Ajuda com hélice para quad

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Nandu
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 8:56 am
Localização: Rio de Janeiro

Ajuda com hélice para quad

Mensagem por Nandu »

Pessoa, mais uma vez peco ajuda dos entendido...
ja procurei bastante aqui no fórum, li diversas informações mas nenhuma respondeu 100% minha duvida... vamos la...

tenho um quad f450 dji + naza m lote + bateria 3s 2200mha ( motores e hélices originais )... ja vi aqui que a hélice de 8" eu devo usar caso coloque bateria 4s, mas não e esse o caso...

vamos as duvidas:

- posso aumentar o tamanho da hélice do meu quad? sei la 12"? tem risco de bater uma na outra em funcao do tamanho?
- mudar o passo da hélice, daria alguma diferença no meu voo? vi o pessoal falando que em zagi mudar o passo da uma grande diferença, mas não vi nada sobre o quad.
- vi muitas hélices de carbono vendendo la fora, quais vantagens e desvantagens para as hélices de plástico/nylon?

mais uma vez agradeco a quem puder ajudar
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Hélice de maior diâmetro aumenta o torque e diminui a rotação, se o motor não for feito pra isso queima, e queima o speed junto. Além disso o quad. perde eficiência diminuindo a resposta se o conjunto não foi dimensionado pra essa hélice.
Hélice de maior passo aumenta a velocidade, aumenta o consumo... não é o caso de se usar! E pode queimar o Spped.
Hélice de carbono, menor inércia... resposta mais rápida.
Podem ser um tiro no pé se forem muito flexíveis.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Nandu
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 8:56 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Nandu »

Entao pro motor de 920kv ( original DJI ) o melhor mesmo e usar as hélices que acompanham o kit neh?

Com relação a hélice de carbono, tu acha que vale a pena o investimento? Pergunto isso pq elas são bem mais caras que as hélices de nylon... tinha pensado em comprar um kit de carbono p colocar no meu, tu acha besteira o investimento? ( lembrando, uso o quad como hobby mesmo )

[quote:b3da3c3951="Marco Antonio"]Hélice de maior diâmetro aumenta o torque e diminui a rotação, se o motor não for feito pra isso queima, e queima o speed junto. Além disso o quad. perde eficiência diminuindo a resposta se o conjunto não foi dimensionado pra essa hélice.
Hélice de maior passo aumenta a velocidade, aumenta o consumo... não é o caso de se usar! E pode queimar o Spped.
Hélice de carbono, menor inércia... resposta mais rápida.
Podem ser um tiro no pé se forem muito flexíveis.[/quote:b3da3c3951]
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Re: Ajuda com hélice para quad

Mensagem por sandman_br »

[quote:e8ae903542="Nandu"]Pessoa, mais uma vez peco ajuda dos entendido...
ja procurei bastante aqui no fórum, li diversas informações mas nenhuma respondeu 100% minha duvida... vamos la...

tenho um quad f450 dji + naza m lote + bateria 3s 2200mha ( motores e hélices originais )... ja vi aqui que a hélice de 8" eu devo usar caso coloque bateria 4s, mas não e esse o caso...

vamos as duvidas:

- posso aumentar o tamanho da hélice do meu quad? sei la 12"? tem risco de bater uma na outra em funcao do tamanho?
- mudar o passo da hélice, daria alguma diferença no meu voo? vi o pessoal falando que em zagi mudar o passo da uma grande diferença, mas não vi nada sobre o quad.
- vi muitas hélices de carbono vendendo la fora, quais vantagens e desvantagens para as hélices de plástico/nylon?

mais uma vez agradeco a quem puder ajudar[/quote:e8ae903542]

as hélices dji de 8'' podem ser usadas com 3s e funcionam muito bem.

o maior problema em usar motores dji é que o eixo tem 8mm e a maioria das hélices tem 6mm. Se for comprar hélices para o seu dji fique atento a isso. Você pode usar uma tesoura para alargar o furo da hélice mas isso pode enfraquecer o centro da hélice.

A melhor hélice que já usei com motores dji foram as graupners, pode usar 9x5 ou 10x5 que vai ficar bom, principalmente com 4s.

As hélices 10x3.8 dji são boas, diferente as 10x4.5 que quebravam em voo toda hora.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Isso... Abre com uma tesoura e tira a hélice do centro.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
sandman_br
membro
Mensagens: 1911
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 8:54 pm
Localização: Brasília-DF

Mensagem por sandman_br »

[quote:c115edb127="Marco Antonio"]Isso... Abre com uma tesoura e tira a hélice do centro.[/quote:c115edb127]

Eu prefiro nem fazer isso também, mas brir com tesoura pode até desbalancear mas se fizer direito não tira do centro não. A maioria das hélices tem o furo central em 2 estágios, um bem maior que 8mm e o outro normalmente em 6mm. Se você abrir o furo menor e usar o adaptador para o seu eixo no furo maior sua hélice ficará no centro. Já fiz isso várias vezes.
FRSKY TARANIS, TREX 250, Skywalker x5 + arkbird, Super Sky Surfer + Arkbird, QAV 500, Tbs Discovery, HK 250 mini fpv quad
Nandu
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Dez 19, 2011 8:56 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda com hélice para quad

Mensagem por Nandu »

helice de 8" com bateria 3s? tem certeza cara? Vi em alguns lugares pessoas falando q essas helices eram exclusivas p bateria de 4s, pois se usar 4 s com a helice de 10" iria aquecer o motor podendo queimar.



[quote:1a3cb43964="sandman_br"][quote:1a3cb43964="Nandu"]Pessoa, mais uma vez peco ajuda dos entendido...
ja procurei bastante aqui no fórum, li diversas informações mas nenhuma respondeu 100% minha duvida... vamos la...

tenho um quad f450 dji + naza m lote + bateria 3s 2200mha ( motores e hélices originais )... ja vi aqui que a hélice de 8" eu devo usar caso coloque bateria 4s, mas não e esse o caso...

vamos as duvidas:

- posso aumentar o tamanho da hélice do meu quad? sei la 12"? tem risco de bater uma na outra em funcao do tamanho?
- mudar o passo da hélice, daria alguma diferença no meu voo? vi o pessoal falando que em zagi mudar o passo da uma grande diferença, mas não vi nada sobre o quad.
- vi muitas hélices de carbono vendendo la fora, quais vantagens e desvantagens para as hélices de plástico/nylon?

mais uma vez agradeco a quem puder ajudar[/quote:1a3cb43964]

as hélices dji de 8'' podem ser usadas com 3s e funcionam muito bem.

o maior problema em usar motores dji é que o eixo tem 8mm e a maioria das hélices tem 6mm. Se for comprar hélices para o seu dji fique atento a isso. Você pode usar uma tesoura para alargar o furo da hélice mas isso pode enfraquecer o centro da hélice.

A melhor hélice que já usei com motores dji foram as graupners, pode usar 9x5 ou 10x5 que vai ficar bom, principalmente com 4s.

As hélices 10x3.8 dji são boas, diferente as 10x4.5 que quebravam em voo toda hora.[/quote:1a3cb43964]
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

helices 9" com 4s e helices 10" com 3s
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:9d197e8ec9="KKArioKA"]helices 9" com 4s e helices 10" com 3s[/quote:9d197e8ec9]

Meu quadri é 3S e usa helice 8".. voa quase 15 minutos com bateria 3000mA

Então afirmar isso sem definir que motor está usando é falha de informação!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
KKArioKA
membro
Mensagens: 814
Registrado em: Qui Dez 08, 2011 1:15 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por KKArioKA »

[quote:9c1a571395="Marco Antonio"][quote:9c1a571395="KKArioKA"]helices 9" com 4s e helices 10" com 3s[/quote:9c1a571395]

Meu quadri é 3S e usa helice 8".. voa quase 15 minutos com bateria 3000mA

Então afirmar isso sem definir que motor está usando é falha de informação![/quote:9c1a571395]

ele nao falou que e o original dji 920 kv ? eu prestei atencao nos posts, e voce ?
Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e te vence pela experiência !!!
Responder