Tutorial APM 2.5.2/Quadra Dedalus: montagem e setup completo

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

[quote:2e72d19279="robertb"]Fernando,

+ 1 ótimo vídeo, parabéns.

Abaixo minhas configurações a quem possa interessar.

No meu Quad01 estou com Power Module sem "Jp1", não tenho servos e mais nada ligado (só o radio da telemetria), é um quad só para treino de voo.

No meu Quad02, estou voando com 2 BECs (sem problemas pois é leve e muito barato), 1 para os Outputs (ESCs e Servos) e outro para os Inputs (RX), pois estou ligando servos nos OutPuts, creio ser a melhor configuração, também sem "Jp1" e sem Power Module. Assim isolo qualquer problema de "ruído" no circuito de Inputs, ficou perfeito.

Se alguém tiver duvida posto as fotos aqui.

Com relação a interferência as minhas placas são 2.5.2, eu medi o compassmot e esta em 8%, que segundo li é ótimo, sendo assim, creio que interferência só se a montagem for bastante errada, isto é ; colocar ESC ou outro gerador de interferência muito próximo da placa controladora, fazendo com cuidado a interferência mesmo na 2.5.2 é quase nula.

Ambos estão com sustentação da Placa com Orings Duros (Cama elástica), fiz um teste e tirei a suspensão para ver como se comportava e para minha surpresa faz uma grande diferença, fica bem mais instável e trava menos no ar.

Abs[/quote:2e72d19279]

Robert,


Suas duas montagem estão corretas com a alimentação da APM.
Estou disponibilizando uma planilha em excel que serve de ferramenta para analise da vibração recebida pela placa. poderia comparar os dois metodos com a cama elástica e sem ela. O aceitavel e que nos eixos X/Y variação seja no máximo +/- 3 e no Eixo Z, +/- 5.

Rinaldo
Hitec A9 - P-47 Top Flite - Extra 300 EP Radar, DJI F450, Tarot FY690S , TBS Discovery PRO
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Não consigo disponibilizar por aqui o arquivo do excel por causa do tamanho...
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Rinaldo,

acho que me expressei mal, eu meço sempre os 2 (vibração e interferência), me corrija se estiver errado.

1) nível de vibração, eu uso normalmente meu Iphone com um aplicativo que não lembro o nome agora, mas meu quad vibra muiiiiito pouco, é perceptível inclusive ao toque, não lembro os índices.

2) nível de "interferência" no compass, eu uso o comando Compassmot, no setup do terminal, aqui ele esta dando o índice de 8% com 5segundos em cada range do throttle, até chegar no full, com o Quad travado em bancada.

A planilha fico grato de puder disponibilizar pois não conheço.

Abs
Avatar do usuário
Rinaldo
membro
Mensagens: 334
Registrado em: Seg Jul 25, 2005 5:53 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rinaldo »

Robert,

entendi seu comentário também utilizo o mesmo procedimento. Ms depois confiro a vibração direto pelo Mission Planner.

indico a leitura:
http://copter.ardupilot.com/wiki/ac_measuringvibration/

A planilha pode ser baixada pelo link: http://diydrones.com/forum/topics/vibration-isolation-and-dampening-of-apm-px4-for-version-2-9?commentId=705844%3AComment%3A1425128&xg_source=activity

procure pelo HoverAnalysis.xlsm


utilizo esse sistema para amortecimento da APM.
http://www.diydrones.com/profiles/blogs/3d-printed-anti-vibration-mount?xg_source=activity
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Rinaldo,

como sempre muito claro, obrigado pelas dicas.

abs
prado123
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sex Nov 16, 2012 11:19 pm
Localização: cruzeiro sp

Mensagem por prado123 »

Acompanhando aqui os videos! BOM D+ Parabéns Fernando...
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

flavioborges,
Obrigado!
A minha meta eh tentar fazer o mais claro possivel.
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

robertb,
Obrigado!
Sua configuracao esta bem simples e clara.
No meu caso estarei fazendo diferente das duas que vc colocou. Estou testando e se estiver tudo ok, postarei o que fiz.
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

Rinaldo,
Estes procedimentos sao uma boa fonte para correcoes.
Eu ja havia testado e ajudao bastante.
O suporte que o Robert usa e este que vc colocou sao bem interessantes. Vou fazer alguma coisa boa mas provisoria assim terei mais tempo para escolher o que der melhor resultado.
Abc,
Avatar do usuário
fernandogalha
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Qua Ago 03, 2011 8:38 pm
Localização: USA - Illinois
Contato:

Mensagem por fernandogalha »

prado123,
Obrigado!
Responder