Sobre capacidade de motores!

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
felelo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 11:39 pm
Localização: araraquara sao paulo

Sobre capacidade de motores!

Mensagem por felelo »

Galera, como ainda não entendo muito de motores, gostaria de saber qual é a capacidade dos dois motores que possuo, em relação a peso do aero, tenho o E-max 2822 e um Turnigy D2830-11 1000kv, e porque? Digo em relação à classificação, sei que kv representa rotações por volt, ou coisa assim, mas como isso influencia na capacidade do motor, ou o que influencia?
Isso não é voar, isso é cair com estilo!
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Kv basicamente define o "tamanho" ha hélice que você vai usar, e se o motor será instalado em um modelo rápido ou lento. Quanto maior o kv, menor é a hélice, e vice-versa. Mas de nada adianta um motor de 700kv, se ele gera uma potencia pequena( os famosos watts). Então, um dos principais fatores para se definir a potencia de um motor seria quantos watts ele gera. Um motor de 1000kv gerando 600w "chuta" um de 1000kv gerando 150w.
Avatar do usuário
felelo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 11:39 pm
Localização: araraquara sao paulo

Mensagem por felelo »

Certo, mas o que define a capacidade de "carga" de um motor, por exemplo, imagine 3 modelos, um de 400g, um de 800g, e um de 1,5kg... o que eu devo levar em conta para escolher um motor e hélice para cada um dos modelos, vamos adotar que os três modelos sejam treinadores, e não precisam ser rápidos!
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Empuxo seria um deles, mas não o principal. Você vai se basear no tamanho do modelo para escolher o kv do motor e posteriormente ver se o motor+hélice recomendada te darão o pitch speed necessário para voar. Não adianta ter 100kg de empuxo se o modelo não tiver pitch speed suficiente.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Tem uns tópicos que podem esclarecer muitas duvidas:
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=110749[/url]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=75860[/url]

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=944005[/url]
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
felelo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 11:39 pm
Localização: araraquara sao paulo

Mensagem por felelo »

Opa, valeu, os tópicos estão ajudando mt!
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Dei uma lida nos tópicos , bem informativos embora o segundo tópico redirecione para um outro tópico
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:352325d404="PorcoMaster"]Dei uma lida nos tópicos , bem informativos embora o segundo tópico redirecione para um outro tópico[/quote:352325d404]

Editei e coloquei diretamente o tópico.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
felelo
membro
Mensagens: 67
Registrado em: Qua Mai 26, 2010 11:39 pm
Localização: araraquara sao paulo

Mensagem por felelo »

Dei uma boa lida, sanei muuitas dúvidas, mas uma ainda persiste: usando um 2822 por exemplo, menor aeromodelo em que o uso do 2822 é praticavel, em envergadura ou peso, pra ter uma idéia?
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

[quote:775d27af77="felelo"]Dei uma boa lida, sanei muuitas dúvidas, mas uma ainda persiste: usando um 2822 por exemplo, menor aeromodelo em que o uso do 2822 é praticavel, em envergadura ou peso, pra ter uma idéia?[/quote:775d27af77]

Mínimo, "porcamente" falando: 80cm de envergadura. Mesmo assim vale mais em um com +ou- 100cm de envergadura.
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Responder