Voo seguro e responsável em local não homologado

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Luiz Aerotudo2
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 7:54 pm

Mensagem por Luiz Aerotudo2 »

[quote:af4d7bfebb="Ericfly"][quote:af4d7bfebb="wanderval"]Só para esclarecer, voar na praia é tão proibido quanto empinar pipa, deixar cachorro fazendo coco.
No Brasil a educação não vigora e pior de tudo quem devia fiscalizar coibindo isso em algumas praias não o faz.[/quote:af4d7bfebb]

Pretendo passar uns dias na praia no final do ano e levar meus aeros. Não sabia que era proibido voar na praia (ok, praia lotada o bom senso já proíbe...), há alguma lei sobre isto, ou regulamentação de alguns municípios em específico, ou algo do tipo?[/quote:af4d7bfebb]

Ericfly

na parte de locais de voos consta as normas da ANAC e nelas esta vagamente o que não pode e como vc falou vai do bom censo.
Há muitos anos em Bertioga , fui convidado pela Policia a guardar meu " Brinquedo " pois ele punha em perigo os usuários da praia. Foi uma vergonha só inclusive pra minha família , me senti um marginal.

e olha que era um shock Flyer com menos de 500 gr as sete hs da manhã.

precisa falar mais alguma coisa ....................

nunca mais voei em praias.
Avatar do usuário
Albatroz descontrolado
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Qua Out 30, 2013 2:14 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Albatroz descontrolado »

[quote:cb7a8ceb8f="wanderval"]
"Outro esclarecimento, que juro não farei de novo pois da próxima vez somente desenhando.
1-Jundiai e Parque 9 de julho são pistas públicas e gratuitas. No caso da Uba a sede é uma propriedade particular fora aonde quem quiser ser assossiado paga uma mensalidade para usufruir das benfeitorias da SEDE localizada fora do Parque. Os Associados da UBA utilizam - se da pista gratuita do parque 9 de julho mediante a apresentação do respectivo BRA. A gratuidade da pista estende-se a todo e qualquer associado da cobra independente de qual cube ele for. Portanto parem de falar que o espaço Público esta sendo utilizado de forma errada."

2-" Aí quando o cara acerta a fuça de alguém, vem dizer que foi obra do azar pois ele sempre voou com responsabilidade e bom censo."

3-"se quer voar todo irregular é direito seu , mas antes de fazer qualquer afirmação deve-se ao menos conhecer os fatos ao invés de ficar atirando pra todo lado."

[/quote:cb7a8ceb8f]
Eu disse que encerrei minha parte nesse tópico, mas as vezes nem sempre consigo.

1-Amiguinho, prepara ai um desenho ou um rabisco de forma que meu cérebro compreenda de vez essa palhaçada toda.
Quartel é um espaço público federal. Qualquer pessoa pode chegar e abrir um clubinho de aviõeszinhos controlados a distância dentro de um quartel e cobrar por isso (JOIA SOCIAL)? Claro, mediante a aprovações da COBRA e homologado. Isso eu não estou compreendendo muito bem. Ai você vai dizer que o caboclo tem que ter o BRA e sei lá mais o que. Mas eu não quero saber se tem que ter ou não essa porcaria de BRA. Eu quero saber se é legal cobrar joia social dentro de quartel????

2-Isso foi uma indireta para mim. Eu já te falei que eu usei essa palavra sem pensar e o seu argumento está certo.

3- Eu devo estar dormindo. Como assim voar irregular?? É OBRIGATÓRIO TER BRA??? Pelo que entendi não é OBRIGATÓRIO TER BRA, A NÃO SER QUE EU QUEIRA UM DIA COMPETIR. SE NÃO É OBRIGATÓRIO, NÃO ME CONSIDERO UM AEROMODELISTA IRREGULAR. PELO VISTO VOCÊ DEVE SER UM DIRIGENTE DE CLUBINHO DO BOLINHA E GANHAR UM POR FORA, NÉ? Ninguém está aqui atirando pra todo lado não rapaz. Só queremos mais esclarecimentos dessa dinheirada toda em espaço DO GOVERNO.
Não sei por que estou aqui me estressando??? Já consegui o que queria. Só falta a resposta da joia social em quartel.
"MAIS IMPORTANTE QUE VOAR É SABER FAZER VOAR"
Avatar do usuário
Luiz Aerotudo2
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 7:54 pm

Mensagem por Luiz Aerotudo2 »

Albatroz, meu amiguinho.......

Vc não esta lendo as coisas direito, volta lá e lê de novo.

em nenhum momento eu me referi a sua colocação, e sim somente a UBA e Jundiai em SP que foram citados no seu tópico.
Quanto ao quartel , acho o fim da picada como vc. Aqui em SP no campo de marte em uma parte que é da aeronáutica os caras usam pra feirão de carro e até show de rock e eu juro que não entendo como pode ser.,Quanto a pista ai eu nem dei opinião porque não conheço o lugar e seria injusto e desonesto ficar falando sobre o que não se conhece os fatos.
inclusive achei a jóia que te cobraram absurda e como um usuário colocou sos valores praticados por aqui nem complementei.

Não sou dono de Clubinho do Bolinha nenhum, pelo contrário sou aeromodelista há 30 anos e nunca sequer participei de diretoria alguma.
Simplesmente acho que se a estrutura não é a correta , pode se fazer algo para muda-la ao invés de ficar fazendo afirmações sem base.
Aproveita que a sede da Cobra é ai no RJ e vai lá questionar as sua duvidas e quem sabe vc pode esclarecer até pra nós .
Mas uma vez volto a pedir que vc leia com calma e vc vera que em nenhum momento me referi ou desfiz de suas colocações ,muita gente pensa diferente de vc e manifestar uma opinião é direito de todos desde que baseada em fatos, com vários participantes da discussão colocaram, e infelismente alguns levam
um assunto serio como este para o lado pessoal, talvez até por ter alguma magoa desta duas instituições a que nem referi.
Quanto a receber um por fora......
sinceramente realmente vc deve estar dormindo e perdeu o bonde, pois alguém lá trás
ja explicou como funciona um clube.
Acho que vc não é um aeromodelista irregular ,na verdade acho até que vc tem que viver mais um pouquinho o aeromodelismo para se considerar um e isto não é ofensa não , pelo contrário pois após 30 anos quando acho que sei um pouquinho , sempre vem alguém e me ensina mais.
Siga meu conselho e pare de exigir respostas de coisas que vc não concorda, a COBRA ta ai do teu ladinho, vai lá e fala na cara deles que eles estão roubando junto com quartel.
vc Esta com a faca e o queijo na mão vai lá e depois conta pra gente que eu estou curioso com isso.
Aproveitando como vc me retiro da discussão , pois ja transmiti o meu ponto de vista e os fatos reais no que se refere ao parque 9 de julho.
Avatar do usuário
Alexandre Rodrigues
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 6:43 pm
Localização: São Paulo SP - Lapa

Mensagem por Alexandre Rodrigues »

Quanta retórica furada... não adianta mesmo explicar que o clube veta o acesso a áreas publicas calcado no porte do BRA...
Avatar do usuário
Luiz Aerotudo2
membro
Mensagens: 232
Registrado em: Seg Mai 19, 2008 7:54 pm

Mensagem por Luiz Aerotudo2 »

[quote:2de5428c7d="Alexandre Rodrigues"]Quanta retórica furada... não adianta mesmo explicar que o clube veta o acesso a áreas publicas calcado no porte do BRA...[/quote:2de5428c7d]

Eu ia mas voltei.........

Caro alexandre se isto aconteceu com vc , vc deveria ter chamado era a policia e não o MP. Nunca vi ou soube de alguém que fosse vetado nas áreas do parque do povo em Jundiaí e nem no parque 9 de julho na Guarapiranga......

Agora acesso a pista de aeromodelos e voar, somente para portadores de BRA.
VC ja Imaginou se todo frequentador do parque entrasse na pista e fosse colocar a mão
nos aeros , atravessar a pista,andar de bike nela.
Neste caso eu já vi sim a segurança contratada pelas prefeituras (não responsáveis de clube)de ambos os parques vetarem o acesso a pista, que para conhecimento embora esteja numa área Pública é uma área de acesso restrito a pilotos de aeromodelos com a devida documentação que além de garantir que o portador do mesmo é habilitado, tem o seguro, afinal como um segurança de parque pode ou não avaliar se o cara é piloto ou curioso.

E isto não é retórica não..... é fato

Façamos assim, convido vc e quem quiser a visitar comigo o parque 9 de julho, SEDE da UBA e Parque do povo em Jundiaí e juntos verificarmos se isso realmente acontece.
desta forma eu acredito que as opiniões seriam embasadas em fatos concretos
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

putz....
quanta conversa fiada e guerra de egos....
se partirmos do princípio defendido por alguns aqui, a coisa que já está ruim tende a ficar bem pior....
seguindo a linha de raciocínio, se eu não preciso de BRA pra pilotar e/ou adquirir um aeromodelo- como de FATO não precisa, não preciso de habilitação pra dirigir automóvel, nem pilotar avião, nem pilotar barco(como de fato não precisa)-MAS POR DIREITO PRECISA-E FIM....
se precisamos de habilitação, pra o que quer que seja, é porque vivemos numa democracia, onde se legislou que ela(a habilitação) é necessária e fim.DEMOCRACIA- a vontade da maioria em defesa do bem comum.

BRA não substitui experiência, nem habilidade, nem bom SENSO(censo quem faz é o IBGE pessoal...), assim como a habilitação para dirigir não substitui.... explica pro policial que você dirige a 20 anos ,é super cuidadoso e não comete nenhuma infração mas não tem habilitação.... vê se "cola" e depois compartilha com a galera aqui....

infelizmente pilotar aeromodelo em via pública AINDA não é crime, mas do jeito que a coisa anda, é só alguém acertar o carro de algum "bacana" que criminaliza rapidinho...e tem mais brasileiro, no geral é MAL educado.não que outros povos não sejam, mas o brasil tá dando aula.... aqui impera lei de gerson, PRA TUDO!

"DURA LEX SED LEX"
se você não concorda com as regras que aí estão, existem algumas coisas que você pode fazer:
-junte mais pessoas que pensam como você, concorra à diretoria do COBRA e mude a lei
-compre uma fazenda bem grande, construa uma pista particular e voe conforme lhe der na cabeça
-mude de hobby

a verdade é uma só: quer ser aeromodelista, siga as regras! não gosta das regras, lute para mudá-las ou deixe de ser aeromodelista.
MINHA OPINIÃO. NÃO é dirigido especificamente pra ninguém, então, se vocêque leu "se doeu", passa gelol que passa.....
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Golf Mike Charlie
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Sex Nov 23, 2007 6:36 am
Localização: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por Golf Mike Charlie »

Não existe proibição alguma para voar em praia, a menos que ela esbarre nas regras impostas pela PORTARIA DAC Nº 207/STE, DE 07 DE ABRIL DE 1999, que são válidas para qualquer outro lugar que esteja enquadrado.

Art. 1º - Estabelecer as Regras para a Operação do Aeromodelismo no Brasil, como segue:

(a) A operação de aeromodelos deve ser realizada em locais suficientemente distantes de áreas densamente povoadas. Deve ser evitada a operação de aeromodelos motorizados nas proximidades de áreas ou instalações urbanas sensíveis ao ruído, como hospitais, templos religiosos, escolas e asilos.

(b) Deve ser evitada a operação de aeromodelos na presença de público até que o aeromodelo seja testado em vôo, com êxito, e comprove segurança na sua operação.

(c) A menos que autorizado, nenhum aeromodelo deve ser operado a mais de 400(quatrocentos) pés acima da superfície terrestre. A operação de aeromodelos nas proximidades de aeródromos somente poderá ser executada após autorização do responsável pela operação do aeródromo.

(d) É proibida a operação de aeromodelos nas zonas de aproximação e decolagem dos aeródromos.

(e) As operações com equipamentos rádio-controlados distintas de esporte e lazer deverão ser submetidas ao Departamento de Aviação Civil.

(f) Em caso de dúvidas, procure o Departamento de Aviação Civil ou o Serviço Regional de Aviação Civil.

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Entenda-se como área urbana, local com pelo menos dois dos incisos seguintes:

I- meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;
II - abastecimento de água;
III - sistema de esgotos sanitários;
IV - rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar;
V - escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.

Outra coisa:
um local pode não ser considerado como área urbana, porém estar proibido por NOTAM, temporariamente.

Eu tenho BRA e vôo em praia também, com meus aeros elétricos e Glow, local que é deserto durante a semana e não possui caracteristicas acima de local urbano, porém nos finais de semana com sol, o fluxo de pessoas é grande, e aí não vôo simplesmente observando o art.1° Letra (a).
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

Já vi o seguro sendo utilizado!! 7000,00 tampa trazeira de uma caminhonete!!
Já voei nessa pista de RJ é uma pista muito organizada, participei de uma competição de pylons lá, alias o campeonato todo !!!


LOCAL AEROSAMPA !!


Abraços Rodrigo Boschiero
r.boschiero
membro
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 12, 2004 1:00 am
Contato:

Mensagem por r.boschiero »

[quote:07b0780eb9="Camacho"]putz....
quanta conversa fiada e guerra de egos....
se partirmos do princípio defendido por alguns aqui, a coisa que já está ruim tende a ficar bem pior....
seguindo a linha de raciocínio, se eu não preciso de BRA pra pilotar e/ou adquirir um aeromodelo- como de FATO não precisa, não preciso de habilitação pra dirigir automóvel, nem pilotar avião, nem pilotar barco(como de fato não precisa)-MAS POR DIREITO PRECISA-E FIM....
se precisamos de habilitação, pra o que quer que seja, é porque vivemos numa democracia, onde se legislou que ela(a habilitação) é necessária e fim.DEMOCRACIA- a vontade da maioria em defesa do bem comum.

BRA não substitui experiência, nem habilidade, nem bom SENSO(censo quem faz é o IBGE pessoal...), assim como a habilitação para dirigir não substitui.... explica pro policial que você dirige a 20 anos ,é super cuidadoso e não comete nenhuma infração mas não tem habilitação.... vê se "cola" e depois compartilha com a galera aqui....

infelizmente pilotar aeromodelo em via pública AINDA não é crime, mas do jeito que a coisa anda, é só alguém acertar o carro de algum "bacana" que criminaliza rapidinho...e tem mais brasileiro, no geral é MAL educado.não que outros povos não sejam, mas o brasil tá dando aula.... aqui impera lei de gerson, PRA TUDO!

"DURA LEX SED LEX"
se você não concorda com as regras que aí estão, existem algumas coisas que você pode fazer:
-junte mais pessoas que pensam como você, concorra à diretoria do COBRA e mude a lei
-compre uma fazenda bem grande, construa uma pista particular e voe conforme lhe der na cabeça
-mude de hobby

a verdade é uma só: quer ser aeromodelista, siga as regras! não gosta das regras, lute para mudá-las ou deixe de ser aeromodelista.
MINHA OPINIÃO. NÃO é dirigido especificamente pra ninguém, então se você "se doeu" passa gelol que passa.....
ABRAÇOS[/quote:07b0780eb9]

Faço dessas palavras as minhas !!!
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:c32792856c="Alexandre Rodrigues"]Quanta retórica furada... não adianta mesmo explicar que o clube veta o acesso a áreas publicas calcado no porte do BRA...[/quote:c32792856c]

Bom, para começar parece que existe uma certa confusão sobre o uso dessa tal de área pública. Seja um parque municipal ou uma área do exército ela tem um responsável, um administrador.

Acho que você não pode chegar lá e tentar montar uma pista por conta própria... não é? E se você pedir a autorização para usar o local, certamente a autoridade que lhe conceder tal autorização vai exigir que você se torne o responsável pela coordenacão das atividades no local, assim como assuma a responsabilidade sobre qualquer ocorrência negativa (acidentes, danos ao patrimônio público ou privado, lesões corporais, etc) que venha acontecer por falha ou omissão de sua parte. E provavelmente, isso significa formar um clube e formalizar a responsabilidade de todos os participantes.

Então, vem a pergunta: se você fosse um dos responsáveis pela pista, como faria para controlar o acesso dos usuários (lembrando que você pode ser responsabilizado pelos atos de algum idiota qualquer).

A exigência do BRA, embora antipática e extremamente restritiva (já que acredito que a maioria dos aeromodelistas não a possuem) é uma solução muito inteligente (pelo menos do ponto de vista legal).
Claro, o cara pode ter o BRA e ser uma completa anta, mas:
1. Se o cara tem o BRA, em princípio, ele deve saber voar e tem conhecimento que cada clube tem suas normas de segurança e "etiqueta"; Não se pode questionar que [b:c32792856c]formalmente[/b:c32792856c] ele está apto a usar a pista e é responsável pelos seus atos (portanto os responsáveis pela pista não precisam se responsabilizar por este usuário)
2. Se o BRA foi emitido por outro clube, melhor ainda, já que foi outra pessoa que "atestou" que o sujeito sabe voar;

E ainda precisa ver se a exigência do BRA não foi um requisito para a cessão do espaço. Se eu fosse o administrador do local, iria fazer o máximo para diminuir a minha responsabilidade. O sujeito entra na Net, pesquisa sobre o assunto, entra no site da ANAC e acaba no site da Cobra. Pronto: precisa do BRA!!! Só um idiota não iria fazer o máximo para se resguardar...
Responder