DJI NAZA - instalando e configurando

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Nicolas
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:16 am
Localização: Birigui - SP

Mensagem por Nicolas »

Uma duvida, a naza tem que ficar brm no CG do Deadcat, por isto ele esta com tendência para frente por ela esta um pouco adiantada, e os 2 motores da frente esquentando.

Obrigado..
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Bem, acabei de instalar minha Naza M lite com GPS num quad. Fiz toda configuração no PC, e as calibrações.
Primeiro voo de teste: Notei que ele fica piscando 3 vezes o vermelho, o que indica que não enxergou mais que 5 satélites. Algumas vezes até piscou uma única vez intercalando com duas piscadas, o que indica que pegou 5 e 6 satélites, mas não apagou, que seria o ideal. Isso eu fiz do lado de fora do meu prédio, mas estava bem embaixo dele, vou refazer o teste em área mais aberta.

Outra, é que estava hoverando baixo com ele em modos Att e GPS, quando mudei para manual, ele disparou para cima. Ou seja, para eu manter ele no hover em Att e GPS o stck do acelerador fica pouco acima do meio, enquanto que no modo manual, fica pouco abaixo do meio. Isso é normal ou tem como amenizar essa diferença?

Quanto a estabilidade, ainda não dá para dizer nada, pois como disse antes, ele não pegou todos os satélites.
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Também sou novato com o NAZA (LITE) e instalei o primeiro no meu Y6. Está voando bem, porém notei que ele está balançando bastante, qdo tem um pouco de vento. Acho que os Basic Gains devem estar muito altos, pois deixei como padrão 100%. O Attitude Gain eu estou ajustando via X1. Acho que vou colocar os Basic Gains Pitch e Roll no X2 pra testar.
Outro detalhe que não sei como resolver é o seguinte efeito: com ele em hover, comando o profundor pra ele ir pra frente. Quando tiro o comando ele desacelera e para (estou no modo GPS), mas "cai" uns 2 m. Estranho que se eu comandar o profundor para ele vir pra tras, isso não acontece. Tem como resolver esse problema?
Ugly Stick 120 - TREX 550 + MBX
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

Pessoal,

Me ajudem... É obrigatório a "configuração/calibragem" dos ESCs? Não entendo muito...
Eu comprei um kit da Naza, que veio com ESCs, motores etc... Preciso, ainda assim, fazer essa tal configuração e calibragem? O que consiste isso? Me informaram que preciso comprar um "cartão de configuração", procede?

Obrigado!
Avatar do usuário
William Okamura
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 4017
Registrado em: Ter Mar 15, 2005 11:26 am
Localização: Sao Paulo - Capital
Contato:

Mensagem por William Okamura »

[quote:98ddece31e="cirebas"]Pessoal,

Me ajudem... É obrigatório a "configuração/calibragem" dos ESCs? Não entendo muito...
Eu comprei um kit da Naza, que veio com ESCs, motores etc... Preciso, ainda assim, fazer essa tal configuração e calibragem? O que consiste isso? Me informaram que preciso comprar um "cartão de configuração", procede?

Obrigado![/quote:98ddece31e]

Cirebas, se for o kit DJI com escs opto originais nao precisa calibrar, esta o proprio manual. Somente montar e voar.
se for esc de outra marca, tera que fazer o throttle range de cada esc diretamente no canal de aceleracao do rx. se trocar de rx tera que fazer novamente tambem..
uʍop ǝpısdn
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

Fala, William!!!

É o kit da DJI sim, veio quase completo.
Po, obrigado pela info!!!

Chegando as minhas baterias, farei os primeiros voos, alias, tentarei! hahah

Obrigado!
Abraço!
@Cirebas
Como montei meu multirrotor: http://www.montandoumquadricoptero.blogspot.com
DJI Naza M Lite, F450, Turnigy 9X
Avatar do usuário
giulio_abbagliato
membro
Mensagens: 257
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 8:22 pm
Localização: RJ

Mensagem por giulio_abbagliato »

depois de muita briga consegui estabilizar a minha DJI, fiz de acordo com o manual e ela esta hoverando bem em modo att, mas preciso fazer pequenas correções pois ela desliza lentamente para traz.
Minha bateria fica atravessada atrás da guimbal, estou desconfiado que pode ser o centro de gravidade deslocado.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f0e0f32841="roger_fci"]Pessoal Tenho uma pequena duvida em relação ao Cg do Quadri

Qual melhor Local para deixar a bateria ? No meio ou em cima , visto que a maioria das pessoas utilizam em cima , gostaria de saber o por que !

Na maioria dos modelos vejo a bateria em bateria em baixo ou no meio e em cima vão as placas controladoras


Obrigado a todos ![/quote:f0e0f32841]

Pelo menos com a Naza pede que a controladora esteja no CG. E melhor ainda se estiver no centro de massa... Ao se deslocar a bateria se altera o centro de massa.
Eu uso a gopro em baixo e a besteira em cima para equilibrar
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:61f84aa09c="giulio_abbagliato"]depois de muita briga consegui estabilizar a minha DJI, fiz de acordo com o manual e ela esta hoverando bem em modo att, mas preciso fazer pequenas correções pois ela desliza lentamente para traz.
Minha bateria fica atravessada atrás da guimbal, estou desconfiado que pode ser o centro de gravidade deslocado.[/quote:61f84aa09c]

Se for a Naza está bem claro no manual como já citei, se ficar desequilibrado pode haver escorregamento como já vi relatos no RCGroup..
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
cirebas
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Qui Out 03, 2013 2:50 pm
Localização: São José dos Campos, SP
Contato:

Mensagem por cirebas »

Tenho dúvidas quanto ao CG também!

Ainda estou em fase de montagem, mas, assim que minha bateria chegar, começarei a arrumar e posicionar os componentes...

Eu preferiria colocar a bateria no meio dos frames e o módulo Naza no meio também, para protege-lo, mas levemente deslocado do centro, até por questões estéticas etc...

No site da Naza ele mostra alguns vídeos com o módulo no centro, e outros vídeos com o módulo na ponta... O que acham?
Responder