aí tive que mexer demais no box do motor por causa do escape.

Eu vou comprar outro DLE e vou no 30cc mesmo.

O 20cc aí que usa mount comum pode ter mais de dor de cabeça que se imagina.


Veja bem, não estou dizendo que é ruim, longe disso, só que às vezes o que parece ser vantagem não é tanta vantagem como se imagina.

Dependendo do avião, do cowl, até para tirar a vela pega rabo por causa da posição que ela fica, fica muito ruim de encaixar uma chave, já que a vela tipo fica mais para dentro do cowl por causa da inclinação.

Novamente, nem tudo parece ser vantagem.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

[/quote]

Verdade Lumberjack, tô com um tucano e mesmo sendo o 20cc comum, deu um trampo do kct para montar no aero, o post foi mais para informar que existe coisa nova no mercado, mas valeu pelas dicas!....
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Então, o meu comentário também é só para informar, pois o pessoal só pensa assim: "já economiza no pitts e sempre fica com visual bacana".

Nem sempre é assim, já teve dia que sonhei em vender o RA para ter o normal heehehehe..... Como vou comprar na casa dos 30cc, vou preferir o normal agora.

Outra coisa que lembrei, até para tirar o pitts às vezes é complicado, pois a parede de fogo está próxima dele, então dá o maior trabalho para remover ou colocar o pitts por causa dos parafusos, já que tem pouco espaço para trabalhar chave allen.

Eu mesmo já preferi tirar todo o motor para colocar o pitts.

Outro detalhe, para ter acesso a peneira do carburador, também tem que remover o pitts. Isso no 35RA.

Claro que não são coisas que se mexe todo dia, mas quando vai mexer, te dá um trabalho maior que fosse escape lateral.

Vou ser sincero, eu prefiro o normal, tive muito trabalho com o 35RA. Até o cabo de vela passa muito colado no Pitts, pois a parede de fogo fica bem rente.

Se começar a vim avião mais preparado para o 35RA, aí deve ficar bacana.

PS: agora imagina esse 20RA nos aviões que a maioria é preparada para glow. Onde a ignição fica justamente no rumo do pitts traseiro.

Eu prefiro o normal + JTEC compact, caso precisar. Não precisando, usa normal mesmo.
Avatar do usuário
Luiz Roberio
membro
Mensagens: 207
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:10 am
Localização: Vitória da Conquista - Bahia

Mensagem por Luiz Roberio »

Concordo em número e grau Lumberjack.
Tenho os DLE 30CC e 35RA e em ambos vejo vantagens e desvantagens, dependendo da aplicação.
Avatar do usuário
Thalles Santiago
membro
Mensagens: 186
Registrado em: Qua Jun 04, 2014 1:29 pm
Localização: Salvador-BA

Mensagem por Thalles Santiago »

[quote:12872235d0="Lumberjack"]Então, o meu comentário também é só para informar, pois o pessoal só pensa assim: "já economiza no pitts e sempre fica com visual bacana".

Nem sempre é assim, já teve dia que sonhei em vender o RA para ter o normal heehehehe..... Como vou comprar na casa dos 30cc, vou preferir o normal agora.

Outra coisa que lembrei, até para tirar o pitts às vezes é complicado, pois a parede de fogo está próxima dele, então dá o maior trabalho para remover ou colocar o pitts por causa dos parafusos, já que tem pouco espaço para trabalhar chave allen.

Eu mesmo já preferi tirar todo o motor para colocar o pitts.

Outro detalhe, para ter acesso a peneira do carburador, também tem que remover o pitts. Isso no 35RA.

Claro que não são coisas que se mexe todo dia, mas quando vai mexer, te dá um trabalho maior que fosse escape lateral.

Vou ser sincero, eu prefiro o normal, tive muito trabalho com o 35RA. Até o cabo de vela passa muito colado no Pitts, pois a parede de fogo fica bem rente.

Se começar a vim avião mais preparado para o 35RA, aí deve ficar bacana.

PS: agora imagina esse 20RA nos aviões que a maioria é preparada para glow. Onde a ignição fica justamente no rumo do pitts traseiro.

Eu prefiro o normal + JTEC compact, caso precisar. Não precisando, usa normal mesmo.[/quote:12872235d0]

Compartilho deste sonho! Se tivesse visto este tópico antes da compra, teria optado pela versão normal. Hoje desejo vender meu 20 RA para comprar um 20 normal. Toda que vez que preciso reapertar os parafusos do escapamento, mexer na mangueira do carburador, lincagem do acelerador, ou manutenção do carburador, tenho que tirar o motor do montante pois o escape cobre todo o carburador, além de ficar rente a parede de fogo, espaço zero para chaves.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
Responder