Fokker D-8

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Fokker D-8

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Já que a turma está animada, vou pegar essa onda e deixar mais uma contribuição para o Voo Livre.
Dessa vez, um modelinho escala do avião monoplano da 1° Guerra Mundial.
Pensei no Nieuport 11 mas como não tenho tinta para imprimir a planta e já que tenho a planta do Fokker D-8, vou "meter as caras" nesse desafio e ver no que dá rsrsrs :D :D
Toda a ajuda, conselho, crítica.... tudo será muito bem aceito.

[img:8f9b2f830f]http://imageshack.us/a/img571/2162/zuie.jpg[/img:8f9b2f830f]

[img:8f9b2f830f]http://imageshack.us/a/img33/2050/ydyc.jpg[/img:8f9b2f830f]
Sic Itur ad Astra !!!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Se alguém tiver algumas dicas para eu começar a montar, por favor ajudem.
Esse modelo possui 17,6" (44cm) de envergadura com 8 cm de corda e fuselagem com 11,8" (29,5cm).
Parece que vai ser uma construção mais simples devido ao seu diminuto tamanho, mas vamos ver se será mesmo :wink:
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Quanto menor...pior...eu garanto...rsrs

Mete as caras...não sei se faria muita coisa não...só não espere um modelo voando como um Vespinha...bem construído como vc mostra ser bom construtor, espere algo parecido com o vôo do PT-19 do Valderramos.

Vôo escala, mas não performático...

Hehehe...eu tentaria fazer ele todo varetado em 1/16 x 1/16, vale a pena tentar...
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Fala mestre Kawaaaaa, então cara, pensei no voo "não performático" também já que esse aero é bem "parrudinho", mas como nunca montei um modelo escala vou tentar e ver no que vai dar heheheh ... sim ele será todo varetado em 1/16 x 1/16, as nervuras vou fazer com balsa de 1mm.
Se voar 10 segundos já estarei feliz da vida hehehehe
Valeu Kawa
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1794
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

Não entendo de voou livre, mas sou fã deste modelo.
Acompanhando!
Avatar do usuário
alle
membro
Mensagens: 1124
Registrado em: Sáb Ago 25, 2007 12:02 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por alle »

Fernando eu montei um desse, a sua planta e melhor do que a que usei, mais simples,
a dificuldade que tive foi na asa, decidi deixar fixa e acompanhar a planta, mas não foi muito bom, [b:b4b600864b]hoje[/b:b4b600864b] faria uma base para a asa afim de trimar o angulo de ataque.


abraço

alle
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Para transferência das peças na madeira use a técnica que uso para micros... Vá a algum lugar que faça copia em "Xerox" e peça para aumentar a carga depois use ferro de passar em cima da madeira.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11421
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

Opa, isso mesmo Alle, eu vou ter que fazer esse suporte para a Asa mesmo. Se não tiver esse suporte vai ser um pouco complicado trimar o modelo, vou fazê-lo mas de uma forma bem discreta, a ideia é fazer o mais escala possível hehhehe
Valeu Marco Antonio, usei esse seu esquema em quase todos os modelos que eu montei, bem prático, evita ,muitas vezes, ter que tirar o molde e depois passar para a madeira.
Valeu mesmo pelas dicas amigos :D
Sic Itur ad Astra !!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá Fernando!

E as novidades desta construção?
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Fernando Reis Carvalho
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sex Mai 03, 2013 11:26 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Fernando Reis Carvalho »

[quote:41b543410b="Edson Carvalho"]Olá Fernando!

E as novidades desta construção?[/quote:41b543410b]

Fala Edson, beleza?! Então cara, tenho que terminar esse modelo mas com o fim de ano a demanda de serviço aumenta muito, muito trampo e nenhum, isso mesmo, nenhum tempo de sobra para terminar o modelo, que por sinal, está com as varetas todas separadas mas dentro de uma caixa de sapato pra não perder as peças. Queria terminar o modelinho antes do ano acabar mas acho que nao vai rolar... Dobrar turno de trabalho deixa a gente só o pó :cry:
Mas vou tentar terminar e postar o resultado.
Obs.: 3:38 da madruga e eu fritando os miolos desde às 13:00 de ontem kkk locura
Sic Itur ad Astra !!!
Responder