Iniciante ,ganhei um presentinho ...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
diego cecconello
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Out 17, 2013 2:14 pm
Localização: Passo Fundo RS

Iniciante ,ganhei um presentinho ...

Mensagem por diego cecconello »

Bom , não sei se aqui é o local mais indicado para minha postagem , caso não esteja no local correto peço aos admins que movam o topico .
Eu sou automodelista , mas estava meio cansado de ficar dias regulando o carro , para ter 15 minutos de diversão na pista antes que ele quebre... Então ganhei um aeromodelo de aniversario , bom o modelo é um Ultra fly , da VFaeromodelismo , no começo fiquei um pouco assustado mas depois que encontrei uns videos do avião no YT e alguns comentários que era um bom modelo fiquei mais tranquilo .
O modelo tem 1 metro de envergadura , e 67 cm de fuselagem ,ganhei um radio também ,é um Topfire 2.4 ghz 4ch com receptor , o radio é usado , mas não achei muita informação sobre ele alguém conhece ?o receptor também veio com algo conectado nele , não sei ao certo se é algum tipo de extensor para a antena ou um booster de sinal , oq é ?o esc é de 30A , o motor um 2822 pelo que pesquisei bem comum no modelismo , mas para esse motor comprei hélices 8x4 que ouvi recomendações por não forçarem o motor e garantirem um bom empuxo .

O modelo veio com a linkagem só tive que instalar o servo , mas a linkagem que acompanhava o modelo não me agradou muito , a vareta é de cobre , material muito rigido , mas fica meio ruim de encaixar no servo e horn e não permite regulagem intão tive que regular quando fiz .

Vou utilizar baterias de 2.2 A 20c , já que eu já tinha elas e são usadas em automodelos 1/16 facilitaria, são pezadas um bom pouco a mais do que as mais utilizadas 1.3 A , mas já vi voos utilizando essas baterias em modelos bem parecidos com o meu .

Mas já que a bateria é mais pesada tive que ver aonde iria colocar ela para não afetar o voo , então seguindo orientações que vi no YT de como regular o CG achei o local mais ideal , mas ficava meio ruim de deixar a bateria ''jogada'' ali dentro ,então fiz um suporte utilizando um pedacinho de madeira que tinha aqui e que se não me engano também faz parte de aeromodelos .O aero tem o trem de pouso em alumínio parece bem resistente ,e a roda dianteira é conjugada com o servo do leme.O que acharam do modelo? alguém conhece ?
Aqui vai umas fotos do modelo após montado.

[img:997af42d1b]http://img547.imageshack.us/img547/6314/gcln.jpg[/img:997af42d1b]


suporte da bateria :
[img:997af42d1b]http://img841.imageshack.us/img841/9153/ulhk.jpg[/img:997af42d1b]





radio e receptor :
[img:997af42d1b]http://img9.imageshack.us/img9/2906/egzp.jpg[/img:997af42d1b]

bateria no suporte :
[img:997af42d1b]http://img17.imageshack.us/img17/1663/yv8a.jpg[/img:997af42d1b]
servos na asa :
[img:997af42d1b]http://img853.imageshack.us/img853/6772/p8or.jpg[/img:997af42d1b][url][/url]
Tractor 25 - Tucano EP
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Eu trocaria a lincagem do leme e profundor... Esse cobre ai é pedir pra ter problemas!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Fala Diego

Seja bem vindo.

Como já foi citado, da uma revisada na lincagem do profundor e leme, existe formas mais confiáveis de faze-la.

Cuidado com a posição da bateria por que ela será determinante no CG do avião.

Aprenda a voar com um instrutor, com alguém que já saiba voar e consiga ensinar. Não tenta aprender sozinho que tu vai desmanchar o teu avião que é muito bom e bonitinho.

Tem tudo pra dar certo é só fazer a coisa certa.

Boa Sorte.
diego cecconello
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Out 17, 2013 2:14 pm
Localização: Passo Fundo RS

Mensagem por diego cecconello »

Ola , obrigado pela ajuda dos dois , vou pesquisar como fazer melhor a linkagem , eu também acho que vou me incomodar com essa...
Eu baixei o simulador Real flight e estou treinando com bastante frequência , meu primo tem um aero , e me deu umas dicas de pilotagem e eu já vi alguns voos e tenho uma noção , aonde eu vou voar é um paraíso , é alto tem uma vista incrível e tem um campo com azevem que chega a quase 1 m de altura , então se algo der errado tem um bom amortecimento hahahahhah.
Quanto ao Cg eu regulei da seguinte forma : marquei na asa 1/3 e coloquei todos os componentes dentro do modelo , então ergui com a ponta dos dedos a asa e o avião ficou levemente inclinado para baixo muito pouco, isso depois de ajustado. Correto a maneira ? Alias o que acharam do suporte da bateria ?
Tractor 25 - Tucano EP
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Esqueci de citar, mas cuidado com os fios da bateria passando perto dos servos, é bom deixar os servos bem livres, sem perigo de prender em algum fio!
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Se eu não estou errado esta lincagem é arame de solda, uso a muito tempo nunca tive problemas,mas se quiser na mesma loja vendem para solda inox também sem problemas.
Jeferson
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Diego

Simulador é um ótimo "joguinho" tu não vai aprender a voar com simulador. Pode fazer quantos voos tu quiser no simulador. Se for voar sozinho, querer aprender sozinho. Na melhor das hipóteses tu vai quebrar o aeromodelo com azevem ou sem.

Na pior das hipóteses tu vai te machucar ou machucar alguém.

Já bati muito nesta tecla, não se aprende sozinho e mesmo que tu aprenda sozinho tu irá aprender com erros e aprender com erros e vícios é muito ruim.

Já conheci alguns "pilotos" que se vangloriam de ter aprendido sozinhos a pilotar e hoje fazem acrobacias e por isso acham que sabem voar muito bem. Um deles inclusive faz acrobacias muito melhor que eu, entretanto, me pediu pra pousar um dia pra ele por que o vento tinha mudado e ele não sabia, conseguia, fazer aproximação pela direita... Outro quando apagou o motor do aero a uns 80 metros de altura quebrou o mesmo por que não "conseguiu" trazer até a pista. Já conheci um que so conseguia decolar estando atras do modelo...

Como citei anteriormente, tu estás com um ótimo avião, tem tudo pra dar certo, não começa errado.
diego cecconello
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Out 17, 2013 2:14 pm
Localização: Passo Fundo RS

Mensagem por diego cecconello »

Poisé vou ter que procurar ajuda então ...
Quanto ao cabo de bateria vou verificar se o cabo fica pegando ou perto dos servos ,vlw pela dica .
Arame de solda ? não conhecia mas pelo que vi nas imagens no google parece ser mesmo ,vou falar com o cara que faz o modelo e verificar se é cobre ou arame de solda ...
Tractor 25 - Tucano EP
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

[quote:36b0005163="diego cecconello"]Poisé vou ter que procurar ajuda então ...
Quanto ao cabo de bateria vou verificar se o cabo fica pegando ou perto dos servos ,vlw pela dica .
Arame de solda ? não conhecia mas pelo que vi nas imagens no google parece ser mesmo ,vou falar com o cara que faz o modelo e verificar se é cobre ou arame de solda ...[/quote:36b0005163]

Arame de solda cobreado
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
diego cecconello
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Out 17, 2013 2:14 pm
Localização: Passo Fundo RS

Mensagem por diego cecconello »

Desculpem a pergunta , mas qual o possível problema que poderia a vir apresentar ?
Esses kit aqui funciona ?
[url]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-513155267-kit-linkagem-para-aeromodelos-eletricos-ate-4-canais-_JM[/url]
Tractor 25 - Tucano EP
Responder