planador iniciante

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Paulo SBM
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 5:17 pm
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por Paulo SBM »

Betone2 , desculpa a intromissão, mas a planta do ugly que vc baixou da M&R Hobbies tem os mesmos erros que a da Hell Fly.
Nos videos que vc indicou com o tutorial de construção, os erros não são mencionados , no entanto, aparecem corrigidos.
Um deles é o estabilizador traseiro que na planta ficaria com uma incidência muito grande, pois há um recorte nas laterais da fuselagem para o encaixe incorreto.
O segundo refere-se ao comprimento da fuselagem que acabou ficando curta para uma asa com 1 m de envergadura.
Construi o meu com esta fuselagem curta, pois só vi o detalhe através de comentários aqui no fórum. O estabilizador traseiro corrigi em tempo antes de fazer a fuselagem.
O modelo voa bem, porem , ficou um pouco arisco. Como estou aprendendo a voar , estou confeccionando uma nova asa com diedro acentuado e sem os ailerons por recomendação de aeromodelistas mais experientes.
Espero ter ajudado.
leopezzini
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Dom Set 28, 2008 9:08 pm
Localização: Matozinhos - MG

Mensagem por leopezzini »

cara este esc de 20 vai fritar no voo. Pode colocar maior. Mas aconselho a tentar um treinador mais lento, essa zagui ainda vai ficar muito rapida e vai ser lenha. Segue os conselhos dados e monte um treinador, vai por min. Tenho pouca experiencia, ja construi um monte de aviao que era um lancamento e uma helice indo embora ou o aviao para o conserto, mas agora com ajuda e com um treinador scout que eu fiz ja estou comecando a pousar sem quebrar nada, so ta longe ainda, mas posso fazer outros voos sem ter de passar fita nele de novo. Boa sorte.
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Paulo e Leopezzini grato pelas dicas.
Este erro do ugly stick eu nao sabia mas desconfiava pois vi que o encaixe do profundor estava com um angulo muito estranho. Bom saber com certeza que eh erro mesmo.
Já o comprimento da fuselagem nao da para arrumar agora mas arrumo num próximo corte de depron em CNc que eu programe.
O motor 2306 tem gasto de 8A no site da hobbyking e com o 10 A num teste curto o esc nao aqueceu, acredito que esc de 20 A da conta sim pelo menos para uns 5 min de voo
Mesmo porque sou fã de planeio e nao de jato ou sena nao pretendo por o motor em Max potência a nao ser na decolagem para afasta-lo do terrível CHÃO o mais rápido que puder :-)
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

é isso ai cara, bota pra cima, se cair conserta e joga de novo, o que nao pode é ficar sem voar, em breve vou construir um modelinho de depron, estilo perfilado, vou fazer um video e postar, um voo lindo, tranquilo e da pra fazer ate mesmo um pseudo 3d qd tiver com dedo ja ou entao simplesmente passear pelas nuvens, tenho alguns videos ja, se quiser entra no meu canal youtube e assiste, pesquise, indiana junior padoc, boa sorte
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Inidiana. Hoje com as dic daquui e tbem do Hobbyking troquei o esc da asinha voadora de 10A para 20 A. Tbem reduzi a helice de 6x3 para 5x5. Testei e deixei em potencia maxima por 5 segundos. Nao desligou como fazia antes. A asinha tem marcacao de CG entao muito errado nao esta. Agora estou apanhando um pouco com a calibracao dos servos. Do modo que esta eu acho que tem pouco efeito profundor par cima e temo que nao de para controlar direito. Terei que rever e conseguir uma atuacao um pouco maior. Entao eh partir para o que foi o maior problema desde que comoecei a aprender sobre aeromodelos. Tempo e lugar livre de gente para testes. Grato pela ajuda de todos. Enquanto nao saio voando vou gastando os dedos no simulador picasim para pelo menos ir treeinando a cabeca para os comandos de voo
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

so uma dica pra zagi, os comandos sao bem poucos mesmo, e vc deixa um tiquinho cabrado
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Indianan vi seus videos no youtube. Beeem legais. O FPV é show de bola. Puxa voce levou os modelos beem alto né. Achei uns modelos muito legais na flitetest.
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Amigos. Olha o video que eu postei
http://m.youtube.com/watch?v=YNZ9DobeZEg
Sempre quis fazer este modelinho para criancas :-)
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

cara, que misturança. tem 4 assuntos diferentes e nada de conclusivo.
te organiza e vira logo um aeromodelista
Avatar do usuário
Betone2
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Fev 06, 2013 3:55 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por Betone2 »

Rgmanica
Grato pela critica.
De fato eu gosto do desafio de montar e me dou mal para achar lugar para por tudo em pratica. Agora no final do ano espero pelo menos fazer o. Voo inicial da mini asa zaggi.
No andar da carruagem aprendi com os membros do grupo que o problema eh aprender a pilotar o aeromodelo para ele nao. Se espatifar nos primeiros 10 segs de voo. O primeiro modelo do inicio deste post fez exatamente isto um loop e foi direto ao chao. De la para ca brinquei muito no simulador e praticamente nada num voo real. Espero neste final de ano mudar isto.
Responder