Bit Esc

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marco Antonio escreveu:mexeu em vespeiro :shock:


É que o quebra-galho ficou tão complicado quanto a solução definitiva...

É como fazer um leitor a laser para melhorar a leitura de uma fita cassete... já que usou o laser mesmo, é mais eficiente fazer um leitor de CD, oras... pois...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Senhores,

Estou tentando aprender um pouco de eletrônica agora, como trabalho com informática, tenho alguma experiência com assembler para alguns processadores, não sei se esse tbm é o melhor caminho, mas estou tentando começar com programação PIC.
Quando me interessei por montar esse esc, a idéia foi simplesmente aprender. Já perdi algum tempo tentando fazer voar micro-porcarias, e não tenho intenção de continuar tentando.
Realmente o assunto "voar barato" é muito controverso, acompanhei pelo fórum antigo, e não pretendo inflamar mais ainda, principalmente por não ter AINDA o embasamento técnico suficiente.

Agora acho sempre temos a aprender com a experiência de outras pessoas. Eu particularmente aprendi muito no fórum. E não sei se vale a pena simplesmente condenar uma experiência por simplesmente não valer a pena. Acho que ela sempre poderá agregar alguma informação ao grupo.

Várias pessoas aqui do fórum gastaram tubos de dinheiro em experiências, e não considero que tenham origem lusitana.

Acredito que realmente existe problema quando simplemente aceitamos nossas limitações.

Mas uma vez, não quero criar polêmicas. Minha intenção é aprender com vcs e compartilhar o pouco do que estou aprendendo.
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

E isso se houver interesse do grupo. Se não houver, sem problemas...
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Para falar a verdade, esse assunto de bitesc aqui no fórum para mim terminou....

-------------------------------------------------------------------------------

THE END
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Que nada! Não vou deixar você acabar com isso assim :? , se você já acessava o forum antes era perfeitamente previsível o surgimento destes comentários, acho até que demoraram um pouco mais devido à maior sofisticação do seu projeto.
Tem meu apoio uma vez que me interesso em usá-lo.
Se você está fazendo um esc com pic este é o seu projeto, não precisa fazer mais nada do que se propôs antes por causa de algumas sugestões ou críticas.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Oscar,

Acho que não fui bem claro... Claro que como experiência vale, assim como o mixer de 1 canal para acionar speed e servo do Schumann, era algo que tinha comentado alguns dias antes com o Omar, e as idéias convergeram para uma alternativa.

Acho que todo problema tem várias soluções, das mais simples e básicas às mais completas e eficientes.

O Eashiuchi usou uma solução simples e conseguiu fazer o dele voar.

A idéia do ESC realmente deve melhorar o controle, mas precisa de um nível de técnica que permite controlar mais do que apenas o motor. Com um pouco de trabalho a mais você pode fazer 3 canais proporcionais.

O que disse não é para não ir a Roma, mesmo porque a passagem já está completa, mas já que vai à Roma, aproveite para ver o Papa...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

alexcmag escreveu:Oscar,

Acho que não fui bem claro... Claro que como experiência vale, assim como o mixer de 1 canal para acionar speed e servo do Schumann, era algo que tinha comentado alguns dias antes com o Omar, e as idéias convergeram para uma alternativa.

Acho que todo problema tem várias soluções, das mais simples e básicas às mais completas e eficientes.

O Eashiuchi usou uma solução simples e conseguiu fazer o dele voar.

A idéia do ESC realmente deve melhorar o controle, mas precisa de um nível de técnica que permite controlar mais do que apenas o motor. Com um pouco de trabalho a mais você pode fazer 3 canais proporcionais.

O que disse não é para não ir a Roma, mesmo porque a passagem já está completa, mas já que vai à Roma, aproveite para ver o Papa...


Sem galho Alex,

Vou continuar tocando, principalmente porquê meu objetivo é aprender e compartilhar o pouco que estou aprendendo.
Através de outros fóruns e aqui tbm, através de informações que outras pessoas compartilharam, já consegui sucesso em alguns projetos: mixer elevon, esc brushed e um tacômetro que ainda não funcionou a contento. Todos microcontrolados. Além de carregadores com detecção ou não de pico, gravadores de pic ....

De qq forma entendi tua crítica... e reconhenço a valiosa contribuição que vc tem prestado a comunidade.

Abraços,
Edugim
membro
Mensagens: 152
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 4:51 am

Mensagem por Edugim »

Oscar

Estou tentando montar um esc para meu aero e entrei no site que vc indicou mas tenho algumas dúvidas...eu peguei o desenho para confeccionar a plaquinha do gravador e o programinha que vai reconhecer esse gravador.
Estou precisando programar o PIC12f629 e baixei o programa WinPic.exe.
A minha dúvida é...esse programinha já tem o que eu preciso quando eu seleciono o PIC na guia Dispositivo/configuração ou eu preciso criar a programação?
Desde já agradeço.

Abraço T+.
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

comprei os componentes para meu esc (aquele q postei por aki)
vo fazer ele ...mais aconteceu algo estranho ligui o LM7805 em 7,2 e ele esquentou um pouco...
o mosfet consegui achar aki é um IRFZ44N....
Oscar Junior
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:10 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por Oscar Junior »

Edugim escreveu:Oscar

Estou tentando montar um esc para meu aero e entrei no site que vc indicou mas tenho algumas dúvidas...eu peguei o desenho para confeccionar a plaquinha do gravador e o programinha que vai reconhecer esse gravador.
Estou precisando programar o PIC12f629 e baixei o programa WinPic.exe.
A minha dúvida é...esse programinha já tem o que eu preciso quando eu seleciono o PIC na guia Dispositivo/configuração ou eu preciso criar a programação?
Desde já agradeço.

Abraço T+.


Edugmin,
Bom, para gravar o Pic eu utilizei o IC-Prog, vc pode encontrá-lo aqui: http://www.ic-prog.com/
Ele é Free. No Caso do IC-Prog, vc seleciona o Pic que vc deseja gravar, 12f629 e o tipo de gravadora. Para os dois gravadores que mencionei anteriormente, vc pode configurar o IC-Prog com o dispositivo JDM.
Em seguida vc seleciona o arquivo .HEX, que é o prgrama já compilado, que vc baixou do RCGroups e manda gravar...... Este arquivo .HEX é específico para o 12f629.

Abraços,
Responder