Planta do CLG Woodstock

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Acabamento

Mensagem por NORTON »

Comandante Grassetti,

Excelente método, aproveito a super dica e pergunto como se faz para dar aquele acabamento super brilhoso em um modelo todo em balsa,no qual se possa agregar um pouco de peso;

Posso usar a mesma técnica descrita acima e trocar a turmalina por dope somente ou tem outro segredo?

Pergunto isto pois tenho em casa um kit intacto do CIRRUS A2 da casa aerobrás, ainda na caixa original, e gostaria de montá-lo com este acabamento que lhe descreví, pois o ví feito assim por um aeromodelista já falecido certa vez, e obviamente como estava em uma loja das modernas como "enfeite", ninguém me disse nada satisfatório...

Novamente agradeço sua nobre atenção para com minhas dúvidas, é uma pena que o sr. more tão longe, caso contrário poderiamos trocar mais informações "in loco".

Cordialmente

Norton Ferrari
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Este é um dos aeromdelos mais elegantes que já tive a honra de por os olhos! Quero dizer, CLG já é elegante naturalmente, e não posso deixar de dizer que pra mim sempre teve aquele ar de coisa da NASA... é sério §:^) mas dentre os CLGs que já vi, este certamente é o mais bonito.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tomei a liberdade de colocar a planta como anexo aqui mesmo, o arquivo é minúsculo e assim fica mais fácil de baixar.

Só precisa ser zipada porque a extensão .PDF não é aceita.
Anexos
woodstock.zip
(13.95 KiB) Baixado 1855 vezes
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Norton,

Não precisa me tratar por senhor.
Bem, você tem uma verdadeira raridade que é o kit ainda na caixa do A/2 Cirrus. Esse modelo foi desenhado pelo Erkki Bohm, o inesquecível mestre de todos da minha garação e merece ser construido com todo amor e carinho.
O acabamento ideal para esse modelo é o método tradicional.

Partes de madeira aparente:
1 -depois de bem lixado com a lixa 500 aplicar uma mão de dope diluido com 60% de thinner acrescido com talco. Lixar bem com a 320 e depois 500, se necessário repetir a aplicação nas partes que ficarem ainda ásperas.
2 -aplicar de duas a três mãos de dope ( 25%) diluido em thinner (75%) acrescido de uma gota de óleo de rícino para cada 100ml (testar a quantidade adequada antes de aplicar no modelo, a aplicação da mistura não deve ficar com aspécto ceroso). Lixar com a 500 entre cada aplicação.
3 -passar cera do jeito que eu já expliquei anteriormrnte.

Se resolver entelar as partes de madeira aparente, elimine as etapas do talco e da cera. Não encerar a entelagem.
Obs: o nome do produto é termolina leitosa

Obrigado, Alex Leão!

Valeu, Alexmag!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Acabamento

Mensagem por NORTON »

Prezado Omar,

Sem palavras quanto á explanação, a primeira etapa funciona como seladora, a segunda enverniza e a terceira protege...bem tradicional e perfeito e extremamente trabalhoso...parte que mais gosto!

Quanto ao Sr. Erkki o conheço através de outro "monstro" do nosso aeromodelismo, o Sr. Ferdinando Farias, do qual comprei há muitos anos atrás uma série de livros escritos pelo próprio, e são as melhores fontes que tenho até hoje...a outra agora é o fórum!

Gosto muito de old timers e tenho mais algumas raridades, como um kit da Comet, original do GULL II, e mais alguns que importei dos EUA, como o "Miss World's Fair" da Scientific feito hoje em dia por uma parceira da Penn valley, como deves saber.

Aproveito para perguntar se o amigo teria interesse de montar algum deles para mim, por valor á ser definido futuramente, pois meu tempo é escasso e minha oficina atual não comporta mais de um modelo por vez...

Mais uma vez obrigado e um grande abraço,

Norton Ferrari
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Norton,

Infelizmente também não tenho nenhum tempo livre. Tente fazer como eu, faça um pouquinho por dia, demora mas funciona.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

acabamento

Mensagem por NORTON »

Omar,

Grato mais uma vez.

Realmente tempo hoje em dia é escasso.

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Re17
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Dez 21, 2006 1:55 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Re: Planta do CLG Woodstock

Mensagem por Re17 »

[quote:0b10be7822="Omar Grassetti"]A planta do CLG Woodstock já está disponível para quem quizer.

é o velho esquema: manda o e-mail que eu mando a planta[/quote:0b10be7822]

Boa tarde Omar!

Quero te parabenizar, pela grande contribuição com material e apoio sobre aeromodelismo.

Estou iniciando neste hobby, e acho muito interessante aeromodelos de vôo livre. Tenho estudado o material disponível, até baixei algumas plantas, inclusive feitas por ti.

Comecei fazendo alguns modelos em papel, e lançados com catapulta, de um site que encontrei, muito interessante, e que da um resultado muito bom.

Peguei gosto pela coisa, e quero evoluir no assunto.

Como eu sou leigo , não consegui entender as medidas, qual escala está sendo usada. Eu li no site, a tua recomendação do iniciante começar com o quero-quero.

Te peço, se possível, que me indique como ter dados mais fáceis de entender.

Te agradeço desde já, qualquer ajuda.

Feliz ano novo.

Abraço.

Renato.[/b]
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Re: Planta do CLG Woodstock

Mensagem por Pedroni »

[quote:0df8a855b2="Omar Grassetti"]A planta do CLG Woodstock já está disponível para quem quizer.

Gostaria de recebe-la, meu e-mail é marine_service@brturbo.com.br

obrigado
é o velho esquema: manda o e-mail que eu mando a planta[/quote:0df8a855b2]
Voar, voar, subir, subir...
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Pedroni,

Agora você já pode baixar a planta pelo novo esquema.

Vai na home > plantas > vôo livre. É só clicar e fazer o download da planta. Não tem erro.
Responder