Lancha RC - qual revestimento para o casco ?

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Lancha RC - qual revestimento para o casco ?

Mensagem por Antonio Garcia »

Olá,

Pela primeira vez estou enveredando um pouco pelo nautimodelismo, e resolvi construir uma lancha. Não é para correr, apenas para dar uma navegadinha, e aprender um pouco sobre esse hobby. Ela tem 45 cm de comprimento e é feita com um compensado um pouco menos espesso que 2mm.

A eletrônica será motor escovado permax 400, hélice turnigy Aquaprop de 34mm, ESC HK de 30A (sem reversão, mas vou implementar com relés/circuito de servo), servo do leme ainda vou decidir, mas acho que vai ser o HXT900 mesmo. A hélice está grande para esse motor, pelos testes que fiz, mas por enquanto vou usar ela mesmo, limitando o giro máximo do motor no TX. Também acho que essa hélice é para superfície, depois vou trocar por uma mais adequada, pois nesse projeto ela vai ficar toda submersa sob o casco.

A minha dúvida é quanto ao revestimento do casco. Pelo que andei lendo, o ideal seria resina epoxi de baixa viscosidade (para laminação), e gostaria que algum colega experiente confirmasse ou desse outra dica.

Outra dúvida: onde comprar essa resina epoxi no Grande Rio ?

Abraços.

Editado pela última vez por Antonio Garcia em Ter Mai 03, 2016 6:54 pm, em um total de 1 vez.
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Então Antônio.
Vale a pena consultar o site do Nauticurso. http://nauticurso.com.br/

Este tutorial contem informações sobre impermeabilização : http://nauticurso.com.br/pintura.html

Considero interessante dar uma lida nos tutoriais , pois, o Marcelo postou muita coisa interessante.

Conheço um local no Rio, em São Cristovão ,na Avenida Pedro II quase esquina com Figueira de Melo
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Obrigado! Já tinha dado uma passada no site dele. Trabalho primoroso. Na verdade eu queria um processo mais simples, para não ter que comprar uma quantidade grande de produtos (que muitas vezes não vendem em quantidades pequenas) que, a princípio, vou usar apenas nesse projeto e, talvez em mais outro, isto é, se eu não for contagiado pela "doença" do nautimodelismo eheheh.

Então, dentro da ótica da simplicidade, e usando um produto que vai me servir para outras finalidades, que é a resina epoxi, você acha que daria certo eu aplicar essa resina sobre madeira, por dentro umas duas demãos, e por fora varias (quantas?) e depois pintar ?

Obrigado pela dica da loja!
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Construí algumas lanchas e aerobarcos, com as nervuras em compensado e casco em balsa nacional (dura e pesada), apliquei seladora de madeira e acabamento com verniz Sparlak extra maritimo, comprado em casa de tintas ou de material para construção civil.
Este mesmo procedimento, utilizo internamente nos aeromodelos para selar a madeira onde está alojado o tanque de combustíivel.
Avatar do usuário
ozzy
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Dom Out 16, 2011 7:45 pm
Localização: Rio Claro - SP

Mensagem por ozzy »

Na minha humilde opinião a seladora é uma otima opção, é facil de aplicar e o resultado é excelente. Por coincidencia trabalho numa loja de tintas imobiliarias e segundo a opinião dos profissionais a seladora Ypiranga da Akzo Nobel é a melhor do mercado, ela põe no chinelo as outras (Suvinil, SayerlacK, Coral, etc)
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez"
(Jean Cocteau? / Mark Twain?)
iannsergio
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 14, 2013 1:10 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por iannsergio »

nauticurso melhor opçao eles tem tudo pra revestimento do casco sugiro o tecido de fibra
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Valeu pelas dicas, mas optei por resina epoxi, porque também é útil no frame de octocóptero que estou construindo. Estou satisfeito com os resultados.

Abaixo, o casco está resinado, mas a cabine ainda não. Não vou usar fibra de vidro. Após a resina vou aplicar primer e depois pintura.

Editado pela última vez por Antonio Garcia em Ter Mai 03, 2016 6:55 pm, em um total de 1 vez.
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Aos pouquinhos vamos chegando lá...

Editado pela última vez por Antonio Garcia em Ter Mai 03, 2016 6:55 pm, em um total de 1 vez.
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, criam-nas." (Kouzes e Posner)
raimundo
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Ago 12, 2015 2:32 pm
Localização: brasilia/df

Re: Lancha RC - qual revestimento para o casco ?

Mensagem por raimundo »

achei muinto bom,como faço pra ter acesso a uma planta lancha rc
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

Re: Lancha RC - qual revestimento para o casco ?

Mensagem por Fernando Xavier »

Colega: Caso opte pela resina epóxi, cuidado ao utilizar a "dura" porque fica com consistência de "vidro". Faça experiências com a flexível. Nas lojas vendem um kit com 1 quilo de resina, catalizador mais um metro de manta de fibra de vidro.
Responder