Vamos falar de SEGURANÇA

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Não disse isso por desmerecer uma geração que vem por aí.

Mas nessa remessa nova haverão grandes valores.

E esses que venham com uma bagagem de orientação e conhecimento pertinente.

Mas se vier com aquelas coisinhas ditas por eles "toscas" ...aí eu vou cair de pau , seja quem for.

Mesmo que o potencial de mercado seja fértil...e forçado por alguns lindões.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:7de3cf3328="CONDOR 2"]Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....[/quote:7de3cf3328]
um pouco acima do joelho...como diz o marco...

pode ser até idiota o que vou falar, mas...
comecei na extinta pista de franco da rocha em são paulo, dentro do parque estadual do juqueri.
tenho saudade de quando acontecia uma queda, se andava as vezes 10 ou 15 minutos pra chegar no local- as vezes mais....
sinal que quem estava voando estava beeeem longe das pessoas, casas ,carros, etc...
isso tem nome: RESPEITO pela vida, pela propriedade, pela segurança e por aí vai...
é o que tá faltando hoje....respeito-coisa mais básica.
ninguém respeita pipoca nenhuma, nem na vida cotidiana, onde tem quem te cobra por isso...
quanto mais no meio do aeromodelismo...
e quando alguém vem te cobrar respeito, simplesmente por bom senso, é taxado de ignorante, chato pra baixo...
sabe quando vai melhorar? quando criminalizar. quem for pego voando aeromodelo em via pública for em cana..., daí diminui 90% problemas, acidentes...
mas é pedir demais pra um povo que só não anda no acostamento quando tem polícia rodoviária tacando o lápis...
não sou santo nem caxias, também faço minhas artes.... mas procuro ter bom senso e RESPEITO...

ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:fa53f3fca5="Camacho"][quote:fa53f3fca5="CONDOR 2"]Ainda acho que aquela sapatada é o meio mais eficaz ....[/quote:fa53f3fca5]
um pouco acima do joelho...como diz o marco...

pode ser até idiota o que vou falar, mas...
comecei na extinta pista de franco da rocha em são paulo, dentro do parque estadual do juqueri.
tenho saudade de quando acontecia uma queda, se andava as vezes 10 ou 15 minutos pra chegar no local- as vezes mais....
sinal que quem estava voando estava beeeem longe das pessoas, casas ,carros, etc...
isso tem nome: RESPEITO pela vida, pela propriedade, pela segurança e por aí vai...
é o que tá faltando hoje....respeito-coisa mais básica.
ninguém respeita pipoca nenhuma, nem na vida cotidiana, onde tem quem te cobra por isso...
quanto mais no meio do aeromodelismo...
e quando alguém vem te cobrar respeito, simplesmente por bom senso, é taxado de ignorante, chato pra baixo...
sabe quando vai melhorar? quando criminalizar. quem for pego voando aeromodelo em via pública for em cana..., daí diminui 90% problemas, acidentes...
mas é pedir demais pra um povo que só não anda no acostamento quando tem polícia rodoviária tacando o lápis...
não sou santo nem caxias, também faço minhas artes.... mas procuro ter bom senso e RESPEITO...

ABRAÇOS[/quote:fa53f3fca5]

Podem colocar um ponto final depois dessa.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

kkk Na realidade a sapatada eram os preços e as dificuldades de antigamente !!!kkkk
É complicado de entender, estamos dividindo em duas categorias, o hobby e o esporte.


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Falando em segurança, vejam o link que nosso colega "Capoeira" postou na segunda página deste tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=159687&start=25

ATENÇÂO: A imagem é forte...
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:29f271ae98="CONDOR 2"][quote:29f271ae98="Lumberjack"][quote:29f271ae98="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:29f271ae98]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:29f271ae98]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

[/quote:29f271ae98]

Eu também não, eu disse que "vai parecer elitizado", pois hoje tudo que a gente diz o pessoal já manda "zelite"

Disse isso, pois é o que se vê na prática [b:29f271ae98]geralmente[/b:29f271ae98], isto é, onde o hobby é elitizado, leia-se equipamentos caros, a segurança é diferenciada em todos os sentidos, pois geralmente não são pessoas ignorantes. É igual ir num restaurante chique e num popular, o chique as pessoas falam baixos, tem modos etc. No popular, vixeeeee...

Veja, não estou sendo elitista, e sim constatando um fato. É isso que eu quis dizer.

Veja, tem "aeromodelista" que não se adapta em clube, pois é "cheio de regras", eles dizem.

Vai acontecer muita m***a com aeromodelo ainda, e isso que eu digo é com absoluta convicção.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:dfea0d709a="Lumberjack"][quote:dfea0d709a="CONDOR 2"][quote:dfea0d709a="Lumberjack"][quote:dfea0d709a="r.boschiero"]E criam-se expectativas diferentes de voar onde nem pista tem !!! se quebrar e barato mesmo ?!?!
Esse é o pensamento dos caras!!!


abraços Rodrigo Boschiero
BRA 16867[/quote:dfea0d709a]

Vou te dizer uma coisa que vai parecer elitizado mas é verdade.

Onde se voa em lugar que as pessoas voam aviões caros, geralmente a segurança é muito maior em todos os sentidos.

Primeiramente que essas pessoas dão valor ao objeto, pois é muito grana investida (esses dias eu vi um jato BVM bandit ultra), então, sabem voar.

Segundo, usa tudo do bom e do melhor, HK é para comprar parafuso heeheheee...

Em consequência disso, voam dentro dos limites dos aviões, voam com seriedade (isso não significa não fazer acrobacias, mas realmente fazer o que sabe e com consciência, com o avião na mão) e não voam em qualquer lugar. Então, a segurança aumenta em todos os sentidos e se passa muito tempo sem quedas.

O grande problema hoje que eu vejo, e isso de um cara com 2 anos de aeromodelismo somente, é a banalização das quedas. E isso se deu ao hobby ter ficado mais barato. Ninguém que ficava anos montado um avião queria perder o avião de graça. Mas hoje é diferente.

O preço ter caído é a melhor coisa do mundo, sem dúvida alguma, e isso é que me propicia a praticar o hobby, mas se paga o preço da banalização. E esse preço é a falta de seriedade na prática do hobby.

É tão certo isso que falo, que quando o cara investe mais ele muda o jeito de voar, fica mais sério. Montagem limpa, manutenção em dia, não faz gambiarra.

Cair não é normal como dizem, avião não foi feito para cair. Isso pode acontecer, mas nunca que faz parte do hobby.[/quote:dfea0d709a]

Não acho que o hobby tem que ser elitizado..

[/quote:dfea0d709a]

Eu também não, eu disse que "vai parecer elitizado", pois hoje tudo que a gente diz o pessoal já manda "zelite"

Disse isso, pois é o que se vê na prática [b:dfea0d709a]geralmente[/b:dfea0d709a], isto é, onde o hobby é elitizado, leia-se equipamentos caros, a segurança é diferenciada em todos os sentidos, pois geralmente não são pessoas ignorantes. É igual ir num restaurante chique e num popular, o chique as pessoas falam baixos, tem modos etc. No popular, vixeeeee...

Veja, não estou sendo elitista, e sim constatando um fato. É isso que eu quis dizer.

Veja, tem "aeromodelista" que não se adapta em clube, pois é "cheio de regras", eles dizem.

Vai acontecer muita m***a com aeromodelo ainda, e isso que eu digo é com absoluta convicção.[/quote:dfea0d709a]

Faltava essa antes do ponto final.

é essa a realidade.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Amigos reavivo este tópico extremamente instrutivo para fazer uma observação importante. A revisão do aeromodelo antes e depois de cada vôo é de extrema importância na questão da segurança, principalmente por que essencialmente usamos parafusos em toda a construção e a vibração do motor ocasiona o afrouxamento dos parafusos! Por isso sempre é bom verificar se está tudo ok antes do vôo, sem falar da verificação dos comandos... Quantas vezes já vi gente apressada que não checa os comandos já sair do chão lenhando perto de todos por não verificar se está tudo operante e correspondente!!

E semana passada me deparei com um simples, porém excelente exemplo de prevenção de acidentes. Um amigo antes de sair fez a tal checagem e no meio dela, o servo do profundor travou cabrado... O aero é um Stick de 1,30 de asa com um motor de .61... Imaginem o estrago que poderia ter acontecido se o servo só tivesse sido acionado e consequentemente travado no ar... Resultado da simples checagem: aeromodelo poupado e acidente precavido!!
Escorpião do Deserto
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:45 pm

Mensagem por Escorpião do Deserto »

Agora aproveito para pedir orientação: existe a necessidade de substituição de servos por tempo de uso? Utilizo em um Stick bola preta de mais de 20 anos, servos futaba que nunca apresentaram quaisquer falhas ou problemas.... Seria mesmo assim necessária a substituição deles?
Urubu
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Mai 28, 2014 9:24 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Urubu »

Quem já ouviu falar em DDS?

DDS (DISCURSO DIÁRIO DE SEGURANÇA).

Empresas sérias utilizam esse meio simples para evitar muitos ocorridos como acidentes de trabalho.
Como funciona?
Simples!!
Cada dia ou cada final de semana um membro do clube ou grupo escolhe um tema e troque experiências com seus companheiros. Cada fim de semana um membro designado através de escala faz o DSS. Os temas [b:57ca8c955d]devem[/b:57ca8c955d] se repetir sempre.

Diante dessa cultura altamente funcional, eu adaptei no local de voo onde eu frequento com o nome de DSS (DISCURSO SEMANAL DE SEGURANÇA). Todos acharam a ideia maravilhosa e nunca tivemos um ocorrido mais sério e também o índice de alguém voar descontrolado e quebra-quebra são baixíssimos, quase nulo.

Hoje por exemplo, o assunto debatido por 5 minutinhos foi sobre ENVELOPE DE VOO E CIRCUITO DE TRÁFEGO.
OBS: hoje falamos sobre esse tema, daqui a duas semanas falaremos novamente.
Compreenderam??
Os assuntos se repetem com frequência. Vai que alguém estava ausente. No próximo a gente atinge esse ausente e assim vai.
A cultura e a conscientização melhorou? Então continue com o DSS. Depois que continuar com o DSS, continue com o DSS. É dessa forma mesmo. LAVAGEM CEREBRAL NO POVO.

[b:57ca8c955d]Com o DDS ou DSS o nível de ALERTA SITUACIONAL AUMENTA CONSIDERAVELMENTE.[/b:57ca8c955d]

Faça uma reunião com a turma e divulgue a ideia. Tente. Tente mais vezes até conquistá-los.

Duvido que o nível não vá melhorar!!!!!!!!

[b:57ca8c955d]CAUTION[/b:57ca8c955d]

SÓ NÃO PODE CRITICAR O COLEGA E/OU DIMINUÍ-LOS.
ISSO VAI GERAR MAL ESTAR E INTOLERÂNCIA.

Fica ai a dica!![u:57ca8c955d][/u:57ca8c955d]
Responder